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Da localização ao eSport, conheça carreiras do mercado de games no Brasil

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

20/11/2013 12h00

Trabalhar na indústria do entretenimento eletrônico é um sonho de muitos jovens que cresceram jogando videogame. Sonho este que, nos dias atuais, já não está tão distante, uma vez que o mercado oferece oportunidades diversas e que vão além do desenvolvimento de jogos.

Afinal, quando se fala em trabalhar com games, normalmente a primeira ideia que vem à mente desenvolver jogos. Porém, hoje em dia, há diversas outras carreiras, ligadas ao eSport, à localização de jogos, mídias sociais, suporte, edição de conteúdo etc.

UOL Jogos conversou com alguns dos profissionais que ocupam essas funções no Brasil. Conheça-os e, quem sabe, inspire-se para um dia trabalhar com isso um dia:

DivulgaçãoAdam Bruno de Macedo Oliveira, 24 anos
Suporte ao Jogador - Riot Games

“Na Riot dificilmente temos um dia típico ou previsível. Temos alguns dias repletos de reuniões, tanto locais como internacionais, ou outros passamos o dia no computador resolvendo tickets e criando uma estrutura legal de apoio ao jogador. Dificilmente eu consigo prever como o dia vai terminar e quais novas responsabilidades obtive, mas existem sim algumas coisas constantes e típicas: fazer piadas com o pessoal do suporte, checar e-mails e conversar com todo mundo se alguém precisa resolver algum projeto”.

Junior Lago/UOL

Antonio Luis Batistela, 32 anos
Suporte – Level Up! Games
“Somos responsáveis por absorver o feedback dos jogadores e repassá-las à equipe de Produtos, que cuida da interface com as desenvolvedoras. Além disso recebo diversos e-mails para analisar casos de devolução de itens, reclamações, bugs e também discutir o que pode ser feito em casos mais sérios, além de prestar suporte à equipe em casos de dúvidas diversas dos nossos jogos. Grande parte disso é repassada à equipe de GMs, que realiza os testes e encaminha para a equipe de Produtos que, por sua vez relata à desenvolvedora para correções, modificações ou análise do ocorrido. Temos também reuniões para reciclar procedimentos e criar novas formas de melhorar nossa comunicação com os clientes”.

Junior Lago/UOL

Breno Paolo Vasconi Pires, 27 anos
Localização – Riot Games
“’League of Legends’ está em constante atualização: há muito material a ser localizado todos os meses. Um dia normal de trabalho envolve testar e revisar o conteúdo traduzido no dia anterior, receber as novas alterações e traduzi-las para que estejam na próxima atualização do ambiente de testes. Às vezes há o trabalho da dublagem de novos Campeões. O script chega com um mês de antecedência e passa por tradução e revisão. Em seguida é enviado a estúdios de dublagem para levantamento e seleção dos atores e atrizes que podem interpretar o novo personagem. A gravação é acompanhada presencialmente ou pela internet”.

Reinaldo Canato/UOL

Bruno Renz de Azevedo, 23 anos
Desenvolvimento de Negócios – Hive
“O mercado exige muita atualização. É importante estar antenado às novidades, tanto em games como em tecnologia/gadgets. Meu dia sempre é recheado de muita leitura e desenvolvimento criativo para elaborar soluções criativas para os novos e atuais clientes da Hive”.

Daniel Perassolli, 33 anos
Localização - Quoted
“Na fase de tradução meu dia é coordenar o trabalho e fazer a ponte entre o desenvolvedor do jogo e a equipe de localização. Trabalho de casa, mas pelo menos uma vez por semana vou ao escritório para reuniões. No caso do ‘FIFA’, que é dublado, passo até dois meses com os narradores no estúdio todas as tardes, para garantir que as linhas gravadas tenham a entonação certa e se encaixem o melhor possível no jogo. Com tudo entregue, vem a fase de testes, quando viajo para a Europa, onde fica o desenvolvedor. É o momento de fazer os ajustes que são possíveis apenas verificando a localização já no contexto final dentro do jogo”.

Divulgação

Denis Costa da Silva, 27 anos
E-Sport - Riot Games
“Tudo é muito dinâmico: assim que o Campeonato Brasileiro terminou já começamos a planejar o evento do Brasil Games Show – times, classificatórias, fornecedores, contratos etc. Tudo que diz respeito à organização de um evento com torneio passa pela área de eSports. Além disso, uma de minha funções é dar apoio a organizações menores que têm intenção de começar a organizar torneios de ‘LoL’, orientando e cedendo premiação a esses pequenos torneios em todos os cantos do Brasil”.

Reinaldo Canato/UOL

Dennys Michelassi, 26 anos
Comunidade - Capcom
“Monitorar o que os fãs estão dizendo sobre a empresa e nossos jogos, responder suas perguntas e gerar conteúdo de engajamento destes jogos em nosso site e nas mídias sociais. Eventualmente, auxilio com projetos internos e eventos, o que é muito legal”.

Reinaldo Canato/UOL

Eric Akira Sobrinho Hamabata, 23 anos
Editor de Conteúdo – Click Jogos
“Basicamente meu trabalho consiste em vasculhar toda a internet (TODA!) em busca dos jogos mais legais, engraçados, divertidos, bem desenvolvidos etc, que se encaixem no perfil de nossos usuários. Feito isso, é decidido os jogos que vão entrar no ar e os que não vão, depois nós criamos imagens ilustrativas e os textos que vão acompanha-los, além de classificar cada um dos games dentro das categorias existentes. Eu diria que esta curadoria é a minha tarefa-chave na empresa, junto com a coordenação do resto da equipe editorial. Mas também tenho de cuidar da manutenção do SEO - para que nossa performance nos resultados orgânicos seja sempre excelente -, análise métricas dos jogos - para ver o que tem dado certo e o que não tem - e suporte às outras áreas, desde dúvidas simples até auxílio na execução de projetos”.

Reinaldo Canato/UOL

Fabio Santana, 34 anos
Relações Públicas - Capcom
“Monitorar os veículos de imprensa brasileiros para reportar à empresa sobre reviews, previews, artigos e notícias sobre seus jogos; disparar comunicados com novidades de nossos produtos aos jornalistas e garantir que eles tenham o material de que precisam para cobrir nossos títulos; e atender aos pedidos de entrevistas ou eventuais dúvidas da imprensa. De tempos em tempos também promovo sessões de testes com a imprensa de jogos ainda não lançados. É preciso estar disponível a qualquer horário, já que sempre há uma redação funcionando e você nunca sabe quando um jornalista poderá precisar de você”.

Junior Lago/UOL

Gustavo Dória, 36 anos
Produtor - Riot Games
“Normalmente eu começo o dia lendo e respondendo e-mails, mas depois disso pode acontecer de tudo: reuniões, partidas de ‘LoL’, entrar no fórum, jogar algum outro jogo, planejar uma ação, executar uma ação, ir em um evento do ‘LoL’ etc”.

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José Junior, 28 anos
E-Sport – Level Up! Games
“Temos uma série de parceiros que necessitam de contato (quase) diário: desde organizações online, que realizam torneios de nossos jogos, até organizações ‘multigamings’, que subsidiam e patrocinam equipes. Também investimos boa parte do nosso tempo em colher o feedback de jogadores-chave de nossos torneios. Por último (e talvez mais importante), estamos sempre olhando nosso planejamento e realizando alterações”.

Reinaldo Canato/UOL

Ligia Maiara Nunes Sanches, 21 anos
Inteligência de Mercado\Controle de Qualidade – Click Jogos
“Um típico dia de trabalho envolve comunicação, análise, pesquisa, esforço e muita atenção. Começo gerando relatórios sobre os jogos que já temos, acompanho o processo de tradução e integração de jogos novos (às vezes até auxiliando na resolução de problemas de programação). Quando esses jogos estão prontos para o lançamento é hora de encontrar e entrar em contato com novos desenvolvedores - para isso, procuro em sites de jogos online, em eventos e também em sites de desenvolvedores independentes!”

Reinaldo Canato/UOL

Lígia Muraro, 29 anos
Criação – Hive
“No início de cada projeto há muitas reuniões com especialistas de cada área. Quando se trabalha num jogo cada equipe deve estar muito bem alinhada, já que cada trecho do projeto não segue de forma independente. Depois vem a reunião com a equipe de criação, onde o conceito é aprofundado. Nesta fase muita pesquisa é feita, busca por referências e criação de concepts até chegar numa ambientação que case perfeitamente com o projeto. Quando partimos para a produção e começamos a colocar a mão na massa, o visual e funcionamento do jogo estão definidos e praticamente fechados. Mesmo assim muita coisa pode mudar, mas nunca perdendo a essência. Neste momento meu trabalho consiste na comunicação com os artistas, mantendo o visual fiel à visão estratégica, técnica e emocional do jogo”.

Junior Lago/UOL

Marco Aurélio, 36 anos
Arte - Riot Games
“Temos uma autonomia muito bacana e conseguimos ter momentos de trabalho e diversão durante o período em que estamos na empresa. Jogamos algumas partidas de ‘League of Legends’ durante o dia, fazemos reuniões onde discutimos novidades e coisas bacanas para o nosso jogador e ainda sobra um tempo para o famoso cafezinho”.

Junior Lago/UOL

Rodrigo Alves Bezerra, 22 anos
Projetos - Level Up! Games
“É o que sonho de todo garoto: testamos todos os tipos de jogos. Jogamos freneticamente, fazemos relatórios apontando pontos fortes e fracos, avaliamos se o jogo realmente tem potencial e comparamos o título testado com o que já existe no mercado. Se por acaso encontrarmos algum game potencialmente interessante, testamos tanto dentro da empresa quanto com o jogador final. É um processo é bacana para termos uma noção de como o jogo se comportaria dentro do mercado brasileiro”.

Junior Lago/UOL

Thaís Maria Rosante Lattaro, 26 anos
Mídias Sociais – Level Up! Games
“Tenho um planejamento básico semanal e mensal nas redes sociais do ‘Grand Chase’ e do ‘Elsword’, que são meus ‘filhotes’. Mas tudo pode acontecer, então preciso estar preparada para qualquer coisa, boa e ou ruim. Vejo meus e-mails, confiro as notícias e mergulho nas comunidades que cuido para ver o que o pessoal anda falando: se a promoção que ativou foi bem quista, se rolou alguma novidade ou nova modinha durante a noite, se o vídeo ou a imagem publicada na página teve uma boa repercussão etc. Dependendo do dia, tenho reuniões com a equipe responsável pelos jogos”.

Reinaldo Canato/UOL

William Jun Sugiyama, 24 anos
Editor de Conteúdo – Click Jogos
“Meu trabalho básico diário é selecionar e publicar cerca de 15 jogos grátis, incluindo mobile. Então, passo uma parte buscando esses jogos, decidindo quais serão lançados no dia, criando imagens ilustrativas e escrevendo textos descritivos para cada um. Isso costuma ocupar uns 75% do dia, se não houver nenhum problema. Nos outros 25%, nós fazemos a manutenção do SEO, o que nos garante uma boa posição em sites de pesquisa da internet, desenvolvemos novas estratégias para melhorar a experiência do usuário em relação ao conteúdo e ajudamos na integração de projetos de outros setores, como o de business development e o comercial”.