Topo

Em português, "Final Fantasy IV" chegará aos celulares até o fim do ano

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 12h32

Já imaginou jogar um "Final Fantasy" todo em português? Até o fim do ano essa experiência será possível, ao menos na versão mobile do clássico "Final Fantasy IV".

O anúncio foi feito pelo gerente geral da Square Enix na América Latina, Igor Inocima, em entrevista ao UOL Jogos. O jogo estará disponível para dispositivos iOS, como iPhone e iPad até o final de 2013.

O objetivo de Igor - além de proporcionar entretenimento em português para os fãs brasileiros - é provar para a matriz da Square Enix que existe um grande mercado para a franquia no país. Embora muitos jogadores sejam fãs de "Final Fantasy", a produtora não reconhece sua existência pela ausência de números oficiais sobre isso.

"A época PlayStation original e do PS2 foram anos perdidos", comentou o executivo. "Sem uma presença oficial e com a pirataria elevada nessas plataformas, não existem dados sobre o consumo de jogos da clássica franquia de RPG no Brasil. E sem informações concretas, sem investimento.

“Se provarmos à matriz (da Square Enix) que a localização de um título já melhora suas vendas aqui, faremos o mesmo com 'Final Fantasy V' e assim por diante", explicou Igor, que almeja tornar a localização uma prática comum para a série, inclusive para os futuros episódios principais, como "Final Fantasy XV", para PS4 e Xbox One.

Questão de preço

Os jogos da Square Enix destoam dos demais títulos pelo preço elevado para a plataforma. Com valores ao redor de R$ 30, jogos como "Final Fantasy IV" (em inglês) e "The World Ends With You" acabam afastando o público que é acostumado a pagar R$ 2 ou menos para jogar em seus celulares.

Segundo o executivo, o problema é que lojas como a AppStore, da Apple, não permitem oferecer preços diferentes para cada região do mundo. Os preços da Square Enix na loja são definidos para o mercado nipônico, que considera esse valor aceitável. Até porque, os consumidores japoneses pagam mais do que isso em jogos para portáteis como o 3DS.

Ciente do preço salgado de seus jogos para o mercado ocidental, a Square Enix deve lançar a versão em português de "Final Fantasy IV" em uma 'super promoção' com o preço mais próximo do praticado pelas produtoras locais.