Topo

Na trilha de "LoL": Conheça os 10 principais 'Mobas' que chegam em 2014

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 18h16

O mundo dos jogos de combates em arena não se resumem a "Dota 2" e "League of Legends". A popularidade e o dinheiro que esses jogos movimentam causou uma profusão de games do gênero Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) nos últimos tempos, nas mais variadas formas e às vezes, visando públicos bem distintos.

Alguns desses jogos são pensados para o público casual, outros tentam atrair até mesmo os fãs de jogos de tiro. Independente do público-alvo, no ano passado foram anunciados muitos MOBAs e alguns já se encontram em fase beta - você pode aproveitá-los agora no primeiro trimestre de 2014.

Para ajudar você a ficar de olho nos MOBAs que realmente valem a pena, UOL Jogos preparou uma lista com as principais novidades do gênero. Veja:

DEAD ISLAND: EPIDEMIC


Produtora: Deep Silver • Site Oficial: www.deadislandepidemic.com

A Deep Silver é conhecida pelos jogos de zumbi da série "Dead Island" e resolveu entrar no mundo dos MOBAS com "Epidemic", que promete levar o terror tropical para arenas multiplayer ao redor do mundo.

Em "Epidemic" não será fácil ser um vencedor. Pelas primeiras informações disponibilizadas, os jogadores terão que lidar com os mortos-vivos ao mesmo tempo em que têm que controlar os escassos recursos.

Ainda em fase de testes fechados, "Epidemic" está marcado para ser lançado ainda nesse ano porém, até o momento de publicação dessa reportagem, não foram revelados maiores detalhes sobre o jogo e suas mecânicas.

HEROES OF THE STORM

Produtora: Blizzard • Site oficial: www.heroesofthestorm.com
Os MOBAs nasceram nos jogos da Blizzard. "Aeon of Strife", o primeiro 'jogo' do estilo, era na verdade uma modificação de "StarCraft" e o mais famoso do gênero, "Dota", era um 'mod' de "Warcraft III". Agora a Blizzard decidiu entrar pra valer nesse mercado e colocar personagens icônicos de seus jogos, como Kerrigan, Malfurion e Diablo para lutar nas arenas de "Heroes of the Storm".

A pegada de "Heroes of the Storm" é ser um MOBA mais fácil de jogar, mas sem deixar de lado o público dedicado, inserindo diversas camadas de profundidade e estratégias.A Blizzard prometeu trazer novas modalidades para o gênero e diversos mapas que fogem do padrão.
"Heroes of the Storm" vai entrar em fase de testes abertos ainda no primeiro trimestre de 2014 - ao menos é o que promete a produtora, conhecida por seus longos ciclos de desenvolvimento.

HEAVY METAL MACHINES

Produtora: Hoplon
Site: heavymetalmachines.hoplon.com

Você lembra de "Rock 'n' Roll Racing", das batalhas em corridas insanas que aconteciam nos mais distantes confins do universo? Pois o jogo de corrida dos anos 90 é a principal inspiração de "Heavy Metal Machines", que o estúdio catarinense Hoplon (de "Taikodon") está produzindo.

O time brasileiro acompanha de perto os testes fechados que estão rolando - e ainda está aceitando candidatos para experimentar seu curioso MOBA automotivo.

Aqui, no lugar de heróis poderosos, são os carros que dominam os combates e o jogador controla uma máquina de guerra como em um jogo de corrida comum. Os ataques especiais são disparados com botões do mouse e com as teclas Shift e Ctrl – muito diferente dos demais jogos do gênero, mas que se encaixa perfeitamente à temática.

DAWNGATE


Produtora: EA / Waystone Studios • Site Oficial: www.dawngate.com

A Electronic Arts não poderia deixar passar a oportunidade de entrar no mercado dos MOBAs e para isso, firmou uma parceria com a Waystone Games para produzir "Dawngate".

Segundo os desenvolvedores, "Dawngate" tenta mudar algumas regras estabelecidas no gênero.  O modo principal do game conta com duas rotas principais, uma floresta para ser explorada e cada time tem duas minas, que atuam de forma intrínseca com a economia do jogo.

A Waystone Games diz que a história do jogo será amplamente explorada pelos jogadores e que tudo tem um motivo para estar nessa batalha, do mapa às tropas, dos monstros neutros aos trabalhadores das minas. "Dawngate" está em fase de testes fechados e com a promessa de entrar em beta aberto ainda no primeiro semestre.

INFINITE CRISIS

Produtora: Warner Bros. • Site oficial: www.infinitecrisis.com
Os heróis e vilões da DC Comics vão se encontrar em "Infinite Crisis", o jogo de arena da Warner Bros que está em desenvolvimento pela Turbine (de "Lord of the Rings Online") e já se encontra em fase avançada dos testes beta.

Mesmo sendo um jogo para um público mais amplo, "Infinite Crisis" não abre mão de algumas mecânicas consagradas presentes nos MOBAs, como último acerto e rotas alternativas. Mas é claro que a presença dos personagens da DC é o que torna esse MOBA diferente.

Alguns heróis, como Batman, possuem diversas versões, cada uma com visual e poderes diferentes. Outra novidade é a interação com o cenário: carros podem ser arremessados por um personagem superforte e outros efeitos maiores podem afetar todo o andamento da partida.

MAGIKA: WIZARD WARS

Produtora: Paradox
Site: www.sinsofadarkage.com

Os criadores de "Magika" resolveram levar seus magos para os MOBAs e, ao que tudo indica, "Wizard Wars" parece ser um dos jogos mais promissores do gênero em 2014.

"Magika: Wizard Wars" vai colocar dois times de quatro magos de cada lado. As habilidades especiais são compartilhadas entre todos os jogadores – seguindo a fórmula do jogo original.

Os magos podem combinar 8 elementos e disparar uma magia superpoderosa. Dependendo da combinação, o resultado pode ser um escudo mágico, um raio de fogo ou até mesmo teletransporte.

"Magika: Wizard Wars" está em fase de testes fechados. A Paradox promete abrir os servidores para teste público ainda no primeiro semestre.

SMITE


Produtora: Hi-Rez Studios • Site Oficial: www.smitegame.com

"Smite" é um dos games mais diferentes que você vai encontrar entre os jogos de arena. Aqui você joga com deuses de todas as mitologias, como Zeus, Thor e Rá, mas o principal diferencial do jogo da Hi-Rez Studios é a visão em terceira pessoa, dando a impressão de que este está mais para um jogo de ação ou de tiro do que para a estratégia.

Outra novidade em relação aos outros games do gênero é a quantidade de modos de jogo, que vai desde o mapa padrão dos MOBAs com três rotas, passando pelo ARAM (sigla que em inglês significa "Todos Aleatórios, Todos no Meio") até um modo de Arena onde  quem ganha é quem impede o avanço das tropas inimigas em um local determinado do mapa. "Smite"  está em fase de testes abertos, se preparando para o lançamento definitivo no final de março.

STRIFE

Produtora: S2 Games • Site oficial: www.strife.com
Os criadores de "Heroes of Newerth", um dos MOBAS mais difíceis de dominar, resolveram ir no sentido oposto em sua nova investida: "Strife" será um jogo mais simples, direcionado principalmente para o público iniciante.

A S2 Games revelou que o jogo terá um número menor de personagens para escolher, dessa forma , o meta-jogo fica mais coeso e os jogadores não precisam se preocupar constantemente com novas mecânicas devido a inserção de uma peça nova no quebra-cabeça - dor de cabeça comum para quem joga "LoL" ou "Dota 2"

Além disso, em "Strife", a comunicação por chat de texto só pode ser feita entre amigos. Para se comunicar  com desconhecidos você envia apenas mensagens padrão como "Estou voltando para a base" ou "preparando emboscada". Segundo a desenvolvedora essa é a forma de impedir que jogadores tóxicos destruam a experiência da comunidade.

SINS OF A DARK AGE

Produtora: Ironclad Games
Site: www.sinsofadarkage.com
Os criadores de "Sins of a Solar Empire" estão pensando em uma nova perspectiva para os jogos online de arena e querem que os jogadores pensem estrategicamente cada um de seus passos em "Sins of a Dark Age", que atualmente está passando por testes fechados no Steam, mas não tem data certa para chegar ao mercado.

De acordo com as poucas informações reveladas pela produtora Ironclad, o game deve preservar o formato de dois times com cinco participantes cada. A diferença é que cada equipe terá um comandante, um jogador dedicado a criar fortificações, melhorias para seu exército e outras atividades típicas dos jogos de estratégia.

Os outros jogadores ficam concentrados em proteger essas fortificações, coletar recursos e, claro, lutar contra o time adversário. Mas fique sabendo: "Sins of a Dark Age" não terá tropas, algo inimaginável nos MOBAs atuais.

TOTAL WAR: ARENA


Produtora: Sega / Creative Assembly 
Site Oficial: www.totalwar.com/en_us/arena

A Creative Assembly anunciou "Total War: Arena" durante a GDC 2013 e prometeu um jogo onde personagens históricos se enfrentam em arenas enquanto comandam "exércitos gigantes". Nada mais foi revelado sobre as mecânicas de jogo, mas na época em que a Creative Assembly anunciou o game, foi prometida uma fase de testes "em breve" – isso faz quase um ano.

Como a produtora está envolvida também no desenvolvimento de "Alien: Isolation", é possível que o projeto não chegue tão cedo ao público. De qualquer forma, se "Total War: Arena" seguir o padrão da Creative Assembly, espere por um jogo denso - mais hardcore do que "Dota 2" e "League of Legends" juntos.