Topo

BGS 2013: Brasileiro, "Heavy Metal Machines" simplifica mecânica de "LoL"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 10h15

Os MOBAS, jogos de estratégia como “Dota” e “League of Legends”, mesmo sendo bem complicados à primeira vista, estão em alta. Para se dar bem e ser um jogador de alto nível é necessário ser dedicado.

Mas a desenvolvedora brasileira Hoplon está mudando essa regra com seu novo jogo, “Heavy Metal Machines”, que traz carros no lugar dos heróis, e melhorias em habilidades no lugar de compra de itens. UOL Jogos pôde testar o game na BGS 2013 e, honestamente, foi uma grata surpresa. 

Nascido para ser selvagem

A primeira coisa que percebemos é que “HMM” é inspirado em “Rock ‘n’ Roll Racing”. Tudo lembra o jogo de corrida, dos carros, a trilha sonora e até mesmo o narrador transpiram a vibe do game de Super NES.

Diferente dos outros MOBAS, você movimenta o seu carro com as teclas WASD e usa o mouse para atirar e disparar poderes especiais. Mesmo sendo bem conhecido esse estilo de controle, tenho que que sincero: no início eu ficava clicando com o mouse para tentar andar, devido ao estranhamento.

Depois de me acostumar com os movimentos do carro tudo flui bem e até arrisquei a fazer alguns ‘double’ e ‘triple kills’. Arrisco a dizer que o esquema de controles combina muito com um joystick, mas os produtores disseram que estão estudando a possibilidade e se os jogadores que estiverem jogando com controles não fiquem desfavorecidos se jogarem contra quem joga com teclado e mouse.

Por não ter que comprar itens para melhorar as estatísticas de seu carro, o game fica mais simples que outros títulos do gênero, porém você pega peças que caem de inimigos derrotados para melhorar suas habilidades e estatísticas.

Assim como outros MOBAS, “HMM” possui uma área neutra (algo similar às florestas dos outros MOBAS), onde existem bônus para serem coletados. Porém segundo a Hoplon, essas áreas não são tão críticas para serem controladas quanto em “LoL”, por exemplo.

De acordo com a produtora, as partidas vão durar cerca de 30 minutos, algo bem razoável para um game do gênero.
“Heavy Metal Machines” está agendado para chegar no início de 2014, somente para PC. Mas ainda este ano a Hoplon vai promover um teste beta para se certificar que tudo role numa boa no lançamento.