Topo

BlizzCon 2013: E-Sport é secundário em "Heroes of the Storm", diz produtor

Pablo Raphael

Do UOL, em Anaheim*

10/11/2013 10h17

Principal novidade da BlizzCon 2013, "Heroes of the Storm" cativou o público desde o trailer cinematográfico exibido na abertura do evento na sexta-feira (8) até seus minutos finais. Nem o show da banda punk Blink-182 diminuiu as filas para jogar a demonstração do primeiro MOBA da Blizzard.

Vale notar, essa foi a reapresentação do jogo, mostrado pela primeira vez como "Blizzard Dota" em 2010, no mesmo centro de convenções em Anaheim, nos EUA. Agora, "Heroes" é um game muito mais robusto do que o mapa de "StarCraft II" de três anos atrás. Com um grande time envolvido em sua produção, o game é a resposta da Blizzard para o gênero que ajudou, ainda que indiretamente, a criar.

Na BlizzCon 2013, UOL Jogos entrevistou Kaeo Milker, produtor sênior do game. Acompanhe a conversa:

UOL Jogos: Quando vocês decidiram abraçar o desenvolvimento de "Heroes of the Storm"?

Kael Milker: Em 2010, nosso time decidiu tirar uma folga após o lançamento de "StarCraft II: Wings of Liberty" e criar alguns mapas apenas para se divertir. Assim, a versão original de "Heroes of the Storm" era um mapa que fizemos e levamos para a BlizzCon naquele ano. Era legal, mas só alguns de nós haviam trabalhado nele nos meses anteriores.

Como o público gostou do mapa no evento, decidimos trabalhar mais nele e o trouxemos de volta na BlizzCon 2011. Já era algo maior e as pessoas reagiram de forma mais empolgada ainda. Depois daquela convenção, voltamos para casa e tivemos muitas conversas sobre o que fazer com esse jogo. Foi algo como "Agora isso é um mapa, mas podemos fazer muito mais com isso".

Foi preciso pensar como separá-lo de "StarCraft II" e o que mudar para transformar aquele mapa em um jogo único. E foi assim que "Heroes of the Storm" nasceu, um jogo que quer reinventar seu próprio gênero, um gênero que está por aí e muitas pessoas jogam. Ele ["Heroes of the Storm"] é a versão da Blizzard desse tipo de jogo.

ASSISTA AO TRAILER DE "HEROES OF THE STORM"

  •  

UOL Jogos: "Heroes of the Storm" será um jogo gratuito, como "League of Legends" e "Dota 2"?

Milker: Sim, absolutamente. Ainda não temos nada específico sobre o modelo de negócios, mas você pode esperar por coisas como rotação de heróis, heróis que serão totalmente gratuitos e você poderá desbloquear coisas para eles simplesmente jogando. Outras coisas estarão disponíveis para compra, como trajes cosméticos, montarias, coisas com que você poderá personalizar melhor seu herói mas não vão afetar a mecânica de jogo.

UOL Jogos: Quantos heróis vocês planejam incluir em "Heroes of the Storm" para o lançamento?

Na demonstração da BlizzCon você tem dezoito heróis  para escolher. Já temos mais do que isso na versão que estamos jogando [no estúdio] nesse momento. Mas para nós não é tanto sobre o número de heróis, estamos tentando privilegiar a qualidade sobre a quantidade de personagens. Queremos criar heróis realmente únicos e individuais. Cada um deles é totalmente diferente dos outros, não queremos chegar em situações em que teríamos que repetir habilidades.

Há muitos personagens que você conhece e ama nesses vinte anos de história da Blizzard em "Heroes", mas eles são totalmente únicos na hora de jogar. Por isso não falamos de números mas sim "qual é o próximo personagem incrível que podemos fazer?", "como podemos garantir que será totalmente único?".

Mas quando entrarmos na fase de beta e mais próximo do lançamento, você terá mais heróis no game do que os que estamos mostrando hoje na BlizzCon. "Heroes" é um jogo vivo e vamos lançar novos personagens para ele com frequência. Também teremos novos campos de batalha e mapas únicos, que vão continuar a crescer com o passar do tempo.

Uma das coisas mais difíceis agora que o jogo foi reapresentado é decidir quais heróis colocar, quem será realmente divertido e único para jogar. Eu quero muito ver os debates da comunidade sobre quais personagens devem fazer parte de "Heroes of the Storm". Qualquer um que você já viu em um jogo da Blizzard pode se tornar um herói aqui.

VEJA CENAS DE JOGO EM "HEROES OF THE STORM"

  •  

UOL Jogos: As arenas de "Heroes of the Storm" fogem um pouco do padrão dos MOBAs...

Milker: Sim! Nós demonstrando quatro campos de batalha na BlizzCon esse ano. Cada um possui seu próprio estilo e variações das mecânicas do gênero. São mapas com três áreas para avançar, mas onde introduzimos objetivos específicos para cada mapa. Você pode até jogar e não interagir com eles, se quiser, mas alcançar os objetivos muda totalmente o curso do game.

Em um dos mapas você coleta três tributos, insígnias que surgem em pontos aleatórios da arena. Isso força ambos os times a lutarem, todos os heróis dos dois lados vão para cima do tributo e disputam sua posse. Quando o time consegue três deles, uma divindade amaldiçoa o outro time, enfraquecendo seus minios e impedindo suas torres de atacar, por exemplo. E essa é uma ótima oportunidade para avançar seu time por alguns minutos.

Mesmo que seu time não consiga ganhar o objetivo na primeira vez, você tem a oportunidade de tentar de novo algumas outras vezes durante a partida, não é algo que acontece apenas uma vez e define o destino do jogo. Mesmo perdendo a primeira, seu time pode se organizar e capturar outros dois objetivos e virar o jogo.

UOL Jogos: Vocês planejam construir uma liga de e-sport ao redor de "Heroes of the Storm"?

Milker: No momento, nosso foco é produzir um jogo realmente divertido e baseado em equipes, um game que as pessoas vão curtir. Não estamos descartando o e-sport ou coisa do tipo, mas nossa ambição é criar um ótimo jogo. Se depois a comunidade quiser que "Heroes" se torne um e-sport, se isso for algo em que eles estiverem interessados, nós daremos todo o suporte para isso.

A Blizzard tem um time dedicado ao e-sport, nós trabalhamos no WCS, o campeonado mundial de "StarCraft II", ou seja, estamos acostumados em apoiar o esporte eletrônico, mas agora essa é uma coisa secundária, mas vamos dar todo o apoio se for algo que a comunidade desejar.

UOL Jogos: Como vocês escolheriam os mapas para um campeonato? Popularidade? Sorteio?

Milker: Nós reconhecemos que alguns dos mapas de "Heroes of the Storm" não serviriam para um ambiente realmente competitivo, enquanto outros seriam escolhas mais seguras. Até por isso, não estamos pensando no e-sport como uma prioridade para o game no momento.

UOL Jogos: Quantas pessoas trabalham hoje no desenvolvimento de "Heroes of the Storm"?

Milker: Nossa equipe possui uma estrutura interessante. O Time 1 é nossa equipe de estratégia em tempo real, que cuida tanto de "StarCraft II" quanto de "Heroes of the Storm". Como construímos "Heroes" no mesmo engine de "StarCraft II", podemos produzir coisas rapidamente com uma tecnologia poderosa e bem desenvolvida.

Dentro da equipe existe um time de infraestrutura, que constrói a tecnologia e as ferramentas. Eles se sentam no meio do estúdio, entre a equipe que cuida de "Heroes of the Storm" e o time de "StarCraft II: Legacy of the Void". Algumas pessoas mudam de lugar conforme a necessidade, mas no total, a equipe conta com 150 pessoas, o que é uma equipe bem grande, mas é dividida entre dois jogos.

Uma coisa legal disso é que qualquer tecnologia que nós desenvolvemos para "Heroes of the Storm" pode ser utilizada em "StarCraft II" e vice-versa e isso acaba beneficiando até mesmo os criadores de modificações na comunidade. E para nós, isso é fantástico.

UOL Jogos: Quando começará o teste beta de "Heroes of the Storm"?

Milker: Nós já abrimos as inscrições para o teste beta, as pessoas podem ir ao site oficial e se candidatar. Mas ainda não sabemos a data exata, estamos testando o jogo em estágio alfa internamente.

Nessa BlizzCon, tivemos nossa grande reapresentação, tivemos milhares de pessoas jogando "Heroes" e recebemos suas opiniões nas estações de jogo. Vamos apurar todas essas respostas e também o feedback que recebemos da internet e da cobertura da mídia, discutir o que devemos fazer em seguida... o game está indo numa boa direção no momento e esperamos entrar no estágio beta o quanto antes.

*O jornalista viajou a convite da Blizzard.