Topo

Por nova franquia, Irrational demite funcionários e abre mão de "BioShock"

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 16h00

A Irrational Games está passando por um processo de reestruturação que resultará em várias demissões, o repasse da marca "BioShock" para a 2K e, eventualmente, o nascimento uma nova franquia. As informações foram reveladas por Ken Levine, diretor criativo e cofundador do estúdio.

Em uma carta aberta publicada no site oficial da empresa, Levine revelou que considerou deixar a Take-Two para fundar uma nova startup, mas acabou optando por ficar e enxugar sua folha de pagamentos. O futuro da Irrational não foi especificado.

"A Irrational Games como vocês a conhecem irá diminuir. Isso quer dizer que nos despediremos de todos os nossos funcionários, com a exceção de 15", explicou o diretor. "Não há uma boa maneira de demitir pessoas, então nossa primeira preocupação é garantir que os que estão nos deixando terão suporte o suficiente nesta transição".

Levine prometeu que a Take-Two poderá recontratar ex-funcionários da Irrational, e que o estúdio realizará um evento para que terceiros interessados os entrevistem.

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "BIOSHOCK INFINITE"

  •  

Nova empreitada

"Em seu devido tempo, anunciaremos um novo projeto com um novo objetivo: criar um game conduzido pela narrativa que pode ser jogado várias e várias vezes", revelou Levine, que está prestes a lançar o último DLC para "BioShock Infinite".

"Graças à paixão em desenvolver jogos da Irrational e da 2K e aos fãs que acreditaram em nós, 'BioShock' gerou mais de meio bilhão de dólares em receita e garantiu um posição de ícone dos games", prosseguiu o diretor. "Estou entregando as rédeas da série para a 2K para que possamos nos focar em uma narrativa 'rejogável'. Com sorte criaremos algo que seja metade do que 'BioShock' é".