Topo

Mudanças na internet podem atrapalhar quem joga PS4 online no Brasil

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 17h34

O esgotamento de endereços IPv4 e a transição para o novo padrão IPv6 pode causar problemas para quem joga PlayStation 4 online ainda em 2014, inclusive no Brasil.

É o que explica Antonio Moreiras, gerente de projetos do NIC.br - órgão que coloca em prática as resoluções decididas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. A questão é bastante técnica e cheia de termos específicos, mas fácil de compreender.

Atualmente, a maior parte dos domicílios com acesso à internet trafega na rede por meio de protocolos IPv4 fornecidos pelos provedores, que servem como números de identidade para as conexões. O problema é que a quantidade de protocolos existentes já não é suficiente para suprir a demanda de novos consumidores. Assim, o mais moderno IPv6 deverá substituir o IPv4 como o novo padrão - mas o processo de transição não será automático.

"Esperamos que os protocolos IPv4 reservados para o Brasil acabem por volta de maio deste ano", explica Moreiras. "A partir de então, alguns dispositivos novos poderão ter problemas funcionar em rede, como aqueles que utilizam conexões 'peer-to-peer'. Videogames são um exemplo".

  • "Killzone: Shadow Fall" é um dos principais games online do PlayStation 4

Medidas provisórias

De acordo com Antonio Moreiras, empresas fornecedoras de conexões devem começar a distribuir protocolos IPv4 compartilhados para novos usuários, de forma que dois jogadores com o mesmo endereço podem acabar tentando conectar-se aos servidores de um game ao mesmo tempo. "A maior parte dos títulos não está preparada para uma situação assim", afirma o especialista.

No Xbox One, jogadores dificilmente enfrentarão problemas. "A Microsoft equipou o console com uma tecnologia de túnel que é compatível com os protocolos IPv6", explica Moreiras. Segundo ele, o mesmo não acontece com o PlayStation 4, que não suporta o novo padrão. "A Sony deve ter priorizado trabalhar em outras funções do console durante seu desenvolvimento", diz.

Contactada por UOL Jogos, a Sony descartou o assunto em pauta como especulação, e recusou-se a comentar. O time de suporte técnico da empresa nos EUA não soube falar sobre a possibilidade do PS4 suportar protocolos IPv6.

O especialista revela que é possível que a Sony consiga solucionar o problema com uma simples atualização de firmware. Mas, até lá, jogadores novos poderão sofrer no Brasil. "Como a maior parte dos games não comporta conexões desse tipo, com IPv4 compartilhado, muitos podem não conseguir jogar online", afirma.