Topo

"Worms Battlegrounds" é primeiro jogo do programa indie do Xbox One

11/02/2014 20h13

A desenvolvedora Team 17 confirmou que "Worms Battlegrounds", novo episódio da franquia de jogos de estratégia, será o primeiro jogo a ser publicado no Xbox One pelo programa ID@Xbox, que procura incentivar profissionais independentes a trazer jogos para o console da Microsoft.

A companhia também confirmou que "Worms Battlegrounds" terá uma versão para PlayStation 4.

Phil Spencer, da Microsoft Studios, também confirmou que "Nujitsu", jogo criado pelos desenvolvedores de "World of Keflings" e que já está disponível para Windows Phone, será um dos primeiros jogos do programa.

A expectativa é que os games independentes sejam lançado para o Xbox One em março, mas ainda não há data de lançamento oficial.

  • Divulgação

    Com um esquilo ninja, "Nutjitsu" já saiu para Windows Phone, mas vai chegar ao Xbox One

Iniciativa divisiva

O Xbox Live foi a plataforma mais amigável a produtores independentes durante os primeiros anos do Xbox 360. Com o tempo, porém, tanto a Sony quanto a Valve (do Steam) criaram políticas mais convidativas aos desenvolvedores, e muitos nomes de peso da cena indie, como Jonathan Blow ("Braid") e Phil Fish ("Fez"), criticaram a Microsoft por certas ações, como cobrar US$ 40 mil do produtor para lançamento de patches do jogo - algo que a empresa deixou de fazer em 2013.

O ID@Xbox também foi fonte de críticas por uma cláusula que estipula criadores a lançar seus jogos multiplataforma simultaneamente ou com o Xbox One como console inicial.

Steve Gaynor, desenvolvedor de "Gone Home", chamou a política de "maluca" pelos poucos recursos que muitos desenvolvedores tem para um lançamento simultâneo, e pelo PlayStation 4 oferecer maior liberdade aos criadores, o que pode desencorajar o investimento versões de jogos para o Xbox One.

Ainda assim, mais de trinta estúdios já fazem parte da iniciativa, como a Double Fine ("Broken Age", "Psychonauts") e a Capybara Games ("Superbrothers: Sword & Sworcery EP"), além do próprio Team 17.