18/11/2013 - 17h21

De graça é melhor: UOL Jogos lista os melhores games free-to-play do Brasil

Pedro Henrique Lutti Lippe
  • Opções não faltam para brasileiros que querem jogar de graça

    Opções não faltam para brasileiros que querem jogar de graça

Foi-se o tempo em que era preciso colocar a mão no bolso para se divertir com um game. Ao longo dos útlimos dez anos, 'free-to-play' deixou de ser uma raridade para transformar-se em um modelo muito bem aceito e até mesmo normativo para certos gêneros.

No Brasil, a popularidade do modelo é marcante. Games como "Ragnarök Online" e "Gunbound" fizeram carreira no país seguindo o esquema do 'pague se quiser', de forma que empresas como a Level Up! Games e a Gamérica hoje praticamente só lançam por aqui títulos que seguem essa fórmula.

Mas o fato desses jogos serem gratuitos não significa que eles não cobram nada dos jogadores. Para aproveitar um dele, é preciso fazer um investimento grande: de tempo. E em meio à multidão, pode ser difícil encontrar o game que merece tal investimento. Por isso, UOL Jogos separou uma lista com os melhores títulos grátis disponíveis no Brasil. Confira:

Combat Arms
Produtora: Level Up! Games • Site

Um dos mais populares shooters em primeira pessoa gratuitos disponíveis no Brasil, "Combat Arms" apresenta embates de guerras modernas, em que jogadores assumem o controle de soldados em uma série de modos.

O destaque no game é a personalização. Fãs podem optar por utilizar os tipos de armas que lhe servirem melhor, de acordo com cada uma das classes do jogo.

Dota 2
Produtora: Valve • Site

Nascido a partir da fórmula de jogabilidade de "Defense of the Ancients" - um antigo mod de "StarCraft" e "Warcraft III" -, "Dota 2" mistura elementos de ação e estratégia em tempo real para criar uma experiência viciante.

Disponível exclusivamente pelo Steam, o game destaca-se por sua apresentação elogiável e pela variedade de estilos de jogos disponíveis; cada personagem funciona de uma maneira única, e dominá-los é uma tarefa que requer muito estudo e paciência.

FIFA World
Produtora: Electronic Arts • Site

Lançado sob o selo EA Sports, "FIFA World" é um jogo que prova a força do modelo 'free-to-play' no mercado brasileiro. Isso porque, em fase de testes beta, por ora ele só está disponível no Brasil e na Rússia.

Gratuito, o game oferece uma experiência de simulação de futebol que a Electronic Arts alega ser equivalente à dos games de PlayStation 3 e Xbox 360 da série "FIFA", completo com o popular modo Ultimate Team (ou 'FUT') e partidas online.

Heroes of Newerth
Produtora: Axeso5 • Site

Outro MOBA, "Heroes of Newerth" tem muitas semelhanças com "Dota 2" e "League of Legends", e destaca-se pelo bom humor e pela lista de personagens jogáveis, que inclui mais de uma centena de figuras diferentes.

Recentemente, o jogo recebeu uma atualização com um modo de batalhas contra o computador e gráficos retrabalhados. Mesmo assim, ele segue gratuito, assim como seus dois principais concorrentes.

League of Legends
Produtora: Riot Games • Site

Considerado o game mais jogado do mundo, "League of Legends" é um dos maiores destaques dentre os jogos gratuitos disponíveis oficialmente no Brasil. Assim como "Dota 2" e "Heroes of Newerth", ele mistura ação e estratégia com uma jogabilidade equiparável ao clássico "Defense of the Ancients"

Visto sob uma perspectiva isométrica, o título coloca times de cinco contra cinco (ou três contra três) em arenas de fácil compreensão, mas difícil domínio. Com dinheiro real, fãs podem adquirir skins para seus personagens favoritos - mas sua performance no jogo depende exclusivamente de suas habilidades com o mouse e o teclado.

Need for Speed World
Produtora: Aeria Games • Site

Fãs da velocidade tem em "Need for Speed World" a possibilidade de satisfazer de maneira gratuita a sua necessidade por adrenalina. Reproduzindo até um certo nível a fórmula do clássico "Underground 2", o game tem um mundo aberto e uma série de diferentes categorias de eventos, como Arranque e Fuga em Equipe.

Jogadores podem personalizar seus veículos e gastar dinheiro real para ganhar mais experiência, comprar carros diversos e ganhar power-ups - mas isso é tudo opcional.

Ragnarök Online
Produtora: Level Up! Games • Site

Sucesso no Brasil há quase uma década, "Ragnarök Online" é um dos grandes precursores do modelo 'free to play' no país. Mesmo com sua idade avançada, o RPG continua sendo um sucesso em território nacional, recebendo conteúdo inédito em um ritmo regular.

Hoje em dia, três servidores do jogo estão disponíveis no país, incluindo o Thor, que não cobra nenhum tipo de assinatura ou pagamento e oferece todos os sistemas que tornaram o mundo de Rune-Midgard tão popular.

RuneScape 3
Produtora: Gamérica • Site

Considerado um dos primeiros MMOs de todos os tempos, "RuneScape" é um dos jogos que mais evoluiu ao longo de seus vários anos de existência. Hoje, ele oferece gráficos e um tamanho que não eram possíveis em um game do gênero na época de sua concepção.

Disponível tanto em uma versão para navegadores quanto como um cliente separado, ele oferece uma jogabilidade livre sem laços com classes e um sistema de calabouços gerados de maneira aleatória.

Taikodom: Living Universe
Produtora: Hoplon Infotainment • Site

O MMO brasileiro "Taikodom: Living Universe" trilhou um longo caminho para chegar onde está hoje. Disponível para download grátis, ele tem como cenário a vastidão do espaço.

Escolhendo uma dentre duas facções rivais, os jogadores devem assumir o controle de uma nave e, por meio do combate e comércio, fazerem sua reputação.

Team Fortress 2
Produtora: Valve • Site

Disponível pelo Steam, "Team Fortress 2" é um shooter diferenciado em que cada um dos 9 personagens tem seu próprio estilo de jogo completamente único. Ele dispõe de uma série de modos de jogo diferentes - todos gratuitos.

Com dinheiro real, é possível comprar uma série de cosméticos, como chapéus, e diferentes armas, que não são necessariamente melhores que as obtidas gratuitamente, mas sim diferentes.

Warface
Produtora: Level Up! Games • Site

Com "gráficos da próxima geração", "Warface" foi desenvolvido pela produtora de "Crysis", a Crytek. O FPS oferece uma boa variedade de modos de cooperação e competição entre jogadores, que podem ser representados nos campos de batalha por soldados que se encaixam em quatro classes distintas.

O jogo se orgulha de seu sistema de personalização de armas em tempo real, que pemirte aos fãs modificarem seu estilo de jogo ao seu bel prazer.

Warframe
Produtora: Digital Extremes • Site

Apesar do nome parecido, "Warframe" não tem muito a ver com "Warface". Sim, ele tem armas e é grátis - mas, de resto, tudo é diferente. O jogo se passa em um universo de ficção científica, em que guerreiros batizados de Tenno devem utilizar poderosas armaduras para combater uma força que ameaça dominar o universo.

"Warframe" é uma experiência cooperativa em terceira pessoa, em que os jogadores devem combater inimigos controlados pelo computador utilizando uma espada e armas.

PARA O FUTURO

E a indústria não pára. Ao longo dos próximos meses, uma série de novidades chegarão ao mercado brasileiro no formato 'free to play'. Dois destaques são o shooter "PlanetSide 2", que chegará totalmente em português tanto para PC quanto para PS4, e o card game "HearthStone: Heroes of Warcraft", que já está disponível em fase de testes fechada também inteiramente em português.

Tags PC , League of Legends , Ragnarök Online , World of Warcraft , World of Warcraft , World of Warcraft: Mists of Pandaria , Gunbound , Elsword , PlanetSide 2 , FIFA World , Battlefield Heroes , Point Blank , Team Fortress 2 , Favela Wars , Taikodom , HearthStone: Heroes of Warcraft , Warface , Runescape 3

  • http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/11/18/jogue-de-graca-uol-jogos-lista-os-melhores-games-free-to-play-do-brasil.htm
  • De graça é melhor: UOL Jogos lista os melhores games free-to-play do Brasil
  • 25/07/2014
  • UOL Jogos - Notícias
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos #UOL
  • 1

Veja mais

Últimos Comentários