Topo

Escavação de cartuchos de "E.T." é suspensa por questões ambientais

do Gamehall

25/03/2014 20h08

Em dezembro, a Xbox Entertainment Studios anunciou uma série de documentários envolvendo algumas das histórias e momentos mais icônicos da indústria de games, tendo como projeto inicial um filme sobre o infame enterro de cartuchos e consoles da Atari, que seria escavado durante a filmagem do projeto.

Porém, membros do departamento ambiental do estado do Novo México, nos Estados Unidos, pediram a suspensão das operações no aterro em que ocorreu o suposto enterro, localizado nas proximidades da cidade Alamogordo.

De acordo com represantes do departamento, o plano de escavação inicial, recebido em fevereiro, foi considerado muito genérico, e sem um projeto revisado, as autoridades do Estado suspenderam as operações nas áreas.

Jonathan Chinn, um dos produtores do documentário, disse à Associated Press na última quinta (20) que as escavações não foram interrompidas, e que um consultor de controle de detritos contratado para o filme está cuidando dos problemas encontrados pelas autoridades do Novo México.

Em maus lençóis

Em setembro de 1983, sofrendo dificuldades financeiras após uma série de jogos fracassados e políticas problemáticas, a Atari se viu forçada a cometer uma atitude drástica, e assim enviou milhões de seus produtos, incluindo unidades do Atari 2600 e cópias de "Pac-Man", "Space Invaders" e, mais famoso entre elas, "E.T. The Extraterrestrial" - considerado popularmente como um dos piores jogos já lançados de todos os tempos - a um aterro sanitário no Novo México.

O evento tornou-se emblemático na narrativa da queda da Atari como companhia, e um dos grandes momentos do Grande Crash de 1983, que quase aniquilou o mercado norte-americano de videogames.