Topo

Conheça 14 bons games para PS4, Xbox One e Wii U que saem em 2014

Victor Ferreira

do Gamehall

17/01/2014 10h01

Agora que todos os consoles "da nova geração" chegaram ao mercado e já estão nas casas de muitos jogadores, é hora das fabricantes e produtoras mostrarem o que realmente interessa: os games que vão disputar a atenção dos usuários nos próximos meses.

As opções em 2014 não são poucas: desde jogos exclusivos como "InFamous: Second Son" ou "Super Smash Bros." até jogos realmente pensados com os novos consoles em mente, como os promissores "The Witcher 3" e "Evolve".

Para ajudar você a ficar de olho nos principais games que chegarão aos novos consoles em 2014, UOL Jogos preparou a lista abaixo, com 14 dos principais títulos anunciados que - com uma notável exceção - só estarão disponíveis para consoles no Xbox One, PS4 e Wii U.

Veja a lista e aproveite para comentar quais jogos 'next-gen' você está esperando em 2014:

  • Divulgação

    Desenvolvido pela Retro Studios, "Tropical Freeze" é aventura tradicional do gorilão

Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Wii U | Nintendo
Lançamento: 21/02

Primeiro grande lançamento para o Wii U em 2014, "Donkey Kong Country: Tropical Freeze" é o novo jogo do Retro Studios, responsável pelos elogiados "Metroid Prime" e "Donkey Kong Country Returns".

"Tropical Freeze" é um game de plataforma com progressão lateral nos moldes tradicionais da franquia "Country", mas com gráficos em alta definição e mais variedade de ângulos de câmera em alguns estágios. Além do gorilão Donkey Kong, você poderá controlar outros personagens da família Kong, como Dixie e Cranky.

  • Divulgação

    Os criadores de "Call of Duty" querem revolucionar os jogos de tiro com "Titanfall"

Titanfall
Xbox One | Electronic Arts
Lançamento: 11/03 | Também para: PC, Xbox 360

A notável exceção que citamos no começo da matéria, "Titanfall" também chegará ao Xbox 360. Mas é a versão de Xbox One e PC que está sendo desenvolvida pela promissora Respawn Entertainment, produtora fundada por Jason West e Vince Zampella, criadores da franquia “Call of Duty” - e responsáveis por sua reinvenção, o fenômeno "Modern Warfare".

"Titanfall" se destaca pela velocidade das partidas, movimentação rápida e constante dos jogadores em arenas que oferecem rotas verticais e, claro, pelos Titans, os robôs gigantes que podem ser pilotados pelos jogadores ou programados para defender um objetivo ou seguir a equipe, detonando o que aparecer pela frente.

Com um número relativamente pequeno de usuários por time (meia dúzia para cada lado) o game terá elementos dos populares MOBAs, como ondas de soldados controlados pela Inteligência Artificial que dão pontos ao jogador quando derrotados.

  • Divulgação

    Em "Second Son" você usa superpoderes para lutar contra um governo repressor

InFamous: Second Son
PlayStation 4 | Sony
Lançamento: 21/03

"InFamous: Second Son", terceiro jogo da franquia da Sucker Punch, promete melhorar a imagem dos jogos exclusivos do PlayStation 4, com gráficos incríveis e um amplo mundo aberto para explorar. Dessa vez, o cenário é uma cidade real: Seattle, no estado americano de Washington.

O jogador controlará Delsin Rowe, um jovem grafiteiro que adquire superpoderes após entrar em contato com um Conduit (como são chamadas as pessoas com poderes no universo de "InFamous"), e virá alvo de agentes do governo. Como nos jogos anteriores, a história se desenvolve a partir das escolhas de Delsin, que ao contrário de Cole MacGrath não tem poderes baseados em eletricidade, podendo absorver habilidades de Conduits próximos.

Para completar, "Second Son" chegará ao Brasil dublado e legendado em português.

  • Divulgação

    Jogo do criador de "Braid" combina exploração e resolução de quebra-cabeças

The Witness
PlayStation 4 | Number None
Lançamento: 2014 | Também para: PC

Novo jogo de Jonathan Blow, criador de "Braid", "The Witness" é um jogo de exploração em primeira pessoa com muitos puzzles para resolver. "The Witness" se passa em uma ilha que vai revelando novas áreas para o jogador conforme os quebra-cabeças são resolvidos.

Sem vídeos introdutórios ou tutoriais para explicar as coisas, "The Witness" busca oferecer uma experiência intuitiva e intimista - lembrando, de certo modo, o clássico "Myst". O game é uma das grandes promessas 'indie' no console da Sony.

  • Divulgação

    Em "Evolve", um dos jogadores encarna um monstro enorme e luta contra os 4 caçadores

Evolve
PS4, Xbox One | 2K Games
Lançamento: 2014 | Também para: PC

Desenvolvido pela Turtle Rock Studios, que trabalhou na série "Counter-Strike" e criou "Left 4 Dead", "Evolve" girará em torno de combates entre grupos de quatro caçadores e um único monstro - sendo que todos os envolvidos, tanto caçadores quanto o monstro, serão controlados por jogadores.

A cada partida, o monstro torna-se mais e mais poderoso, e mesmo enfrentando quatro jogadores, a criatura ganhará habilidades e ataques devastadores para defender-se das investidas inimigas.

  • Divulgação

    "The Crew" aposta em mundo aberto gigantesco para corridas multiplayer online

The Crew
PS4, Xbox One | Ubisoft
Lançamento: 3º trimestre | Também para: PC

Aposta da Ubisoft para competir com séries como "Need for Speed", "The Crew” coloca os jogadores em uma recriação miniaturizada do território continental dos Estados Unidos. Você poderá escolher entre diversos carros, ganhar dinheiro para adquirir novos veículos e peças melhores - é possível personalizar os bólidos nos mínimos detalhes.

Voltado para partidas multiplayer, "The Crew" terá conexão constante com a internet, e será possível formar gangues - ou ‘crews’ - com seus amigos para realizar tarefas e vencer oponentes em vários pontos do enorme mapa do jogo.

  • Divulgação

    Com cenário realista, "The Division" busca inovar a experiência típica dos MMOs

Tom Clancy's The Division
PS4, Xbox One | Ubisoft
Lançamento: 4º trimestre | Também para: PC

"The Division" é outra grande aposta da Ubisoft, levando a temática bélica da franquia "Tom Clancy" para um mundo aberto. O jogador controla um membro do grupo conhecido como Strategic Homeland Division, divisão militar encarregada de manter a ordem em uma Nova York destruída após o colapso estrutural dos Estados Unidos.

O jogo busca inovar a experiência de games do tipo MMO e coloca os jogadores uns contra os outros e inimigos controlados por computador em uma luta para conseguir suprimentos e cumprir outros objetivos enquanto exploram o território arruinado. "The Division" também terá integração com plataformas mobile - usuários poderão fornecer apoio aos jogadores pelo tablet ou celular.

  • Divulgação

    Chefões exóticos - e gigantescos - são parte obrigatória da diversão em "Bayonetta 2"

Bayonetta 2
Wii U | Nintendo
Lançamento: 2014

"Bayonetta 2" é um jogo de ação exclusivo para Wii U. Produzido pela Platinum Games - de "Vanquish" e "Metal Gear Rising" - e distribuído pela Nintendo, o game promete ser ainda mais frenético e alucinante do que seu antecessor, lançado pela Sega em 2010 para PS3 e Xbox 360.

A bruxa guerreira Bayonetta retorna com um novo visual, mas o estilo rápido e violento do jogo anterior, assim como seu estranho senso de humor, continuam os mesmos. Espere por batalhas épicas contra chefões enormes, inimigos com design arrojado e um modo para dois jogadores.

  • Divulgação

    O adorado robôzinho azul Mega Man é um dos calouros do novo "Super Smash Bros"

Super Smash Bros. for Wii U
Wii U | Nintendo
Lançamento: 2014

"Super Smash Bros." para Wii U traz a divertida fórmula de colocar ícones da Nintendo para se estapear em arenas temáticas, agora em alta definição. O jogo conta com vários integrantes do plantel dos "Smash Bros" anteriores, como Mario, Link e Samus, além de estreantes como o Villager (de "Animal Crossing") e convidados especiais: Sonic retorna após o sucesso em "Brawl" e Mega Man, o mascote da Capcom, também marca presença.

Os estágios são inspirados em títulos da Nintendo, como "Super Mario Galaxy", "Mario Kart" e o castelo do Dr. Willy, da série "Mega Man", entre outros. Algumas terão efeitos particulares, como gravidade diferenciada na fase de "Galaxy".

  • Divulgação

    Jogador enfrenta deuses caídos em RPG de ação do produtor de "The Witcher 2"

Lords of the Fallen
PlayStation 4, Xbox One | CI Games
Lançamento: 2014 | Também para: PC

"Lords of the Fallen" é um RPG de ação com ênfase no combate corpo a corpo, seja com armas ou com magias. Suas batalhas prometem desafiar o jogador, mas não da forma punitiva de um "Demon's Souls" ou "Dark Souls".

Você pode escolher entre três classes de personagem para Harkin: clérigo, guerreiro ou ladrão. Cada classe tem sua própria árvore de habilidades e abrangem poderes mágicos, golpes furtivos ou a boa e velha capacidade de causar danos elevados nos inimigos. O foco de "Lords of the Fallen" parece estar nos combates brutais, mas o jogo terá também diversos cenários para explorar.

  • Divulgação

    Ordem guerreira enfrenta o Mal no mundo "steampunk" de "The Order"

The Order: 1886
PlayStation 4 | Sony
Lançamento: 3º trimestre

Jogo de ação exclusivo para PS4, "The Order: 1886" se destaca pela ambientação 'steampunk', combinando o visual vitoriano da Inglaterra do final do século XIX com armamento futurista. O jogo se passa em uma versão alternativa de Londres, com vistas famosas da cidade como o Big Ben e a Torre de Londres, mas em uma realidade bastante diferente da nossa.

Desenvolvido pela Ready at Dawn, responsável pelos "God of War" para PSP, e esctrito pelo roteirista Kirk Ellis (que já ganhou um Emmy) "The Order" envolve uma sociedade de guerreiros que protege o mundo de monstros e demônios. A ação lembra bons jogos de tiro em terceira pessoa, como a série "Gears of War". O game chegará ao Brasil totalmente dublado e legendado em português.

  • Divulgação

    Pela primeira vez um game da série "The Witcher" se passará em um mundo aberto

The Witcher 3: Wild Hunt
PS4, Xbox One | CDProjekt Red
Lançamento: 2º trimestre | Também para: PC

Desenvolvido pela CDProjekt RED, “The Witcher 3: Wild Hunt” é o capítulo final da saga do feiticeiro e caçador de monstros Geralt. Este é o projeto mais ousado da produtora polonesa, que planeja combinar a forte narrativa da série com um vasto mundo aberto a ser explorado - segundo a CDProjekt, a primeira ilha de "Wild Hunt" é do tamanho de "The Witcher 2" inteiro.

Como nos jogos anteriores, as escolhas que o jogador faz tem influência com certos personagens e facções. "Wild Hunt" é feito com um motor gráfico próprio, o REDengine3, criado especialmente para RPGs não-lineares (será usado também em "Cyberpunk 2077"), e segundo os produtores não terá telas de loading.

  • Divulgação

    Game de MMA da EA deve primar pelo realismo dos atletas e das técnicas de luta

EA Sports UFC
PS4, Xbox One | Electronic Arts
Lançamento: 1º semestre

“EA Sports UFC” é o primeiro jogo com a marca do Ultimate Fighting Championship desenvolvida pela Electronic Arts. A publisher não está poupando esforços para trazer o mundo de artes marciais mistas para a nova geração de consoles - o game está nas mãos da competente equipe responsável pela série de pugilismo "Fight Night".

Entre as inovações prometidas para "EA Sports UFC" estão uma inteligência artificial que se adapta durante a luta, criando um desafio maior ao jogador, além de uma tecnologia de “deformação total de personagens”, tornando os impactos mais realistas e brutais. O jogo utiliza o motor gráfico Ignite, o mesmo adotado por outros títulos de esporte da empresa, como "FIFA 14", nos consoles de nova geração.

  • Divulgação

    Gráficos caprichados e interação social são promessas do adiado "DriveClub"

DriveClub
PlayStation 4 | Sony
Lançamento: 1º trimestre

Do mesmo estúdio de "MotorStorm", "DriveClub" é um jogo de corrida exclusivo para PlayStation 4. O jogo mistura elementos de simulador e arcade, mais próximo de títulos como "Grid" e "Forza Horizon" do que os sisudos simuladores "Forza Motorsport" e "Gran Turismo".

O diferencial do game está no forte apelo social: "DriveClub" se aproveita das funções de compartilhamento do PS4 para incentivar a interação entre jogadores, tanto na formação de grupos para partidas online quanto nas disputas por tempo, derrapagens e outros desafios que comparam as habilidades de usuários na pista.

Uma versão menor de "DriveClub" já está prometida para os usuários do serviço PlayStation Plus, com todas as funcionalidades do jogo completo, porém com um número reduzido de carros e pistas.