Topo

Série que já teve Mike Tyson como mascote, "Punch-Out!!" completa 30 anos

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

25/02/2014 18h00

Há trinta anos, em fevereiro de 1984, nascia no Japão "Punch-Out!!" - uma das mais antigas franquias da Nintendo que persistem até hoje.

Com uma trajetória impressionante, a série que chegou a ter o celebrado pugilista Mike Tyson como garoto-propaganda teve uma origem curiosa.

Vislumbrada pelo sucesso mundial de "Donkey Kong" nos fliperamas, a Nintendo estimou que precisava estocar uma certa quantidade de TVs para montar os gabinetes do game. Mas os cálculos deram errado, e os aparelhos, sobrando, começaram a empilhar em seu prédio. Dessa confusão surgiu a ideia de criar um jogo Arcade que utilizasse duas TVs, ao invés de uma, para limpar os estoques mais rapidamente.

E eis que entrou em cena Genyo Takeda, considerado o primeiro designer de jogos da Nintendo. Seu plano: utilizar uma nova tecnologia de zoom em imagens 2D para criar um game de boxe, enquanto que a segunda TV serviria para exibir estatísticas e as tradicionais faixas e luzes que cobrem o ringue durante grandes lutas.

  • Gabinetes do primeiro "Punch-Out!!" eram diferentes por usarem duas TVs ao invés de uma

Evolução

Inovador em sua época, "Punch-Out!!" alcançou o sucesso tão rapidamente que em pouco mais de um ano ganhou uma sequência, "Super Punch-Out!!", e um 'spin-off', "Arm Wrestling", que girava em torno de uma competição de queda de braço.

Sua mecânica era simples. Controlando um novato desafiador, o jogador devia enfrentar os mais diversos oponentes dentro do ringue, calculando seus movimentos com antecedência para desviar de investidas e encaixar as suas próprias. O fato do jogo ser fácil de entender, mas difícil de vencer fez dele extremamente popular em fliperamas pelo mundo.

CAMPEÃO?

  • Reprodução/Fox Sports

    Até agosto de 2013, Mike Tyson nunca tinha vencido Glass Joe - o primeiro oponente de "Mike Tyson's Punch-Out!!". Sabendo disso, a Fox dos EUA fez o ex-pugilista sentar-se em frente a uma TV com um NES, e, após muito esforço, finalmente derrotar o mais fraco lutador da série.

Mas sua fama ainda receberia um impulso inesperado. Na época em que a versão de Famicom do game chegava ao Japão, o fundador da Nintendo of America, Minoru Arakawa, presenciou uma luta do então novato Mike Tyson e, impressionado com sua habilidade, resolveu colocar o nome do pugilista em "Punch-Out!!".

E assim teve origem "Mike Tyson's Punch-Out!!": de um contrato de supostos US$ 50 mil que rendeu à Nintendo os direitos de imagem do lutador, que poucos meses depois se tornaria o mais jovem campeão dos pesos-pesados da história.

  • Nas versões para fliperamas de "Punch-Out!!" (à esquerda), apenas o traçado do corpo do protagonista era mostrado, para que os jogadores pudessem observar os movimentos dos oponentes. Na hora de converter o game para o NES, a Nintendo percebeu que não tinha tanto poder gráfico à sua disposição, e então resolveu fazer do herói um personagem minúsculo, que não cobrisse a visão dos inimigos. Assim nascia Little Mac, cujo nome era uma brincadeira relacionando o hambúrguer Big Mac à sua pequena estatura.

Presente

Após alguns anos, os direitos sobre o nome de Tyson expiraram, e a Nintendo o substituiu por um personagem fictício batizado de Mr. Dream. A série ainda ganhou uma versão para Super NES, e, em 2009, foi revivida na forma de um game para o Wii.

Atualmente, a marca encontra-se em repouso - mas não esquecida. Little Mac, protagonista da série desde os tempos do Nintendinho, será um dos lutadores dos novos "Super Smash Bros.", ao lado de outras figuras históricas dos games como Mario, Link, Donkey Kong, Pikachu, Sonic e Mega Man.

  • Encarnação mais recente do Little Mac trocará porradas com Mario em "Smash Bros."