Topo

Testamos: "South Park: The Stick of Truth" é grande, estranho e engraçado

Victor Ferreira

do Gamehall

14/02/2014 14h01

Nesta quinta (13), UOL Jogos testou o próximo grande lançamento da Ubisoft: "South Park: The Stick of Truth", jogo desenvolvido pela veterana dos RPGs Obsidian Entertainment, de "Alpha Protocol" e "Fallout: New Vegas", com supervisão direta dos criadores da série animada, Trey Parker e Matt Stone.

Marcado por contratempos - entre eles a falência de sua publisher original, a THQ -, que o levou a ser adiado várias vezes, o RPG baseado na animação de sucesso foi concluído recentemente e estará nas lojas no início de março. E, se "The Stick of Truth" mantiver a qualidade da primeira hora, a espera valerá a pena.

Jornada épica

Em "The Stick of Truth", o jogador controla um garoto que acaba de se mudar para a pacata cidadezinha de South Park. O garoto, também conhecido como Novato - ou Babaca, para Cartman - é totalmente customizável, e certos trejeitos refletem em alguns comentários dos personagens (aparentemente as crianças não curtiram o cabelo verde do meu personagem).

Como em outros lançamentos da Ubisoft no Brasil, "South Park" oferece menus e legendas em português, mas não há opção de dublagem - e, se você viu "South Park" dublado em português, provavelmente vai achar isso um ponto positivo.

VEJA "SOUTH PARK: THE STICK OF TRUTH" EM AÇÃO

  •  

A perspectiva da ação é lateral, mas os cenários possuem um senso de profundidade, e há vários objetos e itens de valor escondidos a serem encontrados. Estes objetos variam desde opções maiores de customização - como barbas e perucas -, itens colecionáveis como os Chinpokomons (paródia de "Pokémon" vindo direto da série animada), até simples lixo que pode ser trocado por dinheiro - pentelhos custam 5 centavos, por exemplo.

A qualidade das animações tem a excelência tosca encontrada no desenho da TV, e as transições entre cenas de animação e pontos de jogo é praticamente imperceptível. A demonstração, porém, foi feita em um computador de alta performance, e ainda não é possível dizer se as versões para console, ou em um computador menos poderoso, terão tempos de leitura tão rápidos.

Após explorar um pouco da casa, o Novato é enviado pelos pais em sua primeira aventura: Sair e fazer alguns amigos. Não muito depois, você encontra o pobre Butters sendo atacado por um menino vestido de elfo. Após espantá-lo, o garoto o leva a conhecer o rei e Grande Mago (Cartman), que defende o titular Cajado da Verdade - um simples pedaço de galho, aparentemente.

TRAILER DE "SOUTH PARK" MOSTRA SISTEMA DE MAGIA

  •  

Brincadeira de criança

Após escolher sua classe (entres as clássicas Guerreiro, Ladrão, Feiticeiro... ou Judeu), Cartman ensina um breve tutorial de combate, que é relativamente simples, mas que requer uma certa atenção.

Embora o sistema seja de combate em turnos, é necessário apertar botões em momentos chave para atacar ou bloquear com eficácia e não ser, nas palavras do Grande Mago, "acertado nas bolas". Apertar o botão de ataque após sua arma brilhar aumenta o poder do ataque, enquanto bloquear todos os golpes na hora certa dá brecha para um contra-ataque.

Também é necessário prestar atenção no posicionamento e guarda dos inimigos - por exemplo se um deles estiver em forma de contra-ataque, é necessário usar um ataque de longa distância. Há também habilidades especiais para cada classe, que gastam a barra de PP, em azul.

O chamativo especial do jogo, é claro, é o humor característico de "South Park": O jogo mistura as piadas agressivas e hilariantes a um contexto de jogos de videogames, RPGs, e o gênero de fantasia em geral, fazendo graça com o uso de mecânicas clássicas, como dicas e boatos de vendedores (dica: nunca confie em dicas e boatos de vendedores), o fato de o Novato ser um protagonista mudo, que acaba não podendo escolher seu próprio nome, e a eterna batalha entre homens e elfos para controlar o Universo por meio do Cajado.

Após uma breve batalha, o Cajado é roubado de Cartman, que envia seu personagem e Butters para encontrar guerreiros para resgatar o objeto, e aí você se torna livre para explorar mais da cidade de South Park, interagindo com cenários famosos, como o quarto de Cartman, e com a população local. Formar amizades com os personagens da série é importante, pois dá benefícios passivos ao Novato.

A ser concluído

Infelizmente, a sessão acabou antes de encontrarmos o primeiro herói para resgatar o Cajado, mas se a parte inicial é representativa do estilo do resto do jogo, "South Park: The Stick of Truth" tem chances de ser um dos lançamentos mais divertidos de 2014. O humor de Parker e Stone combinado com a mão experiente e ambiciosa da Obsidian parece render um jogo engraçado, expansivo, e até desafiador.

Certamente há muito mais bizarrice a ser encontrada nesta nova aventura, prevista para começar em 4 de março, quando o jogo estará disponível para PC, PS3 e Xbox 360. Os preços: R$ 100 no PC, R$ 150 nos consoles.