Topo

Com astro de "24 Horas", "Metal Gear V" quer capturar estilo de série de TV

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Nasu*

05/03/2014 11h01

Desde 1987 a série "Metal Gear" vem impressionando e cativando fãs com ideias criativas, que aproximam os jogos de videogame com filmes. Seu criador, Hideo Kojima, é um cinéfilo convicto e sempre tratou a narrativa dos jogos com muita atenção.

Porém, seu próximo trabalho, "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", quer mais uma reinventar a franquia e para isso busca inspiração em outra mídia muito popular: as séries de TV.

Desenvolvido nos estúdios da Kojima Productions nos EUA e Japão, "Metal Gear Solid V"quer atrair não só a atenção dos fãs veteranos da série, mas também de quem gosta de seriados de ação. Tanto que para isso atua em duas frentes: "Ground Zeroes", que sai no final de março em versões para PlayStation 4, Xbox One, PS3 e X360, é apenas um prelúdio para "Phantom Pain", o capítulo principal de "MGSV" que ainda não tem definida para sair.

"Se você pensar nos outros jogos 'Metal Gear' como grandes filmes, 'Ground Zeroes' e 'Phantom Pain' funcionarão mais como uma série de TV. Através de vários 'episódios', o jogo contará uma única história", diz Kojima em entrevista concedida ao UOL Jogos.

"Estou tentando criar algo diferente do que já fiz anteriormente. Não é que não existirá uma história: mas a forma como a história será contada será diferente de como foi no passado", explica o diretor.

O primeiro passo nesta direção foi convocar Kiefer Sutherland, conhecido pelo trabalho como Jack Bauer, do seriado “24 Horas”, para interpretar Big Boss, o lendário protagonista da série "Metal Gear". Nem todo mundo aprovou a mudança: Sutherland substituiu David Hayter, dublador que fez a voz dos heróis da série desde 1998 - e neste meio tempo conquistou o carinho e respeito dos fãs.

"Adoramos o trabalho de Hayter e tudo o que ele fez por nós", diz Kenichiro Imaizumi, produtor de "Ground Zeroes". "Mas agora, com a Fox Engine e todo seu potencial, precisamos de alguém com mais experiência e, temos que concordar, Kiefer Sutherland é bem experiente".

Fox Engine é o nome da ferramenta de produção de jogos desenvolvida pela Kojima Productions. Com ela, Hideo Kojima pretende fazer com que cenários e personagens sejam mais realistas.

VEJA O COMEÇO DA HISTÓRIA DE "GROUND ZEROES"

  •  

Em tempo, Sutherland não faz apenas voz: ele é também o 'ator de rosto' de Big Boss. Todas as falas dele foram capturadas com câmeras que escanearam cada milímetro de seu rosto para, dessa forma, transportar as mais mínimas expressões para o rosto de Big Boss. Essa tecnologia permitiu que as feições de Big Boss sejam mais naturais.

"As expressões faciais de Kiefer superaram nossas expectativas. Ele trouxe um grau maior de profundidade para Big Boss, deixando-o mais realista", explica o produtor.

MISSÃO: BRASIL

  • Divulgação

    "Ground Zeroes" será o primeiro jogo da vertente "Solid" da franquia a apresentar legendas em português - o que, cá entre nós, ajuda a entender melhor a complexa história do game.

    Anteriormente, apenas "Metal Gear Rising: Revengeance" havia apresentado esta opção.

Porém, não adianta ter expressões faciais mais realistas com um corpo que se movimenta como um robô. Assim, “Ground Zeroes” se aproxima das técnicas de animação atuais utilizadas no cinema, com diversos atores envolvidos na captura de movimentos dos personagens.

É como se fossem 'dublês de corpo', fazendo tudo que um soldado ou herói faria durante o jogo, como encostar-se em uma parede ou até mesmo dar socos e pontapés. Nesse tipo de ação em específico, Sutherland não teve participação.

Para fazer com que a narrativa seja mais parecida com seriados de TV, as missões de "Ground Zeroes" e "Phantom Pain" serão mais curtas, com objetivos bem definidos e poucos diálogos e cenas de corte. Diferente de "Metal Gear Solid 4", por exemplo,  que foi criticado por ter cenas não-interativas muito extensas, às vezes até com mais de uma hora de duração.

Nos testes de UOL Jogos, os close-ups dos personagens mostram um amadurecimento na expressão facial . A cena de abertura, logo abaixo, deixa claro essa veia hollywoodiana que o diretor quer apresentar.

QUEM É HIDEO KOJIMA?

Nascido em agosto de 1963, Hideo Kojima é um dos principais criadores de jogos do Japão.

Formado em economia, mas apaixonado por cinema, foi um dos primeiros desenvolvedores a criar uma narrativa inspirada em filmes de ação para um game. O resultado foi "Metal Gear", de 1987, que saiu para MSX e NES com tremendo sucesso.

Onze anos depois, em 1998, "Metal Gear Solid" chegava com todos os diálogos dublados – poucos jogos tinham conseguido tal feito, mas nenhum com a mesma quantidade de frases que o jogo original de PSone.

Todas as suas criações são notórias pela carga dramática, como "Snatcher", lançada em 92 e "Policenauts" de 94. Atualmente Kojima é líder do estúdio Kojima Productions, onde se concentra na criação de seus jogos.

Espionagem em mundo aberto

A aventura se passa em 1975 e serve como prólogo para "Phantom Pain". "Os eventos que você vê em 'Ground Zeroes' são o marco zero para o que virá a seguir na vida de todos esses personagens", conta Kojima."É um novo começo para eles. E em "Phantom Pain" esses personagens vão atrás de redenção", explica o diretor.

Em "Ground Zeroes",  Big Boss tem a missão de resgatar Paz Ortega e Chico, dois aliados de jogos anteriores que são mantidos como reféns no Campo Omega, uma base militar instalada no sul de Cuba.

O herói é levado para a ilha de helicóptero e tem que descobrir onde seus amigos estão presos. É aí que o jogador entra em ação, pois a base é fortemente vigiada e com patrulhas motorizadas sempre circulando na área.

"Ground Zeroes" é o primeiro jogo de Hideo Kojima que vai se passar em um mundo aberto, livre para ser explorado, estilo popularizado e consolidado por séries como "GTA" e "Assassin's Creed". Anteriormente, os games da série tinham caminhos bem definidos, quase como corredores com algumas ramificações que chegavam ao mesmo lugar.

"Nos jogos anteriores, tínhamos como cenários alguns locais em que certos inimigos estavam fazendo algo. No papel do jogador, você ia até esses lugares e resolvia os problemas como se fossem quebra-cabeças, e depois seguia em frente. Essa era a nossa filosofia de design, mas não é mais assim", explica o diretor.

Essa mudança para um jogo de mundo aberto é apenas um passo para o que veremos em "Phantom Pain". "No jogo principal, o jogador poderá escolher como ir até certo ponto do mapa, qual veículo utilizar. Ele decidirá também qual será o próximo passo de Big Boss, e precisará pensar em todas as estratégias", revela Kojima.

VÍDEO COMPARA AS VÁRIAS VERSÕES DE "GROUND ZEROES"

  •  

Assim como nos outros jogos da série, "Ground Zeroes" incentiva o jogador agir discretamente, sem chamar atenção dos inimigos - afinal, este é um game de espionagem. Porém, caso a coisa saia do controle, Big Boss sabe se virar muito bem, mostrando um lado lutador tão feroz e versátil quanto um filme de "Rambo" ou "Identidade Bourne".

A missão principal é uma prova dessa filosofia de mundo aberto. Para chegar ao ponto onde está Paz, Big Boss pode entrar escondido na caçamba de um caminhão de entregas, se esgueirar pelos cantos da base e diversas outras formas.

Porém, você também tem a opção de escolher deixar a cautela de lado e ser uma máquina de destruição usando metralhadoras, lança-foguetes ou até mesmo tanques de guerra para abrir caminho.

Tanto faz a forma que você escolher: o caminho para o resgate acaba sendo uma alusão clara a filmes de guerra e espionagem. Porém, diferente de um filme, aqui é você quem está no controle, que toma as decisões – sejam elas boas ou ruins. Mesmo que se pareça com um filme, "Ground Zeroes" ainda é um jogo de videogame.

UOL JOGOS COMENTA AS NOVIDADES DE "GROUND ZEROES"

  •  

Mas assim como um bom seriado, fãs querem saber se os jogos "Metal Gear Solid V" serão a 'season finale' da franquia. Ao que tudo indica, essa é a intenção de Kojima: "Eu já disse antes durante o desenvolvimento de outros 'Metal Gear' que eles seriam os meus últimos trabalhos na série e é o mesmo caso aqui: acredito que esse será meu último 'Metal Gear'", conta o diretor.

A série continuará existindo, mas acho que em termos do meu envolvimento com os aspectos de jogabilidade e em todos os seus detalhes, esse será meu último jogo. Sempre trabalho pensando no meu projeto atual como se ele fosse meu último trabalho".

"Ground Zeroes" está marcado para chegar às lojas brasileiras no dia 25 de março (uma semana depois do lançamento nos EUA) em versões para PlayStation 3, Xbox 360, PS4 e Xbox One. Preços ainda não foram divulgados para o Brasil, mas haverá versões em disco e por download nas lojas virtuais dos consoles. 

* O jornalista viajou à convite da Konami