Topo

"Não somos só uma companhia de videogame", diz Nintendo

do Gamehall

28/04/2014 13h13

Uma das principais fabricantes de consoles do mundo, a Nintendo é praticamente sinônimo de videogame. Mas, Satoru Iwata, presidente da companhia, declarou em entrevista com o site Diamond.jp que a Nintendo não é dedicada exclusivamente à indústria de games, ao contrário do muitos fora ou mesmo dentro da empresa acreditam.

"[O antigo presidente Hiroshi] Yamauchi sempre disse que 'Nintendo é uma empresa de entretenimento e nunca deve ser outra coisa', mas ele nunca pensou que 'entretenimento quer dizer videogames", disse Iwata.

A declaração do executivo expande comentários feitos por ele sobre os novos rumos e reestruturação que a empresa deverá tomar e desenvolver durante o ano.

"Muitas pessoas ao redor do mundo acham que a Nintendo é uma companhia que só faz videogames, e eu acredito cada vez mais que nossos próprios empregados começaram a pensar da mesma forma", disse Iwata. "Então mesmo que não mudemos o fato de que nosso foco é em videogames, senti a vontade de usar a ocasião para declarar que a Nintendo é uma companhia que pode fazer o que quiser".

Qualidade de vida

Um termo recorrente utilizado pela empresa desde as mudanças iniciadas em janeiro foi "qualidade de vida". Iwata procurou expandir mais sobre como o conceito se aplica à Nintendo.

"Entretenimento existe para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Depois de suas necessidades básicas, há o entretenimento", declarou. "No início deste ano, finalmente descobri que o conceito de 'melhorar a qualidade de vida das pessoas com diversão', dando ênfase em 'diversão', seria perfeito para Nintendo. E é por isso que decidi focar nisso durante a reunião de resultados financeiros, em janeiro".

Embora o termo tenha sido utilizado bastante, o modo e aplicações em que a Nintendo fará para "melhorar a qualidade de vida" de seu público ainda não foi mostrado concretamente.