Topo

Conheça 12 bons games que saem em 2014 para PlayStation 3 e Xbox 360

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

06/01/2014 10h01

Em 2014, as atenções dos jogadores estarão voltadas para os games "da nova geração", sejam eles do PlayStation 4, Xbox One ou do Wii U. Os fabricantes vão ter que se esforçar para justificar o investimento do público em uma nova plataforma.

Mas isso não significa o fim da linha para os atuais PlayStation 3 e Xbox 360. Com suas grandes bases instaladas de usuários, esses consoles ainda receberão muitos jogos, desde títulos exclusivos e remasterizações em alta definição até boas adaptações dos primeiros games da próxima geração.

Pensando nisso, UOL Jogos selecionou doze games promissores que chegam ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 em 2014. Veja:

  • Divulgação

    "Fable Anniversary" traz primeiro jogo da série ao Xbox 360, agora em alta definição

Fable Anniversary
Xbox 360 | Microsoft
Lançamento: 04/02

"Fable Anniversary" é um dos últimos jogos exclusivos para Xbox 360. Produzido pela Lionhead, o game é uma releitura do primeiro "Fable", publicado originalmente uma década atrás para Xbox - e posteriormente lançado para PC.

O RPG foi todo refeito, com o motor gráfico Unreal Engine, resolução em 1080p, som remasterizado, ajustes nos controles e na interface, além do acréscimo da expansão "Lost Chapters". A produtora promete também carregamentos "quase instantâneos", melhorias na interface, suporte ao Xbox SmartGlass e Conquistas.

  • Divulgação

    Game da Square Enix promete encerrar a saga de Lightning, iniciada em "Final Fantasy XIII"

Lightning Returns: Final Fantasy XIII
PS3, Xbox 360 | Square Enix
Lançamento: 11/02

Terceiro (e último?) capítulo da saga "Final Fantasy XIII", "Lightning Returns" traz de volta a heroína original como protagonista em um jogo no qual ela está sozinha em uma luta contra o relógio para salvar o mundo.

Entre as novidades o destaque é o sistema de combate, que lembra o de “Crisis Core: Final Fantasy VII”, ou seja, mais voltado para a ação. Além disso, o jogador poderá escolher as roupas da protagonista. Cada traje concede diferentes habilidades especiais.

  • Divulgação

    "Castlevania: Lords of Shadow 2" oferecerá muita ação e trama elaborada

Castlevania: Lords of Shadow 2
PS3, Xbox 360 | Konami
Lançamento: 25/02 | Também para: PC

"Lords of Shadow 2" deve concluir a trama iniciada em em 2010 e que ganhou força com o excelente "Mirror of Fate" em 2013. O jogador vai controlar Gabriel Belmont, herói que ganha uma série de poderes indesejados e agora busca encontrar seu próprio fim.

Diferente de seu antecessor, o game terá um sistema de câmera livre que permitirá aos jogadores explorarem cenários abertos repletos de segredos. Apesar de se passar nos tempos modernos, "Castlevania: Lords of Shadow 2" terá cenários góticos típicos de "Castlevania".

  • Divulgação

    Espere por muitas releituras em alta definição, como "Tales of Simphonya Chronicles"

Tales of Symphonia Chronicles
PS3 | Namco Bandai
Lançamento: 25/02

Pode apostar: neste e nos próximos anos, o PS3 receberá muitos jogos que antes foram lançados apenas no Japão. Também receberá algumas boas adaptações de títulos do PlayStation 2. Esse é o caso de "Tales of Symphonia Chronicles", que reúne o "Tales of Symphonia" original e sua sequência "Dawn of the New World", devidamente remasterizados em alta definição.

A franquia "Tales of", por sinal, ainda terá "Tales of Xillia 2" (já lançado no Japão) e "Tales of Zestiria" publicados no PlayStation 3. Na mesma linha, o PS3 receberá "Final Fantasy X/X-2 HD Remaster", coletânea com os dois episódios do popular RPG da Square Enix para PS2.

  • Divulgação

    Com cores fortes e muitos extras, "Yaiba" pode ganhar os fãs de "Ninja Gaiden"

Yaiba: Ninja Gaiden Z
PS3, Xbox 360 | Tecmo Koei
Lançamento: 04/03 | Também para: PC

Desenvolvido através de uma parceria entre Team Ninja e Keiji Inafune (de "Dead Rising" e "Mega Man"), "Yaiba" é um 'spin-off' da série "Ninja Gaiden". Com gráficos vibrantes e uma história que mistura ninjas, ciborgues e zumbis, o game parece uma promissora tentativa do estúdio para se distanciar da sombra de Tomonobu Itagaki, responsável pela criação da versão atual da franquia.

Mesmo que mais colorido, "Yaiba" promete ser um jogo de ação frenético e desafiador, bem ao gosto dos fãs de "Ninja Gaiden". O game é recheado de extras, desde a participação do robôzinho de "Mighty No. 9" (projeto atual de Inafune) até um modo retrô que presta uma homenagem aos games de pancadaria da geração 16-bits.

  • Divulgação

    "South Park: The Stick of Truth" teve uma produção conturbada com o fim da THQ

South Park: The Stick of Truth
PS3, Xbox 360 | Ubisoft
Lançamento: 04/03 | Também para: PC

Constantemente adiado, o RPG "South Park: The Stick of Truth" promete chegar aos consoles em março, através da Ubisoft. Originalmente, o game seria distribuido pela THQ, que vendeu os direitos da franquia quando foi à falência. A decisão de adiar o lançamento veio após essa transferência, pois, segundo a Ubi, "precisamos virar a coisa de ponta cabeça se quiséssemos entregar a experiência que os fãs desejam".

"The Stick of Truth" é uma paródia dos jogos de RPG onde o jogador é um novo menino na turminha de "South Park". O jogo, desenvolvido pela Obsidian (de "Fallout New Vegas" e Pillars of Eternity") retem o mesmo humor negro da série animada e conta com a supervisão de Trey Parker e Matt Stone, criadores do desenho.

  • Divulgação

    "Dark Souls II" é mais bonito que o primeiro, mas continua desafiador e impiedoso

Dark Souls II
PS3, Xbox 360 | Namco Bandai
Lançamento: 11/03 | Também para: PC

O próximo jogo da cultuada franquia da japonesa From Software é mais bonito do que os antecessores e promete ser "mais acessível". Ainda não ficou claro o que o diretor Tomohiro Shibuya quis dizer com isso, pois o game continua difícil e impiedoso com qualquer falha por parte dos jogadores - exatamente o que os fãs esperam de um novo "Dark Souls".

Entre as novidades, "Dark Souls II" terá legendas em português, a possibilidade de equipar mais três itens em cada mão (que ficam visíveis em espaços menores no canto da tela, além dos quatro espaços correspondentes aos direcionais), e a aparição dos chefes durante a fase e não apenas em batalhas finais - e se você for habilidoso, poderá matá-lo em qualquer desses encontros.

  • Divulgação

    Você é um fantasma investigando a própria morte em "Murdered: Soul Suspect"

Murdered: Soul Suspect
PS3, Xbox 360 | Square Enix
Lançamento: 2º trimestre | Também para: PC

Coisa rara em um final de geração, "Murdered: Soul Suspect" é uma franquia nova da Square Enix. Aqui, você assumirá o papel de Ronan O'Connor, detetive com um passado negro que encontra seu fim nas mãos de um assassino misterioso. Após morrer, o protagonista retorna como um fantasma e precisa descobrir a identidade do homem que o matou.

Para alcançar seu objetivo, Ronan deve ler as mentes e influenciar os pensamentos dos detetives que trabalham no caso, além de enfrentar demônios e comunicar-se com espíritos de antigos habitantes da sombria cidade de Salem, nos EUA.

  • Divulgação

    As partidas multiplayer frenéticas de "Titanfall" também terão espaço no Xbox 360

Titanfall
Xbox 360 | Electronic Arts
Lançamento: 11/03 | Também para: PC, Xbox One

Grande aposta da EA e da Microsoft para alavancar as vendas do Xbox One, o jogo de tiro "Titanfall" também terá uma versão para Xbox 360. Antes que os fãs fiquem muito animados, é bom notar que essa edição não foi desenvolvida pela Respawn Games (estúdio fundado pelos criadores da série "Call of Duty" e idealizadores de "Titanfall").

"Titanfall" se diferencia de outros shooters pela velocidade acelerada do combate, a movimentação livre e vertical dos jogadores e pelos Titãs, as enormes máquinas de combate que dão nome ao game - e que podem ser pilotados pelos jogadores, alterando drasticamente a balança da partida. Sem campanha solo, "Titanfall" terá uma história integrada ao jogo multiplayer.

  • Divulgação

    Prólogo de "Metal Gear Solid V", "Ground Zeroes" traz ação furtiva para um mundo aberto

Metal Gear Solid: Ground Zeroes
PS3, Xbox 360 | Konami
Lançamento: 18/03 | Também para: PS4, Xbox One

Desenvolvido com o motor gráfico FOX Engine (o mesmo de "Pro Evolution Soccer 2014"), "Ground Zeroes" também funcionará como prólogo para os eventos de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", que será lançado posteriormente para as mesmas plataformas.

A trama de "Ground Zeroes" acompanhará o herói Big Boss em uma missão em Cuba, onde vai resgatar Chico e Paz (de "Peace Walker") de um campo de prisioneiros. O game introduzirá várias mecânicas de jogo novas para a série, desde o mundo aberto para explorar até os novos sistemas de combate e regeneração.

  • Divulgação

    Nova aposta da Ubisoft, "Watch Dogs" terá versões para PlayStation 3 e Xbox 360

Watch Dogs
PS3, Xbox 360 | Ubisoft
Lançamento: 2º trimestre | Também para: PC, PS4, Xbox One, Wii U

"Watch Dogs" coloca o jogador no papel de um habilidoso hacker, capaz de interferir e rastrear a vida das pessoas em questão de segundos. O sistema de hacking é o grande diferencial, mas "Watch Dogs" traz um mundo aberto para explorar, com elementos de direção e combate, bem ao estilo dos populares "Grand Theft Auto" da Rockstar Games.

Vale notar, "Watch Dogs" foi provavelmente o primeiro jogo da próxima geração de consoles a ser exibido e muito do que foi mostrado do jogo até o momento deve corresponder ao conteúdo destas plataformas. Nos atuais PS3 e Xbox 360, os gráficos de "Watch Dogs" não trazem tantos efeitos de sombra, faíscas ou iluminação, por exemplo.

  • Divulgação

    Projeto para 10 anos, "Destiny" terá ao menos seu primeiro jogo no PS3 e Xbox 360

Destiny
PS3, Xbox 360 | Activision
Lançamento: 09/09 | Também para: PS4, Xbox One

Novo projeto dos criadores de "Halo", "Destiny" é um ambicioso jogo de tiro com elementos cooperativos, online e sistemas de evolução e personalização herdados dos RPGs. O jogo tem como cenário um universo pós-apocalíptico em que alienígenas são oponentes que empurraram a humanidade à beira da extinção.

"Destiny" é o primeiro jogo de um projeto que deve durar pelos próximos 10 anos. Ou seja, você pode começar a se aventurar no universo da franquia no PS3 ou no Xbox 360 e no futuro migrar para um dos novos consoles. Porém, não foi confirmado ainda pela Bungie se será possível transferir dados entre as diferentes versões do game.