Topo

E3: Batman aprende novos golpes e Batmóvel brilha em "Arkham Knight"

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

12/06/2014 11h56

Um dos games mais divertidos da E3, “Batman: Arkham Knight” é uma verdadeira amostra de poder bruto dos consoles de nova geração PS4 e Xbox One.

Com gráficos incríveis, cheio de efeitos especiais e a promessa de uma Gotham City enorme para explorar (e algumas áreas do antigo “Arkham City”, inclusive), “Arkham Knight” é a produção mais ambiciosa do estúdio Rocksteady até o momento.

Ambientado um ano após os eventos de “City”, o game traz uma nova ameaça para Gotham na forma do vilão Espantalho, que obriga a cidade a ser evacuada. Essa é a razão pela qual Batman não vai encontrar pessoas andando nas ruas enquanto tenta salvar Gotham.

Novos truques, novos brinquedos

“Arkham Knight” é 20 vezes maior do que “Arkham Asylum”, mas na demo testada por UOL Jogos na E3 2014, a ação se passava em uma fábrica vinda de “City”, devidamente aprimorada graficamente, com efeitos de iluminação, chuva, partículas e texturas impecáveis.

Mas o maior destaque está nas novas mecânicas de jogo. A Rocksteady conseguiu incrementar um dos melhores sistemas de combate já feitos para games de ação. Agora, Batman pode efetuar os ‘Takedowns’ (aquelas execuções furtivas que apagam o inimigo com um só golpe) em sequência, limpando uma sala inteira cheia de oponentes em segundos, tudo registrado com enquadramentos cinematográficos.

Os chamados ‘Fear Takedown’ exigem habilidade, ‘timing’, precisão e atenção do jogador. Você começa se aproximando furtivamente da área, dá uma boa olhada nos inimigos e memoriza a posição de cada um. Então mergulha sobre a primeira vítima, derrubando o bandido inconsciente. Daí em diante, é preciso ser rápido para virar a câmera na direção do próximo alvo e apertar o botão para continuar a corrente de execuções, saltando sobre o próximo vilão e assim por diante.

CAVALEIRO DE ARKHAM

  • Divulgação

    Presença recorrente no jogo, o Arkham Knight é um vilão inédito, criado pela Rocksteady: uma espécie de versão militar do Homem-Morcego, com roupas camufladas e capacete cibernético, o cavaleiro comanda uma milícia no cerco de Gotham.

Batman só tem alguns segundos para aplicar esses golpes, antes que os adversários estejam alertas sobre a presença do Morcegão. É um aprimoramento do sistema de execuções e é muito satisfatório quando você consegue eliminar vários inimigos de uma só vez, principalmente porque a seqüência depende do jogador, não é algo automatizado.

Outra novidade é o Batmóvel. Segundo a Rocksteady, o game foi desenhado para que o veículo seja o epicentro da experiência, mas não se torne um “jogo de combate de carros”. O bólido pilotado por Batman lembra o Batmóvel dos filmes de Tim Burton quando está no modo ‘corrida' e o tanque tático dos filmes de Christopher Nolan quando entra no modo ‘combate’.

Essa transformação se dá ao segurar o gatilho esquerdo do controle. É uma animação suave, que não interrompe o jogo e que é bonita de se ver: a forma como as peças do carro se movem e trocam de lugar é um espetáculo que eu poderia repetir o dia inteiro.

VEJA O GAME EM AÇÃO COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

  •  

Dupla dinâmica

O Batmóvel se vira bem sem o jogador: basta apertar um botão de ombro para o veículo vir até Batman e outro toque leva o Homem-Morcego para dentro do carro. Quando você está trocando golpes com gangues de bandidos, pode usar o veículo à distância para disparar balas de borracha e finalizar os oponentes. E, por fim, com um sistema de controle remoto, Batman pode executar comandos no Batmóvel sem estar no mesmo local que o veículo.

Esse último elemento parece ser o ponto-chave na experiência de “Arkham Knight”. Na fase jogada na E3, várias vezes foi preciso alternar entre Batman e o veículo para conseguir avançar. Fosse derrubando estruturas com uma corrente, atirando para derrubar paredes que Batman não alcança ou içando elevadores, o Batmóvel é praticamente um segundo personagem, formando uma dupla dinâmica com Batman para solucionar os puzzles do jogo, lidar com inimigos ou explorar as ruas de Gotham City.

“Batman: Arkham Knight” sai em 2015 para PC, PS4 e Xbox One.