Topo

Amor ao primeiro clique: conheça casais que se conheceram em jogos online

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

06/06/2014 18h16

Na novela "Geração Brasil", os personagens Maya (Chandelly Braz) e Davi (Humberto Carrão) moram em cidades distantes, mas se conhecem através de um jogo online, se tornando um dos principais pares românticos da trama. Coisa de novela? Nem tanto!

São cada vez mais frequentes namoros que começam no meio das aventuras de jogos online como "World of Warcraft" e acabam se concretizando no mundo real, superando distâncias e terminando até em casamento.

Com forte apelo social, os RPGs online são ambientes onde, além de jogar, as pessoas encontram tempo para se conhecer, fazer amizades e daí para encontrar alguém com as mesmas afinidades é questão de tempo. Mas também rolam as rivalidades entre facções dentro dos games e entre grupos de jogadores, as chamadas guildas.

  • Debora Xavier/Acervo pessoal

    Débora e Luis viviam em cidades diferentes quando se conheceram no "WoW". Hoje moram juntos em Porto Alegre (RS). "Temos uma família que, ao invés de sofá, tem dois computadores na sala!"

E, para a relação dar certo, às vezes é preciso até mudar de time dentro do jogo. Foi o que aconteceu com o casal Débora e Luis Carlos.

"Nós nos conhecemos no 'WoW' e há 3 anos moramos juntos. Faz uns 7 anos que nos conhecemos, ele foi meu recruta e evoluímos nossos personagens juntos até o nível 60. Quando voltei a jogar com meus amigos, ele resolveu ir para a Aliança", conta Débora, que jogava na Horda, o grupo rival. "Paramos de nos falar".

"Nos reencontramos um tempo depois, voltamos a nos falar e resolvi evoluir outro personagem com ele na Aliança. Recomeçamos dali e estamos juntos até hoje. Fizemos uma excelente dupla, tanto online quanto offline".

Renato (25) conheceu Maya (27) jogando "WoW" cerca de 3 anos atrás. "Percebemos que existia um sentimento quando um de nós não entrava no jogo, ou quando jogávamos separados", lembra Renato.

  • Gabriela Nascimento/Acervo pessoal

    Companheiros de aventura, Renato e Maya começaram o namoro em "World of Warcraft"

Um ponto em que todos concordam é que mais importante do que ser bom no jogo é estar atento ao companheiro, mesmo através do mundinho digital. Foi assim que Thiago (20) conquistou Alessandra (23), entre uma aventura online e outra.

  • Renato Rodrigues/Acervo pessoal

    "O game foi nosso cupido", diz Renato. "As pessoas nos chamavam de doidos, diziam que era uma fantasia esse relacionamento, pois morávamos longe, eu em Minas Gerais e a Maya no Rio Grande do Sul".

"Comecei jogando 'WoW' e foi aí que conheci o Thiago. Nos momentos em que me sentia triste, ele sempre estava lá pra me animar, me fazer rir e estava sempre preocupado comigo. Depois de uns dias percebi como eu gostava de simplesmente ouvir a voz dele no game, em como eu esperava ansiosa pra ele entrar no jogo", lembra Alessandra.

"Fomos nos aproximando mais e mais, até que no dia 15 de novembro (aniversário dele), o Thiago acabou falando que gostava de mim. Eu já estava afim dele, só não tinha falado nada pois achava que não era recíproco. Após ficarmos a madrugada toda conversando, ele decidiu vir me ver aqui no Rio. Nos conhecemos, ele ficou aqui em casa, me pediu em namoro e eu aceitei. Estamos juntos há 3 anos".

Superando obstáculos

O amor supera tudo, ao menos é o que dizem por aí. Ciraiane Alves Aguiar, jogadora de "Perfect World" é um bom exemplo disso. Vítima de toxoplasmose, ela tem apenas 20% de visão em um olho e para navegar na internet e jogar online, precisa de monitores com 30 ou 42 polegadas.

E foi por gostar de jogos online que Ciraiane acabou conhecendo Marcos Rogério em 2003.

  • Reprodução

    Marcos morava em Porto Alegre (RS) e Ciraiane em Brasília (DF), mas se tornaram companheiros em "Perfect World"

"Conheci a Ciraiane batendo papo em um MMO que jogava em 2003. Apresentei o Team Speak para ela (na época não era tão divulgado e fácil de usar como hoje). Foram 3 anos de amizade, ela em Brasília (DF) e eu em Porto Alegre (RS)", conta Marcos Rogério.

Em 2010, enquanto jogava "Perfect World", ela me enviou uma mensagem privada. Era o mesmo nick que usava no outro game, anos atrás. Passamos 3 meses jogando juntos até que Ciraiane me convidou para ir até Brasília conhece-la.

"Só no aeroporto eu soube que ela não podia me ver, pois é deficiente visual.... mas vi diante de mim uma mulher linda, que batalha muito pelos seus sonhos e não se priva dos momentos de lazer, mesmo com limitações".

Hoje, Marcos e Ciraiane vivem juntos em Porto Alegre, onde continuam jogando "Perfect World".

Jogando a dois

O namoro pode até influenciar o jeito que cada pessoa aproveita o game. Gabriela (25), por exemplo, gosta de apreciar a história do jogo e seu namorado, Vinícius (28), era do tipo que escolhe a raça do personagem pelos benefícios que receberia na hora da ação.

"Hoje nós fazemos raides heróicas juntos, ele mudou de servidor e de guilda para jogar comigo".

  • Gabriela Nascimento/Acervo pessoal

    "Eramos de guildas diferentes e nos conhecemos em um encontro em São Paulo", lembra Gabriela. "O jeito que jogávamos era muito diferente, mas me interessei pela personalidade do Vinícius".

O mesmo vale para Jonatha (24) e Rafaela (25). O casal paranaense joga "WoW" desde 2008, mas enquanto ele curte todos os aspectos do game, desde masmorras e enfrentar monstros até colecionar montarias e mascotes, Rafaela se dedicava apenas às batalhas com outros jogadores.

"Sempre jogamos como Orcs da classe Caçador, mas só depois de um tempo a Rafa começou a jogar o 'JxA' (jogador x ambiente, ou seja, matar monstros e cumprir missões dentro do game)", comenta Jonatha. "Mas ela não é muito de colecionar coisas, o objetivo da Rafaela é deixar o personagem cada vez mais forte".

Evoluindo a relação

Quando trocaram alianças, Jonatha e Rafaela decidiram levar a paixão pelo game para a festa de casamento, que teve bolo temático com os personagens do casal como 'noivinhos' e até dancinhas típicas de "World of Warcraft" na hora da valsa.

"Dei essas idéias malucas de personagens no bolo e danças de 'WoW' na festa", lembra Jonatha. "Achei que a Rafaela nunca iria aceitar",  brinca. "Mas ela gostou da idéia e respondeu: 'porque não?'". A partir daí, foram três meses de ensaio para acertar a coreografia.

Mas será que a vontade de jogar junto com o cônjuge diminuiu com vida de casado, com a rotina e as responsabilidades do cotidiano? Ao que parece, não - muito pelo contrário.

"Agora está ainda melhor, na nossa casa temos mais tempo para jogar. Como os computadores ficam no mesmo quarto, é muito mais legal pois podemos fazer as missões e desafios enquanto conversamos".

  • Jonatha Moreno/Acervo pessoal

    Mesmo depois de casados, Jonatah e Rafaela encontram tempo para jogar juntos