Topo

E3: Longe dos holofotes, "The Division" vira jogo 'de verdade'

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do Gamehall. em Los Angeles

10/06/2014 16h02

Campanhas de marketing que prometem mais do que os produtos podem entregar não são um fenômeno novo na indústria. Mas quem ficou decepcionado ao ver o “Watch Dogs” que chegou às lojas não ser tão bonito quanto o da E3 2012 provavelmente agora está mais cauteloso com trailers de anúncio.

Caso em questão: “Tom Clancy’s The Division”, da mesma Ubisoft de “Watch Dogs”, que promete entregar um mundo hiperrealista no formato de um MMO para PlayStation 4, Xbox One e PC. É difícil acreditar que o game, de mundo aberto e constantemente online, será tão bonito quanto seus trailers.

Mas, atrás de portas fechadas e longe das câmeras, o produtor Martin Hultberg mostrou ao UOL Jogos que, ao menos na demo limitada a um único cenário, a visão do game mostrada em seu material promocional já existe de fato. E é jogável.

Um shooter tradicional

Mecanicamente, “The Division” faz pouco para separar-se do resto das ofertas de seu gênero. Os tiroteios com cobertura lembram de uma dezenas de títulos entre “Gears of War” e “Tomb Raider”, por mais que as criativas armas e ‘gadgets’ lembrem mais o pouco apreciado “Fuse”, da Insomniac.

O jogo separa-se da concorrência em dois pontos. O primeiro, claro, é seu gênero - pois ele não é um shooter em terceira pessoa, mas sim um misto entre isso e um MMORPG.

O outro, ainda mais claro, é sua apresentação. O mapa e os menus holográficos; os efeitos de fumaça, água e luz nos cenários; as animações dos personagens… Em tempo real, tudo funciona conforme o prometido: de maneira assustadoramente bela.

ASSISTA AO TRAILER DE "THE DIVISION" DA E3 2014

  •  

Sistemas

Para Hultberg, forçar um jogador a selecionar uma classe para seu personagem no início da aventura é um erro. Por isso, “The Division” tem um sistema de progressão aberto, baseado em habilidades que podem ser modificadas, ao invés de em ‘árvores’ de evolução pré-estabelecidas.

DRONE VIA TABLET

Seguindo em frente com as últimas tendências, a Ubisoft incluirá em “The Division” um modo de conectividade entre consoles e tablets. Através dos dispositivos, jogadores poderão controlar um drone voador, capaz de ativar certas armadilhas ou marcar inimigos no mapa e, consequentemente, ajudar o resto da galera em seus esforços.

A ideia é permitir que os usuários incrementem e melhorem suas habilidades de acordo com suas afinidades.

Enquanto isso, elementos esperados de qualquer MMO atual estão também presentes no game. As ações dos jogadores afetam o cenário ao seu redor, tornando-o mais seguro ou visualmente diferente. Claro: fazer qualquer coisa rende pontos de experiência e, possivelmente, loot. Na demonstração, inclusive, Hultberg pegou uma mochila melhor para seu personagem, e a mudança no inventário foi refletida no visual do herói.

Com lançamento previsto para 2015, “Tom Clancy’s The Division” terá versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.