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Jogo de cartas da produtora de "Diablo" é o mais baixado no iPad

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 17h50

Sucesso há tempos no PC, o card game "HearthStone: Heroes of Warcraft", dos criadores de "Diablo" e "StarCraft", agora faz sucesso no iPad. Já na semana de sua estreia, o título chegou ao topo do ranking da AppStore em 40 países diferentes. E ele demonstra uma tendência interessante: a de games que não discriminam plataformas.

O título da Blizzard, que deve gerar US$ 30 milhões de receita em 2014 segundo a agência de análise mercadológica Sterne Agee, permite que usuários de PC e do tablet disputem partidas entre si sem qualquer obstáculo - algo que nunca existiria no mundo dos consoles e portáteis por causa da rivalidade entre Nintendo, Microsoft e Sony.

Com versões em desenvolvimento para iPhone e dispositivos Android, "HearthStone" representa um futuro que analistas consideram inevitável, no qual tablets, smartphones, laptops e desktops irão convergir para oferecer exatamente os mesmos tipos de experiências até mesmo em termos de videogames.

VEJA TRAILER DE "HEARTHSTONE: HEROES OF WARCRAFT"

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Tocando

A versão original de "HearthStone", disponível para testes no PC desde meados de 2013, já denunciava: o game foi feito com tablets e celulares em mente. Com uma interface repleta de botões enormes e ações de "clicar e arrastar", ele já funcionava exatamente da forma que chegaria aos dispositivos de tela sensível ao toque.

Trata-se de um game de cartas, em que jogadores montam seus baralhos antes de entrar na arena para enfrentar seus oponentes. Monstros e feitiços são representados por cartas digitais, com propriedades e atributos próprios. Vence quem conseguir reduzir os pontos de vida do oponente a zero antes.

Assim como alguns outros exemplos, o card game é precisamente o mesmo jogo em seus diferentes formatos. Cada vez mais poderosos, dispositivos mobile já são capazes de oferecer experiências em paridade com hardwares historicamente muito mais potentes. Eles levantam a questão: será que falta muito para podermos disputar partidas de "Call of Duty" online com nossos amigos via tablet?

DUNGEON DEFENDERS II

Produtora: Trendy • Em português? ?
Disponível para: iOS (em breve) • Android (em breve)

A Trendy Entertainment, ao longo dos vários anos de sucesso de "Dungeon Defenders", prometeu que o game original teria um modo cooperativo que não discriminasse entre plataformas - mas isso nunca aconteceu. Para redimir-se, a produtora anunciou "Dungeon Defenders II" com a promessa de que um multiplayer 'cross-platform' seria um dos alicerces da experiência.

Popular por misturar a progressão comum de um RPG, com magos, cavaleiros e arqueiros e seus níveis e habilidades, às mecânicas de estratégia de um 'tower defense', a série evoluirá com muito mais conteúdo em sua sequência. Além da possibilidade de carregar seu personagem do PC para o iPad, ou do celular Android para o Mac - e todas as outras combinações.

Em desenvolvimento há anos, o jogo tem lançamento previsto para 2014. E será grátis.

FROZEN SYNAPSE

Produtora: Mode 7 • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 0,99) • Android (R$ 6,78)

O maior queridinho indie de 2011, "Frozen Synapse" nasceu e popularizou-se como um jogo exclusivo para PC - mas seu formato era perfeito demais para telas sensíveis ao toque, e eventualmente ele chegou à AppStore e à Google Play.

O título gira em torno de batalhas militares controladas em um misto entre turnos e tempo real. A cada rodada, os jogadores devem movimentar seus soldados pelos cenários de maneira inteligente, tomando cuidado para não entrar no campo de visão de um atirador, com o objetivo de eliminar os homenzinhos inimigos. Quando os dois jogadores realizam seus comandos, a ação avança em alguns segundos, e os movimentos são realizados.

Com um modo multiplayer assíncrono, com partidas que podem ocorrer ao longo de vários dias, "Frozen Synapse" tem como uma de suas funções mais legais a possibilidade de começar uma partida no PC e continuar no tablet, ou vice-versa.