Topo

BGS 2013: "Forza Motorsport 5" aposta em realismo e variedade de corridas

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 18h00

O jogo de corrida "Forza Motorsport 5" é provavelmente o mais bem acabado título de lançamento do Xbox One. O game combina gráficos de ponta com um nível impressionante de atenção aos detalhes técnicos.

No Brasil Game Show 2013, UOL Jogos teve a oportunidade de  experimentar tanto a demonstração pública de "Forza 5" quanto a versão final do game, em um teste à portas fechadas no estande da Microsoft, acompanhado por Chris Bishop, gerente global de marketing do novo "Forza".

Assista ao vídeo e confira minhas primeiras impressões:

  •  

Quatro pilares para a inovação

Segundo Bishop, "Forza Motorsport 5" busca inovar a já tradicional franquia de corrida da família Xbox explorando quatro pilares: gráficos melhores, física aprimorada em diversos níveis, o sistema de Drivatar e a variedade de modos de jogo.

Os gráficos são os elementos mais fáceis de se perceber mas é preciso explorar o game com um pouco mais de calma para aborver suas nuances.

Desde o menu intuitivo - que lembra a interface do Windows 8 ou mesmo a do Xbox 360 - até a seleção do carro na garagem, o começo do jogo é muito bonito e suave. Todos os bólidos de "Forza 5" podem ser explorados completamente no modo Forzavista, onde é possível abrir portas, levantar capôs e observar o veículo de todas as formas e direções, em um legítimo 'voyeurismo' automotivo.

Aí você percebe a atenção da produtora Turn 10 em recriar os diferentes materiais presentes no veículo, desde borracha e aço até fibra de carbono, pinturas cromadas, vidro e couro. Nota-se que tudo foi modelado em 3D nos mínimos detalhes ao olhar para a grade do parachoque e ver as peças do motor do outro lado.

"Nós nos perguntávamos como fazer os carros de 'Forza 5' mais perfeitos. Não era só uma questão de acrescentar polígonos, mas de entender como funcionam os materiais, como eles se desgastam e às vezes, possuem defeitos", explicou Bishop. "Você vai notar o escapamento sujo depois da corrida, os pneus desgastados e assim por diante".

Mas melhor do que admirar os bólidos de "Forza 5" é correr com eles. E você pode fazer isso do jeito que preferir, sem se prender a uma campanha de progressão linear. "Forza 5" oferece 8 ligas de competição, cada uma inspirada em um tipo de veículo (como supercarros ou esportivos clássicos ou 'muscles', por exemplo). Cada liga conta com vários campeonatos menores para ser completada.

Você também pode competir em partidas multiplayer online ou jogar um circuito específico, escolhido no menu inicial. Em todos os casos, você acumula créditos para o jogador, ganha experiência e níveis de piloto e pontos de afinidade com o fabricante do carro escolhido.

Pilotos mais humanos

Na pista, você percebe que as centenas de dados técnicos colhidos pela Turn 10 para o desenvolvimento do jogo se transformam em diversão, desafio e um grande senso de realismo. A suspensão de cada veículo se comporta de forma natural e pode ser vista ao alternar a câmera para uma das duas vistas externas (o jogo tem cinco câmeras: afastada, perto, cockpit, capô e parachoque).

Você percebe as nuances da física ao ajustar o carro e trocar algumas peças: o veículo não só fica mais rápido e potente, mas se comporta de forma diferente. Com algumas assistências desligadas, dominar feras exóticas como a McLaren P1 ou o Pagani Huayra é uma tarefa complicada, mas prazerosa.

Para completar, a disputa na pista é mais acirrada e imprevisível graças ao sistema Drivatar. O game utiliza os dados de vários jogadores, incluindo seus amigos da Xbox Live, para compor os demais pilotos. Assim, você tem oponentes que são mais agressivos, outros que erram curvas e saem para a areia. É bem diferente de competir contra robôs que seguem um traçado em trilhos.

Segundo Bishop, não só os seus dados são enviados para o Drivatar: os seus carros, com as peças que você aprimorou, seus ajustes e mesmo a pintura e adesivos, aparecerão nas corridas de seus amigos.

Exclusivo para Xbox One "Forza Motorsport 5" acompanhará o lançamento do console em 22 de novembro.

 

VEJA "FORZA MOTORSPORT 5" RODANDO NO XBOX ONE

  •