Topo

Games devem expor a violência como ela é, diz diretor de "BioShock"

do Gamehall

05/12/2013 19h10

Questionado pela violência excessiva em "Bioshock Infinite" o diretor criativo Ken Levine declarou que "uma das responsabilidades da arte é mostrar como é quando alguém toma um tiro, porque isso é realmente ofuscado em notícias".

A declaração foi dada em entrevista à Boston Magazine, rebatendo críticos que afirmam que a ultra-violência diminui o valor artístico de "BioShock Infinite".

Levine se manifestou posteriormente em sua página no Facebook, dando continuidade ao comentário. Para ele, a arte, como um todo, tem um número de responsabilidades: entreter, educar, inspirar, questionar o status quo, desafiar, enfurecer, motivar a reflexão ou apenas criar coisas fantásticas.

"Uma destas responsabilidades é mostrar coisas como elas são. Para cada comédia romântica, há filmes que mostram as dores do amor, seja 'Amour' ou 'O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças'. Para cada filme que retrata o valor da guerra, há filmes que focam nos elementos mais desumanizadores", escreveu Levine.

Para Levine, os games podem mostrar a guerra e a violência como ela é, coisa que outras mídias não fazem ao tratar do assunto. "A guerra é sobre pessoas disparando um monte de metal em alta velocidade em outras pessoas, até reduzirem elas em pedaços, de uma forma bem primitiva".

O designer esclareceu que não quis dizer que a violência deve ser sempre retratada realisticamente na arte. "E estava primariamente questionando a noção que imagens ultra violentas não tem espaço na arte", explicou.

O diretor finalizou seu texto afirmando que nem toda arte deve ser a mesma, mas que ele também acredita que nenhum tema deva estar fora dos limites do que a arte pode retratar.

ASSISTA A VIDEOANÁLISE DE "BIOSHOCK INFINITE"

  •  

Aventura fantástica

Último trabalho de Ken Levine, "Bioshock Infinite" era um dos jogos mais aguardados de 2013.

Situado em uma cidade distópica flutuante chamada Columbia, o game gerou polêmica pelas cenas de violência presentes em um universo fictício. Além disso, temas como racismo faziam parte da trama, trazendo ainda mais atenção para os críticos do politicamente correto.

"BioShock Infinite" está disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.