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Jogos grátis movimentaram US$ 470 milhões no Brasil em 2013, diz pesquisa

do Gamehall

22/04/2014 16h40

Segundo estudo do grupo de pesquisa norte-americano Interpret, o mercado brasileiro de jogos gratuitos para computador movimentou mais de US$ 470 milhões em 2013.

De acordo com o Interpret, 17,2 milhões dos 51,5 milhões de jogadores brasileiros com idade entre 13 e 65 anos jogaram games gratuitos em 2013, número 20% maior do que registrado no ano anterior. A maior parte do dinheiro arrecadado veio de compras feitas nas lojas internas dos jogos, e não por planos de assinatura.

A Interpret sugere que o sucesso do modelo no país se dá por uma série de condições, como o aumento do número de vendas de PCs e maior alcance da internet banda larga até melhoria de salários e disponibilidade de crédito.

"Jogos de PC gratuitos são um meio termo ideal em que desenvolvedores e publishers tem chance de lucrar com projetos no Brasil", diz Jason Coston, gerente de pesquisa da Interpret.

  • Reprodução

    Gráfico mostra crescimento da população de jogadores em games 'free-to-play' e em jogos com assinatura paga no Brasil, entre 2012 e 2013

"O modelo de negócios 'free-to-play' se alinha de maneira única com as necessidades e recursos dos jogadores brasileiros. Nossos dados mostram que, pelo menos no Brasil, o mercado de jogos de PC gratuitos continua a oferecer grandes oportunidades".

O mercado mobile, por sua vez, também está em ascensão, mas é significativamente mais arriscado para investimentos graças aos custos para tradução e localização em português, e competição maior dentro do setor, aponta a pesquisa do grupo Interpret.