Topo

Fabricantes da Steam Machine incluem Alienware, Origin PC e mais 11; lista

do Gamehall

06/01/2014 12h01

Durante a CES 2014, realizada em Las Vegas, nos EUA, a Valve revelou seus parceiros na fabricação da Steam Machine, hardware da desenvolvedora de "Half-Life" e "Portal" que promete integrar a plataforma de distribuição digital Steam ao ambiente doméstico, rivalizando com os tradicionais consoles.

A lista inclui nomes de peso como Alienware e Origin PC. Anteriormente, somente as empresas iBuyPower e Digital Storm haviam anunciado que fariam uma versão da máquina.

Agora o total de fabricantes subiu para treze, além da própria Valve, que enviou protótipos de sua Steam Machine para 300 usuários.

FABRICANTES DA STEAM MACHINE

iBuyPower
Digital Storm
Alienware
Falcon Northwest
CyberPowerPC
Origin PC
Gigabyte
Materiel.net
Zotac
Webhallen
Alternate
Next
Scan Computers

Os primeiros modelos do aparelho estarão à mostra no evento, e é possível que outras montadoras de PC venham a anunciar suas próprias versões da Steam Machine nos próximos meses.

À todo vapor

Anunciada em setembro, a Steam Machine, conhecida inicialmente como Steam Box, é um PC construído a partir das especificações da Valve, e que terá um sistema operacional próprio conhecido como SteamOS, baseado em Linux.

Parceiros fabricantes poderão fazer suas próprias versões e alterações do modelo básico criado pela Valve, e os próprios consumidores poderão criar e modificar sua versões do produto ao comprar ou trocar componentes como placa de vídeo ou mesmo a placa mãe do computador.

Além da Valve, a iBuyPower já mostrou um de seus dois modelos, de codinomes 'Gordon' e 'Freeman'. Um deles custará US$500, embora a empresa não tenha especificado qual.

A Valve também está desenvolvendo um controle especial, o Steam Controller, e mostrará um protótipo de acessório de realidade virtual no evento para desenvolvedores Steam Dev Days, que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro em Seattle.