Topo

Ótimo DLC gratuito de "Gran Turismo 6" desafia a repetir façanhas de Senna

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 15h05

Demorou quase seis meses para finalmente "Gran Turismo 6" honrar a parceria com o Instituto Ayrton Senna e apresentar conteúdo de respeito sobre o eterno tricampeão, mas a espera valeu a pena.

Inicialmente prevista para esta terça (27), mas adiada - e prometida - para "até o final desta semana", a atualização gratuita para o game exclusivo de PlayStation 3 adiciona uma nova seção com desafios relacionados a Senna.

São quatro 'missões', espalhadas pelas pistas de Silverstone, Monza e Brands-Hatch. Os carros, por sua vez, são um kart utilizado por Ayrton e construído pelo pai do piloto, um Ford da Fórmula 3 e a lendária Lotus, grande estrela deste novo conteúdo e uma atração à parte.

Falando assim até parece pouco, mas o carinho e cuidado da equipe da Polyphony é marcante. Os menus são lindos e todos modernos e customizados, com imagens animadas dos carros e outros elementos.

Surpresa maior ainda são os 'documentários fotográficos' que servem de prelúdio para os desafios, mostrando diversas imagens do campeão em seus primeiros momentos na carreira profissional.

Muitas fotos são raras e vêm direto do acervo particular do Instituto Ayrton Senna, conferindo certo ar de novidade para quem já conhece bem a carreira do piloto, enquanto as legendas que acompanham as apresentações ajudam os mais leigos a entenderem a importância dos momentos retratados no game.

  • A Lotus rouba a cena como o veículo mais difícil - e divertido - do DLC de Ayrton Senna

Domando a Lotus

Valor histórico à parte, os desafios são verdadeiras provas de fogo, testando ao limite mesmo os pilotos virtuais mais experientes. Isso porque o objetivo é bater - ou ao menos tentar igualar - marcas estabelecidas pelo próprio Senna nas três pistas.

Acredite, conseguir mesmo os troféus de bronze, que representam tempos ainda longes dos recordes de Senna, já é uma boa dificuldade. Por outro lado, cada veículo apresenta estilos únicos de direção, sendo a Lotus um espetáculo por si só.

Notoriamente equipado com um motor turbo, o carro de F1 ruge pelas pistas, feroz e indomável. É muito difícil manter o controle sobre o carro, especialmente ao fazer curvas, mas é um tipo de desafio instigante, empolgante - especialmente ao perceber que, na vida real, quase 30 anos atrás, Senna dominou o carro e fez aquele tempo absurdo que você vê na tela.

Vencer os desafios concede à garagem do jogador os carros utilizados nas missões, sendo que também é possível comprá-los com o dinheiro virtual do game. Um último prêmio também nesta rodada de desafios é o curta-metragem "Ayrton's Wish", que já está disponível gratuitamente na internet (inclusive na janela logo aí abaixo).

Por ora, não há previsão de data para que "Gran Turismo 6" receba novo conteúdo temático de Ayrton Senna, mas a expectativa é de que mais esteja a caminho - a exemplo de desafios em Interlagos, conforme o próprio produtor da série, Kazunori Yamauchi, comentou ao UOL Jogos em outubro de 2013.

De qualquer maneira, a expectativa é das melhores. Esta primeira leva de desafios temáticos do campeão pode parecer pouco para alguns, mas o cuidado é tamanho que dá gosto.

ASSISTA AO MINI-DOCUMENTÁRIO "AYRTON'S WISH"

  •