Topo

'F2P' e microtransações são futuro dos games, diz estúdio de "Candy Crush"

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 15h03

Jogos 'free-to-play' com opções de pagamento no formato de microtransações são o futuro da indústria, de acordo com Tommy Palm da King, desenvolvedora de "Candy Crush Saga" e outros sucessos mobile.

"O [modelo] de microtransações é muito forte e definitivamente melhor que o tradicional", disse Palm em entrevista ao site IGN. "Jogadores 'hardcore' podem não estar contentes com isso agora, mas se você perguntar para eles, 'Vocês querem continuar jogando seus títulos favoritos por vários anos?', eles diram que sim".

Mas Palm admite que não é qualquer jogo gratuito que pode alcançar sucesso. "É preciso encontar um equilíbrio. Jogos assim são difíceis de criar, porque você precisa encontrar um equilíbrio na perspectiva dos jogadores. Você não pode ser ganancioso demais", explicou.

"Na King, por exemplo, optamos por criar jogos verdadeiramente gratuitos, então você nunca acaba em uma posição em que você é forçado a pagar. Você pode jogar até o fim sem precisar pagar", prosseguiu o 'guru' do estúdio. "Olhe para 'HearthStone', da Blizzard - é um ótimo exemplo de game gratuito feito do jeito certo. Ele é equilibrado e você não vê pessoas reclamando do modelo de monetização".