Topo

Ken Kutaragi receberá Prêmio pelo Conjunto da Obra na GDC

do Gamehall

30/01/2014 08h10

A Game Developers Conference anunciou que irá premiar Ken Kutaragi, antigo CEO da Sony Computer Entertainment e conhecido como "pai do PlayStation", com o Prêmio de Conjunto da Obra do evento, por suas contribuições ao mundo dos games.

Kutaragi começou a carreira como engenheiro da Sony, trabalhando no chip de som do Super Nintendo. Após a Sony mostrar interesse em criar seu próprio videogame, Kutaragi serviu como engenheiro chefe na criação do primeiro PlayStation.

O incrível sucesso do console e da SCE eventualmente o levou a receber o cargo de CEO da divisão durante a época de lançamento do PS3. Kutaragi atualmente está fora da Sony, servindo como presidente e CEO da empresa Cyber AI Entertainment, especializada em tecnologias de conexão online.

O evento acontecerá à 0h30 da madrugada do dia 20, e o prêmio será dado a Kutaragi por Mark Cerny, principal arquiteto do PlayStation 4 e que recebeu o prêmio na edição de 2004 do evento.

Outros vencedores do prêmio incluem Will Wright ("Sim City"), Shigeru Miyamoto ("Super Mario Bros.", "The Legend of Zelda") e John Carmack ("Doom"). Na edição de 2013 os premiados foram Ray Muzyka e Greg Zeschuk, criadores do estúdio Bioware.