Topo

Indústria enterra de vez a geração do PS3 e Xbox 360 na E3 2014

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

10/06/2014 17h59

Quando os consoles de nova geração foram revelados na E3 2013, muitos ainda estavam céticos sobre se já valeria a pena adquirir os novos aparelhos da Sony e Microsoft. Afinal de contas, títulos exclusivos eram raros e estavam com lançamentos distantes e os games para ambas as gerações prometiam apenas algumas melhorias gráficas que não se sabia quão grandes seriam.

Depois de um ano - e de 7 milhões de PS4s e mais de 4 milhões de Xbox Ones vendidos - percebe-se uma clara diferença de tom na edição deste ano da maior feira de games do planeta. A E3 2014 marca quando a indústria pregou de vez o caixão da geração anterior.

Os consoles veteranos ainda receberam títulos, mas o PS4 e o Xbox One foram claramente os xodós da feira. Os três títulos matadores da Microsoft, "Killer Instinct", "Halo 5: Guardians" e "Sunset Overdrive" são apenas para o Xbox One. Sony seguiu um caminho similar com os exclusivos do PS4, "The Order: 1886", "LittleBigPlanet 3" e "Uncharted 4".

Nas third parties, a lista de títulos para nova geração é engrossada por "Assassin's Creed: Unity", "The Crew", "Rainbow Six: Siege", "Tom Clancy's The Division", "Mirror's Edge 2", "Star Wars: Battlefront", "Batman: Arkham Knight" e "The Witcher 3: Wild Hunt". Até mesmo "GTA V", antes a pérola exclusiva da geração anterior, vai desembarcar com visual aprimorado nos novos videogames.

O caixão pode estar pregado, mas ainda não está enterrado. O suporte à velha guarda continua em versões com gráficos mais modestos de "Far Cry 4", "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", "Mortal Kombat X", "Battlefield: Hardline", "Dragon Age: Inquisition", "Call of Duty: Advanced Warfare" e "Destiny". Jogos de esporte também tem suporte, mas é difícil negar que a indústria deu um recado claro para onde o futuro está se dirigindo e é de duvidar que ainda haverá algum grande lançamento para PS3 e Xbox 360 na e3 2015.