Topo

Produtora cancela versão de "Minecraft" para Oculus VR

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 19h47

O criador do hit indie "Minecraft", Markus Persson, revelou que a produtora Mojang cancelou uma versão do game para os óculos de realidade virtual Oculus Rift.

O motivo? "O Facebook me assusta", revelou o desenvolvedor em mensagem publicada no Twitter.

"Estávamos conversando sobre talvez criar uma versão de 'Minecraft' para o Oculus. Eu acabei de cancelar esta negociação", explicou Persson.

A revelação chega pouco após o Facebook anunciar que pagará US$ 2 bilhões para comprar a Oculus VR, fabricante do aclamado e promissor visor de realidade virtual.

Apesar da notícia, o próprio Persson fez questão de apontar pelo Twitter que já existe um mod feito por fãs que adapta o popular game de bloquinhos para o Oculus.

Fenômeno independente

Sendo vendido desde 2009, mas só lançado oficialmente em agosto de 2011, "Minecraft" é um dos mais expressivos representantes da atual cena indie na indústria dos games.

No jogo, é possível explorar o mundo em busca de itens para construir as mais diferentes estruturas e ambientes possíveis. O visual em blocos tridimensionais ajudou "Minecraft" a se destacar de outros jogos.

Muitos dos elementos implementados no game foram adotados por diversos jogos independentes, desde o aspecto de construção central a "Terraria" e "Starbound" ao fator sobrevivência, que deu tom a jogos de sucesso como "Day Z" e "Rust".

"Minecraft" vendeu cerca de 35 milhões de cópias, somando todas as plataformas que já receberam o game. Mais de 100 milhões de usuários já baixaram a versão de demonstração do jogo no PC.

Os consoles Xbox One, PlayStation 4 e o portátil PS Vita receberão "Minecraft" em 2014.