Topo

Project Morpheus será óculos de realidade virtual para o PlayStation 4

Théo Azevedo

Do UOL, em São Francisco

18/03/2014 22h05

"Realidade Virtual é a próxima inovação para PlayStation". Foi com estas palavras que o presidente dos estúdios globais da Sony, Shuhei Yoshida, anunciou o Project Morpheus, um óculos de realidade virtual para o PlayStation 4.

O anúnciou aconteceu em apresentação da Sony nesta terça-feira (18) durante a Game Developers Conference (GDC), em São Francisco, nos EUA.

Em desenvolvimento pelo menos desde 2010, o acessório utiliza algumas tecnologias já conhecidas da família PlayStation, como o controle de movimento PS Move - alguns protótipos até mostram o joystick acoplado a um visor. De acordo com a Sony, ele será confortável e mesmo quem usa óculos conseguirá utilizá-lo sem dificuldades.

Trata-se de um projeto ainda em desenvolvimento, sem data prevista para ser lançado ou mesmo nome final definido. Segundo a Sony, o Project Morpheus estará disponível para teste na GDC e a ideia de mostrá-lo no evento foi para obter comentários dos desenvolvedores de jogos.

Nenhum jogo foi anunciado, mas durante a apresentação foi dito que uma versão de um episódio da série "God of War" com visão em primeira pessoa chegou a ser criada para o aparelho e também que a NASA tem interesse em trabalhar com a Sony para criar softwares para o Morpheus.

Algumas empresas que já estão criando conteúdo para o visor são a Unity, Crytek e Epic. A lista segue também com Havok, Wwise, Gigantic, Autodesk Gameware, Criware, DDD, Silicon Studio, e Bitsquid,

Além de algumas demos técnicas - chamadas "The Deep" e "The Castle" -, haverá versões de "Thief" e "EVE Valkyrie" para teste no Project Morpheus na GDC. Aguarde por impressões nossas do óculos de realidade virtual da Sony em breve aqui no UOL Jogos.

O QUE O DEVKIT ATUAL DO PROJECT MORPHEUS ACEITA:

Exibir resolução 1080pCampo de visão maior do que 90 graus
100Hz tracking3 metros cúbicos de volume
Imagens em 360 grausControles DualShock 4 e PS Move
Pode ser usado com óculosAceita headphones sem fio