Topo

Cadê? Veja 12 séries sumidas que a Nintendo deveria reviver no Wii U e 3DS

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 17h22

É comum ler internet afora que a Nintendo aproveita mal o seu catálogo de franquias. "Essa empresa só vive de Mario e Zelda!", clamam. E mesmo que isso não seja verdade, é fato que a gigante dos games está sentada em cima de uma montanha de personagens que merecem dar as caras ao menos mais uma vez.

Com o Wii U e o 3DS, a Nintendo tem todas as oportunidades do mundo para injetar viva nova em várias séries de outrora que nos últimos anos só têm rendido saudades.

Relembrando os tempos que se foram, UOL Jogos escolheu 12 marcas da produtora que cairiam muito bem em alta definição no Wii U... Ou então em 3D no 3DS. Qualquer um funcionaria. Está ouvindo, Nintendo?

1. Metroid

  • Para a infelicidade dos fãs, a caçadora de recompensas Samus Aran desapareceu

Surgiu em: "Metroid" (NES), 1986 | Nintendo R&D1, Intelligent Systems
Visto pela última vez: "Metroid: Other M" (Wii), 2010 | Nintendo, Team Ninja, D-Rockets

2002 foi um ano incrível. Em um único dia, fãs de Samus Aran foram contemplados não com uma, mas sim duas aventuras inéditas da guerreira espacial: uma no estilo clássico, remetendo aos tempos de "Super Metroid", e outra apresentando um novo formato para a série.

Nos anos seguintes, "Metroid" passou a ser considerada uma das três grandes franquias da Nintendo, ao lado de "Mario" e "Zelda". Infelizmente, o completo fracasso de vendas "Other M" chegou e acabou com a festa.

Mas já é hora de voltar atrás. Quem sabe um novo "Metroid Prime" em alta definição para o Wii U, Nintendo? Ou então uma sequência bidimensional continuando a trama de "Metroid Fusion" no 3DS? É fato: ainda mais sem "Castlevania" nos moldes clássicos, o estilo de game portátil e seus fãs estão sendo completamente ignorados nos últimos anos.

2. Advance Wars

  • Série de estratégia já mudou de estilo uma vez, mas sempre foi bem recebida pelos fãs

Surgiu em: "Famicom Wars" (Famicom), 1988 | Intelligent Systems
Visto pela última vez: "Advance Wars: Days of Ruin" (DS), 2008 | Intelligent Systems

"Advance Wars" sempre foi uma série muito afetada pelo seu azar. Apesar de ter nascido na década de 1980 no Japão, ela só deu as caras no Ocidente muito tempo depois, na época do Game Boy Advance. Em 10 de setembro de 2001. Sim: um dia antes dos atentados de 11 de setembro. O ocorrido fez a Nintendo tirar o jogo das prateleiras, adiar lançamentos em outros países... Enfim.

E mesmo com esse e alguns outros episódios peculiares em seu histórico, a série de estratégia conseguiu reunir uma legião de fãs, sempre caminhando paralelamente a "Fire Emblem", mas diferenciando-se com características únicas. Pois bem: "Fire Emblem" foi ressuscitado com muito sucesso no 3DS, logo, agora é a hora de "Advance Wars".

3. Wave Race

  • Em termos de corridas de jet skis, "Wave Race" era simplesmente imbatível nos games

Surgiu em: "Wave Race" (GB), 1992 | Nintendo EAD, Pax Softnica
Visto pela última vez: "Wave Race: Blue Storm" (GC), 2001 | NST

A criançada de hoje em dia deve duvidar, mas houve um tempo em que não só de "Mario Kart" viviam os fãs de games de corrida da Nintendo. "Wave Race" também fazia parte do catálogo da empresa, e deixava todos os concorrentes para trás quando o assunto era disputas entre jet skis.

Infelizmente, já faz mais de 12 anos que "Wave Race: Blue Storm" debutou durante o lançamento do GameCube. Desde então, a Nintendo nem ao menos deu qualquer sinal de que ainda se lembra da existência da franquia. Mas os fãs lembram. E também lembram da assustadoramente bonita água presente em "Blue Storm", que ainda é melhor que a de muitos lançamentos HD.

4. EarthBound

  • As histórias contadas pela série "EarthBound" são algumas da mais emocionantes

Surgiu em: "Mother" (Famicom), 1989 | Nintendo, Ape
Visto pela última vez: "Mother 3" (GBA), 2006 | Nintendo, Brownie Brown, HAL Laboratory

O fato de que um dos mais celebrados lançamentos da Nintendo em 2013 foi "EarthBound" para o Virtual Console do Wii U diz tudo sobre o amor que sentem os fãs dessa clássica série de RPGs. Com seu humor único e suas tramas emocionantes, a franquia ganhou caráter cult ao longo dos anos, e infelizmente encontrou seu fim em 2006.

Para a Nintendo, as vendas japonesas de "Mother 3" não justificaram os 12 anos que ele precisou para ser concluído após um conturbado processo de desenvolvimento. E o criador da série, Shigesato Itoi, já disse que provavelmente não trabalhará em "Mother 4". Mas nós o queremos, e querer é poder! Certo?

5. Sin & Punishment

  • Na série "Sin & Punishment", a Treasure mostrava quão bem entendia de shooters

Surgiu em: "Sin & Punishment" (N64), 2000 | Nintendo R&D1, Treasure
Visto pela última vez: "Sin & Punishment: Star Successor" (Wii), 2009 | Treasure

Por muitos anos, "Sin & Punishment" foi um dos 'clássicos secretos' da Nintendo. Desenvolvido em parceria com a gigante dos shooters Treasure, de "Gunstar Heroes" e "Ikaruga", o game saiu para o Nintendo 64 no Japão... E só no Japão. Apenas duas gerações de consoles depois ele foi aparecer no Ocidente; especificamente, através do Virtual Console do Wii.

Curiosamente, seu sucesso na plataforma digital foi suficiente para que a Nintendo encomendasse uma sequência nativa para o Wii. E essa sequência provou-se igualmente estelar, senão melhor que o original. Mas, desde então, nada. Repare: a jogabilidade de "Sin & Punishment" é bem parecida com a de "Kid Icarus: Uprising" em termos de controles. E esse jogo funcionou muito bem no 3DS. Quem sabe uma versão 3D da série não aparecerá em seguida?

6. F-Zero

  • Até hoje, muitos consideram "F-Zero GX" um dos melhores jogos de corrida já feitos

Surgiu em: "F-Zero" (SNES), 1990 | Nintendo EAD
Visto pela última vez: "F-Zero Climax" (GBA), 2004 | Suzak

Após ganhar fama no Super Nintendo como um dos primeiros games a utilizarem a tecnologia Mode 7, que fazia um jogo 2D passar a impressão de ser 3D, "F-Zero" cresceu até atingir seu ápice no GameCube e nos fliperamas. Extremamente difícil e cobrando precisão de movimentos em um nível assustador, os games são até hoje considerados parte do melhor que o gênero corrida tem a oferecer.

Logo em seguida, a Nintendo decidiu que "F-Zero" seria uma de suas cobaias em um projeto que faria a transição de suas franquias para o ramo multimídia. Assim, o game virou anime e vários outros produtos... Que não vingaram. E, provavelmente por causa das vendas medianas de "GP Legend" e "Climax", fãs não puderam mais correr ao lado de Captain Falcon desde 2004.

7. 1080º

  • A Nintendo poderia aproveitar as Olimpíadas de Sochi para reinventar "1080º"

Surgiu em: "1080º Snowboarding" (N64), 1998 | Nintendo EAD
Visto pela última vez: "1080º Avalanche" (GC), 2003 | NST

No final dos anos 1990, a cultura mainstream redescobriu os esportes de inverno com os Jogos Olímpicos de Nagano. E a indústria dos games não ficou de fora da febre que se instalou. Com "1080º Snowboarding", a Nintendo tirou seu pedaço da torta, em um misto entre modos de truques e corridas.

O jogo original para 64 era de longe a melhor simulação de snowboarding criada até então - tanto que a Electronic Arts demorou anos para alcançar um patamar semelhante com sua série "SSX". Infelizmente, a medíocre sequência "1080º Avalanche", no GameCube, serviu como um caldo na neve para a franquia, que está esquecida desde então. Mas já se passaram tantos anos, e hoje uma versão em alta definição no Wii U não faria mal.

8. StarTropics

  • Um 'reboot' de "StarTropics" poderia servir para satisfazer os fãs dos antigos "Zelda"

Surgiu em: "StarTropics" (NES), 1990 | Nintendo IRD
Visto pela última vez: "Zoda's Revenge: StarTropics II" (NES), 1994 | Nintendo IRD

Apesar de nunca ter se tornado uma franquia de peso oficialmente, "StarTropics" é um jogo muito lembrado por fãs da era Nintendinho. Em sua época comparado pela crítica ao que eles chamavam de "evolução natural" de "Zelda", o game contava a história de Mike Jones, um jovem que é obrigado a enfrentar perigosos alienígenas em uma misteriosa ilha.

Reimaginar o clássico iria cobrar bastante criatividade, já que suas mecânicas hoje em dia seriam consideradas arcaicas mesmo perante a própria série "Zelda", que não parou no tempo. Mas se "Kid Icarus: Uprising" existe, não há motivo para duvidar de que "StarTropics" também possa renascer.

9. Star Fox

  • Não queremos remake, Nintendo: está na hora de um "Star Fox" inédito

Surgiu em: "Star Fox" (SNES), 1993 | Nintendo EAD
Visto pela última vez: "Star Fox 64 3D" (3DS), 2011 | Nintendo EAD

Antes uma das mais amadas séries da Nintendo, hoje "Star Fox" reside mais na memória dos fãs do que em seus videogames. Sim: não faz tanto tempo assim que "Star Fox 64 3D" saiu. Mas tratava-se de um mero remake, enquanto a mais recente aventura original da raposa espacial data de 2006.

Está na hora da Nintendo fazer justiça aos clássicos jogos de Super NES e 64 e lançar o "Star Fox" pelo qual fãs anseiam desde a época do GameCube, quando foram presenteados com um spin-off que saiu às pressas da Rare porque ela estava prestes a ser comprada pela Microsoft, e com "Assault", cujo tempo de vida útil faria "Star Fox 64" dar risadas.

10. Custom Robo

  • Com a dose certa de atenção, "Custom Robo" poderia virar uma franquia grande

Surgiu em: "Custom Robo" (N64), 1999 | Noise
Visto pela última vez: "Custom Robo Arena" (DS), 2006 | Noise

A Nintendo nunca deu muito espaço para que "Custom Robo" pudesse brilhar. Suas primeiras três versões ficaram restritas ao mercado japonês, e as duas restantes debutaram no mercado ocidental com praticamente nenhum marketing. Mas os jogos são muito divertidos, e têm uma proposta bastante... Nintendo.

A série gira em torno de combates cheios de ação entre robôs de brinquedo. Como o título dos games indicam, tais figuras podem ser livremente personalizadas e, assim, tornaram-se mais fortes. Se o jogo já é bom, falta só a Nintendo acreditar no estúdio responsável pela série - a Noise, de "Gyrozetter" - e encomendar uma nova versão.

11. Elite Beat Agents

  • Uma das melhores séries de ritmo de todas não merece ficar adormecida

Surgiu em: "Osu! Tatakae! Ouendan" (DS), 2005 | iNiS
Visto pela última vez: "Moero! Nekketsu Rhythm Damashii Osu! Tatakae! Ouendan 2" (DS), 2007 | iNiS

Com suas versões empolgantes de hits pop japoneses e americanos, a série "Elite Beat Agents" conquistou os corações de praticamente todo mundo que a experimentou. No Japão, duas versões do game foram lançadas; enquanto no Ocidente tivemos apenas uma.

Mestres na criação de jogos rítmicos, a iNiS hoje tem seus talentos desperdiçados em projetos como títulos de karaokê e "The Hip Hop Dance Experience". Ao mesmo tempo, uma versão freeware do conceito de jogabilidade criado pelo estúdio para a série "Elite Beat Agents" faz um sucesso enorme internet afora. É só procurar por "Osu!" no Google. Nintendo: "Elite Beat Agents 2" e "Osu! Tatakae! Ouendan 3" no 3DS, para ontem.

12. Pokémon Snap

  • Se até no Virtual Console do Wii o jogo fez barulho... Imagine uma versão nova!

Surgiu em: "Pokémon Snap" (N64), 1999 | HAL Laboratory, Pax Softnica
Visto pela última vez: "Pokémon Snap" (N64), 1999 | HAL Laboratory, Pax Softnica

"Pokémon Snap" não é uma franquia, e sim um jogo. Mas isso precisa mudar logo, pois tirar fotos das criaturinhas era tão divertido quanto capturá-las.

Com seu GamePad, o Wii U é um console tão perfeito para uma nova versão do clássico de 64 que chega a dar raiva. Se com apenas 151 Pokémon disponíveis para moldar as situações de cada estágio os desenvolvedores já tinham conseguido criar uma das mais divertidas experiências sobre trilhos da indústria, com os mais de 700 que existem hoje...

A única coisa que me impede de dizer que o Wii U foi projetado com "Pokémon Snap 2" em mente é o fato de que o jogo ainda não foi anunciado. Mas será em breve. Com certeza.