Topo

Jogos grátis com conteúdo premium pago são novidades da Nintendo para 3DS

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 21h21

Depois de testar com o modelo de jogos free-to-play no Japão a Nintendo anunciou suas primeiras investidas no gênero no ocidente.

Na apresentação Nintendo Direct realizada nesta quinta (13), a empresa anunciou dois títulos gratuitos para 3DS: "Steel Diver: Sub Wars" e "Rusty's Real Deal Baseball".

O primeiro é nova versão da série de combates entre submarinos que apareceu no início de vida do 3DS e pouco agradou.

Desta vez as batalhas acontecem com perspectiva em 1ª pessoa e haverá tanto uma campanha solo quanto combates online entre equipes de quatro integrantes.

Apesar de gratuito, "Sub Wars" terá também uma versão premium, com mais missões na campanha e tipos de submarino.

"Rusty's Real Deal Baseball", por sua vez, já apareceu no Japão e trata-se de uma coletânea de minigames esportivos.

É possível testar demonstrações dos jogos, mas deve-se usar dinheiro de verdade para comprar suas versões completas, que custam inicialmente 4 dólares cada.

O diferencial fica por conta da opção de realizar missões adicionais para barganhar com o vendedor e conseguir um desconto no cartucho virtual.

Outras novidades para o portátil

Os novos jogos free-to-play da Nintendo chamaram atenção, mas não foram os únicos destaques para o pequeno 3DS.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, revelou que "Mario Golf: World Tour" e "Kirby: Triple Deluxe" chegarão às lojas americanas no dia 2 de maio.

Enquanto isso, no Japão...

A versão nipônica do Nintendo Direct revelou que a Capcom já está trabalhando em um novo episódio da série "Ace Attorney". Detalhes são escassos, mas o diretor Shu Takumi volta ao comando da franquia e fica a promessa de que o game será de um estilo bem diferente dos anteriores. Como de costume, ainda não foi anunciada uma versão para o ocidente.

No dia 20 de fevereiro aparece na loja online eShop o game "Weapon de Omasse Shop", único da coletânea "Guild-01" que não havia aparecido no ocidente. O protagonista é um ferreiro que deve criar armas para diversos heróis.

Já "Pokémon Battle Trozei", um game de quebra-cabeça estrelados pelos monstrinhos, que aparece dia 20 de março também no eShop.

Por fim, finalmente chega às Américas uma versão de "Inazuma Eleven", popular série de RPG temático de futebol produzida pela Level-5 - a mesma da série "Professor Layton" e RPGs como "Rogue Galaxy" e "Dragon Quest VIII" e "IX". Aqui no Brasil o título sai por R$ 46.

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE "MARIO GOLF" NO 3DS

  •  

Loja online eShop continua com problemas no Brasil

Apesar da boa leva de novidades anunciadas para a loja online eShop do 3DS, a Nintendo ainda precisa resolver um problema para facilitar a vida dos fãs do portátil no Brasil.

Desde setembro de 2013 uma nova regulamentação bancária impede que cartões de crédito dos bancos Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais, mas cobram em dólares - como o eShop.

A Microsoft resolveu o problema convertendo automaticamente para dólares as compras feitas (além de já oferecer cartões de pontos em lojas), enquanto a Sony não resolveu o problema dos cartões mas começou a vender cartões pré-pagos por aqui.

Enquanto isso, a Nintendo não consegue se adaptar e fica impossível comprar conteúdo na loja online do portátil caso a pessoa possua cartão de crédito de um dos bancos afetados.