Topo

Jogamos: "Castlevania: Lords of Shadow 2" traz mais liberdade de exploração

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 12h00

O primeiro "Lords of Shadow" marcou a série "Castlevania" por vários motivos: primeiro, pela inquestionável qualidade, resultando no primeiro game bom da saga de vampiros feito com gráficos 3D.

Depois, foi feito por uma produtora estrangeira, a espanhola MercurySteam; até então, a própria Konami desenvolveu os games.

"Lords of Shadow 2" retrata a continuação da história de Gabriel Belmont, que, embora seja um personagem bem diferente daquele do primeiro jogo, possui basicamente as mesmas habilidades de antes. É o que UOL Jogos constatou numa versão 75% pronta do game.

'Bosses' colossais

  • Divulgação

    Alguns chefes de fases, como essa górgona, precisam ser escalados para derrotar

Vampiro moderno

A demonstração confirma que o game se passa nos tempos atuais. A fase que tive acesso se passa numa espécie de laboratório e, logo nos primeiros momentos, vi um dos novos poderes do protagonista: o de possuir o corpo de outros seres vivos.

Com isso, o jogador pode controlar, por exemplo, um camundongo, e explorar passagens estreitas que seriam impossíveis de transitar na forma humana. A possessão também é usada para resolver alguns quebra-cabeças, como passar por portas que só abrem para um determinado indivíduo.

Gabriel pode congelar inimigos e a água, permitindo, assim, abrir novas estratégias de combate e mais caminhos para exploração. Há também como mandar uma revoada de morcegos, o que faz distrair os inimigos. É uma maneira eficaz passar pelos lugares sem ser percebido pelos oponentes.

O pentelho

  • Divulgação

    Chupacabra também retorna e torra a paciência do jogador. Mas, pelo menos, parece que não vai tirar os poderes do protagonista

God of Shadow

O combate funciona da mesma forma que o "Lords of Shadow" anterior, tendo o chicote como arma principal. Combinando dois botões de ataque, além dos acionadores de defesa e de pulo, o outrora herói que agora se intitula Drácula consegue realizar várias combinações de golpes, quase todos similares ao jogo passado.

Ou seja, lembra muito um "God of War", com a diferença que tem mais inimigos resistentes e não são parados facilmente com os golpes. Assim, exige que o jogador saiba usar a defesa e a esquiva - massacrar um único botão não funcionava nas dificuldades maiores em "Lords of Shadow" e continua assim na continuação.

Além dos ataques "normais", Drácula tem a disposição duas modalidades especiais de golpes. A primeira usa a Void Sword, e faz com que os danos aos inimigos sejam revertidos em energia para o jogador. E, com o poder do caos, os ataques ficam mais fortes, furando mais facilmente a defesa dos oponentes. Cada uma dessas modalidades gastam uma barra específica, azul e vermelha, respectivamente.

As 'skills' são compradas com almas vermelhas, como no antecessor, e cada uma das habilidades possui uma barra de experiência própria.

Poder para o Drácula

  • Divulgação

    Além do chicote, há duas novas armas. A espada Void (à esq., em azul) recupera energia e o poder do caos destrói escudos, além de provocar mais danos

Dois mundos

Como dito, a trama parece acontecer no mundo moderno, mas isso não quer dizer aqueles cenários góticos, típicos da série "Castlevania", não vão aparecer. É que, em "Lords of Shadow 2", existem dois mundos, cuja transição é feito através de locais específicos.

Na demonstração, esse outro mundo parece se situar dentro de um castelo (será o famoso lar de Drácula?), cheio de locais para explorar. Aliás, o game está menos linear, dando mais liberdade para o jogador, mas não tem perigo de se perder porque há indicações no mapa sobre para onde seguir.

Os elementos de plataformas continuam na sequência do game, mas, agora, é mais fácil saber por onde o personagem pode se deslocar, pois aparecem indicações - um ícone de revoada de morcegos - que mostram os locais possíveis de se chegar.

Ao final da demonstração, deu para perceber que a pegada do novo game é bastante similar ao antecessor, mas tem mais liberdade de exploração. Além disso, as cenas no castelo dão o ar gótico que não deixa dúvida de que se trata de um título da série "Castlevania".

"Lords of Shadow 2" está sendo feito para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, com lançamento previsto para 25 de fevereiro nos Estados Unidos. O game não é recomendado para menores de 17 anos na classificação de lá.

Konami explica "Lords of Shadow 2"

  •