Topo

Após 16 dias, comunidade do Twitch acaba campanha no 'MMO' de "Pokémon Red"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

01/03/2014 14h49

Chegou ao fim o fenômeno que trouxe centenas de milhares de fãs de "Pokémon" ao Twitch nos últimos tempos. Após 16 dias, 7 horas, 45 minutos e 30 segundos, o stream TwitchPlaysPokémon derrotou Blue, sagrando toda a comunidade campeã da Elite Four de "Pokémon Red".

Nas últimas duas semanas, o curioso stream tornou-se o maior sucesso do Twitch, ficando consistentemente na frente de transmissões de "League of Legends" e "Dota 2" em termos de números de espectadores.

Uma breve explicação: diferente de transmissões comuns, em que o espectador apenas assiste, TwitchPlaysPokémon permitia que os fãs controlassem a ação passada na tela digitando comandos no chat. Absolutamente todos eles eram computados pelo emulador rodando o jogo, que, naturalmente, prosseguia lenta e esquisitamente.

Ao longo dos últimos tempos, o fenômeno tornou-se alvo de discussão em praticamente todas as comunidades focadas em games internet afora, rendendo um jargão próprio, códigos, artes desenhadas por fãs e até mesmo músicas.

No momento da publicação deste artigo, o organizador do stream prepara-se para "uma nova aventura", que deve ter início às 9h deste domingo (2), no horário de Brasília. Fãs especulam que a jornada terá prosseguimento com um stream de "Pokémon Gold".