Topo

Papo da Redação: UOL Jogos explica o que é e como funciona o Oculus Rift

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 13h00

Uma das tecnologias mais cobiçadas desde os computadores foram inventados, está ficando cada vez mais próxima de se tornar real: os óculos de realidade virtual. O Oculus Rift, um aparelho que está em desenvolvimento pela Oculus VR, surgiu de um sonho no Kickstarter, site popular de financiamento social, e está cada vez mais próximo de chegar em nossas casas.

Théo Azevedo, editor de UOL Jogos, já experimentou o aparelho por duas vezes – inclusive a versão mais avançada mostrada na CES 2014 - e foi para o estúdio do Papo da Redação para contar como foi entrar, literalmente, de cabeça no mundo dos videogames e o vídeo você vê logo abaixo:

  •  

Realidade virtual

Em linhas gerais, o Oculus Rift promete oferecer uma nova forma de mecânica para os games na qual os movimentos da cabeça interagem na visão do cenário pelo jogador.

  • Théo Azevedo/UOL

    Outras empresas já trabalham em acessórios para usar junto com o Oculus Rift, como o exoesqueleto da PrioVR

Oferecido inicialmente no Kickstarter, o Oculus Rift pôde ser adquirido pelo site com investimentos de R$ 275. Atualmente existem centenas de empresas desenvolvendo games para o acessório que, inicialmente será compatível com o PC e dispositivos Android.

Para levar o Oculus Rift adiante, a Oculus VR estabeleceu diversas parcerias com empresas e até contratou John Carmack, um dos criadores de Doom e fundadores da id Software, para ajudar no desenvolvimento do acessório.

Agora resta saber se os games vão ser bons e se a tecnologia vai nos manter horas e mais horas jogando no mundo virtual. E você? Qual é a sua opinião sobre o Oculus Rift? Deixe suas impressões no espaço para comentários logo abaixo. E caso você perdeu algum Papo da Redação anterior, não se desespere: aqui em baixo existem diversos vídeos com os programas mais recentes.