Topo

Só no Japão: com PS4, setor de games da Sony aumenta lucros em 292%

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 19h42

Como um todo, a Sony pode não estar tão bem das pernas - afinal, está dispensando 5 mil funcionários e vendendo sua divisão de PCs -, mas, no que diz respeito a videogames, teve um 3º trimestre fiscal (de outubro a dezembro) para comemorar, com um crescimento de 292% nos lucros operacionais ante o mesmo período de 2012.

A principal razão é o lançamento do PlayStation 4, que vendeu 4,2 milhões de unidades ainda em 2013. Em termos de arrecadação, o setor de games aumentou suas vendas em 64,6%. É verdade que o câmbio tem sido favorável, mas, mesmo assim, é um bom resultado.

Durante uma sessão de perguntas e respostas com analistas e investidores, o presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai, não disse claramente que aumentou a previsão de vendas do PlayStation 4, que é de 5 milhões de unidades até março deste ano, mas falou que mantém a previsão de 15 milhões de unidades juntando as vendas do PlayStation 3, que estão abaixo do esperado.

Apesar do grande aumento dos lucros no terceiro trimestre, no acumulado do ano, o setor de games ainda está 26% abaixo dos resultados de 2012. Para o final do ano fiscal, em março, a Sony como um todo espera lucros de 80 bilhões de ienes (R$ 1,86 bilhão), 65% maior que no ano passado, mas o lucro líquido esperado é negativo em 110 bilhões de ienes (R$ 2,56 bilhões).

O setor de games tem tudo para terminar o ano fiscal com bom resultado, visto que ainda resta lançar o PlayStation 4 em terras japonesas, no dia 22 de fevereiro.