Topo

Documentário exclusivo do Xbox investigará o "Grande Enterro" da Atari

do Gamehall

22/12/2013 14h06

O Xbox Entertainment Studios anunciou uma nova série de documentários exclusiva para as plataformas da Microsoft. O primeiro deles será focado no grande enterro de cartuchos da Atari, em 1983 - um dos mais infames casos da indústria.

A série contará com a produção de Simon Chinn, de "O Equilibrista", e será dirigida por Zak Penn, roteirista de "O Incrível Hulk".

"Nossa colaboração com Xbox oferece uma oportunidade sem precedentes de fazer uma série de filmes únicos sobre eventos e personagens extraordinários que deram tom à era digital", declarou Chinn.

As filmagens começam em janeiro, e explorarão o contexto e a fama que este evento recebeu, sendo até considerado uma lenda urbana.

Em maus lençóis

Em setembro de 1983, sofrendo dificuldades financeiras após uma série de jogos fracassados e políticas problemáticas, a Atari se viu forçada a cometer uma atitude drástica, e assim enviou milhões de seus produtos, incluindo unidades do Atari 2600 e cópias de "Pac-Man", "Space Invaders" e, mais famoso entre elas, "E.T. The Extraterrestrial" - considerado popularmente como um dos piores jogos já lançados de todos os tempos - a um aterro sanitário no Novo México.

O evento tornou-se emblemático na narrativa da queda da Atari como companhia, e um dos grandes momentos do Grande Crash de 1983, que quase aniquilou o mercado norte-americano de videogames.