Topo

E3: Chuva de novos lutadores marca "Mortal Kombat X", conta criador do jogo

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do Gamehall, em Los Angeles

13/06/2014 13h47

Mesmo após vários tropeços em um período de poucos anos, a série “Mortal Kombat” nunca perdeu o amor dos fãs. Em 2011, a NetherRealm conseguiu recapturar a mística que cercava a marca nos tempos dos fliperamas com um reboot - e agora, com “Mortal Kombat X”, a proposta é expandir o sucesso não apenas com nostalgia, mas também novas ideias.

“Esse ‘X’ significa tantas coisas”, comentou Ed Boon, criador da série e diretor do novo game em entrevista exclusiva ao UOL Jogos. “Ele é o numeral romano para 10, por ser o décimo ‘Mortal Kombat’... Mas ele também marca a estreia da série na nova geração de consoles e as primeiras aparições de uma nova geração de combatentes”.

Além dos já confirmados anteriormente Scorpion e Sub-Zero, a lista de personagens jogáveis de “X” incluirá novas faces, como a mulher-inseto D’vorah, o combo entre garota e bruto Ferra/Torr, o misterioso Kotal Kahn e Cassie Cage, filha de Johnny Cage com Sonya.

“A maior novidade representada pelo ‘X’, porém, é o sistema de variações. Acredito que ele trará uma nova camada de estratégia à fórmula dos combates”, disse o diretor. E foi exatamente isso que observamos em nosso teste.

VEJA O EMPOLGANTE TRAILER DE "MKX" NA E3 2014

  •  

O triplo de personagens

Ed Boon ainda não confirma quantos personagens “Mortal Kombat X” terá no total - apesar de garantir que alguns deles terão formas ‘menos humanas’ ao ser questionado sobre Motaro -, mas já sabemos que não faltarão opções aos jogadores por causa do sistema de variações.

SANGUE NOVO

  • Divulgação

    Ed Boon não entrou em detalhes sobre quais lutadores estarão em “MKX”, mas garantiu que outras faces conhecidas aparecerão. “Ao mesmo tempo, porém, acho que esse será o jogo da série com mais personagens novos desde o ‘Mortal Kombat’ original”, afirmou.

Com ele, cada personagem tem três versões, e cada uma delas se especializa em habilidades diferentes. Sub-Zero, por exemplo, pode utilizar poderes defensivos, ou então criar clones de gelo.

“Antes, alguém diria que, por exemplo, o Scorpion é fraco contra o Sub-Zero. Hoje, dirão que Scorpion A é forte contra Sub-Zero C, e por aí vai. Acho que isso aumenta a quantidade de estratégias e opções disponíveis para os jogadores, e por isso renderá batalhas mais interessantes”, explicou Boon.

“Equilibrar o jogo com esse novo sistema é bem mais difícil, porque você tem três versões de cada personagem. Mas não estamos tendo problemas com isso”, garantiu. “Chamaremos os jogadores profissionais e contaremos com as opiniões deles na hora de decidir o equilíbrio do game”.

Influência interna

Na demo da E3, ainda mais evidente do que as diferenças estratégicas causadas pela existência de variações estava a influência de “Injustice” no jogo.

XYZ ...ALITY?

  • Divulgação

    “Haverá um ‘ality’ diferente, além do ‘fatality’”, confirmou Ed Boon, sem entrar em maiores detalhes. Sobre a possibilidade de ‘animality’ e outros retornarem, o diretor afirmou: “Normalmente, acrescentamos essas funções ao game no fim do desenvolvimento - e ainda não estamos nesse ponto. Então não descarto a chance deles voltarem”.

“Sempre escrevemos o que deu certo e o que deu errado, e do que os fãs gostaram em um game nosso para aproveitarmos as mesmas ideias depois”, explicou Boon.

Por causa desse costume, a NetherRealm incluiu e expandiu em “Mortal Kombat X” ideias como a dos ‘momentos raio-x’ de seu predecessor direto e a dos cenários interativos. Como no jogo de luta de heróis e vilões da DC, é possível utilizar elementos do fundo de cada estágio para atacar ou escapar de investidas inimigas.

Da mesma forma, a campanha para um jogador, que Ed Boon reconhece como “um dos modos favoritos dos fãs”, será “ainda maior e melhor” que “Injustice”.

Por fim, o diretor garantiu: a NetherRealm está trabalhando apenas nas versões de PlayStation 4, Xbox One e PC do game, enquanto um outro estúdio cuidará das conversões para PlayStation 3 e Xbox 360. O resultado do desenvolvimento veremos em 2015, quando “Mortal Kombat X” deverá ser lançado.

QUEM NUNCA?

  • Divulgação

    Ed Boon está ocupado com “Mortal Kombat X”, mas admite que “adoraria” trabalhar em um novo game de ação nos moldes do inesquecível “Shaolin Monks”. Esse deixou saudades...