Topo

Designer Yu Suzuki discutirá clássico "Shenmue" na GDC 2014

do Gamehall

27/11/2013 13h08

Yu Suzuki, um dos desenvolvedores mais importantes da história da Sega, apresentará na GDC de 2014 um 'postmortem' do icônico "Shenmue", lançado em 1999 para Dreamcast.

Mark Cerny, designer de "Knack" e um dos arquitetos do PS4, servirá como intérprete. "Shenmue" se une a clássicos como "DOOM", "Prince of Persia" e "Fallout", que também tiveram apresentações sobre seu desenvolvimento em outras edições da feira.

Suzuki começou sua carreira na Sega como programador, onde fez várias contribuições ao mundo dos games, tendo trabalhado em projetos que vão desde o simulador de direção "OutRun" até a série de luta "Virtua Fighter", que revolucionou o gênero por sua aplicação de gráficos 3D.

Jogo de mundo aberto revolucionário

"Shenmue" foi o jogo mais caro de seu tempo, com um custo de produção de US$ 47 milhões. A história se passa entre o final de 1986 e o início de 1987 na cidade de Yokosuka, no Japão, seguindo a trajetória de Ryo Hazuki, que busca vingança pela morte de seu pai.

O jogo teve uma sequência, "Shenmue II", para Dreamcast e Xbox nos Estados Unidos, mas vendas insuficientes acabaram por sepultar a série. Ainda assim, seu impacto na indústria de games é inegável, com o conceito de exploração em um mundo tridimensional sendo utilizado pela série "Grand Theft Auto" e "Fallout 3".

Já a aplicação moderna de "Quick Time Events" causou mudanças importantes no gameplay de "Resident Evil 4" e na série "God of War".