E3: Chuva de novos lutadores marca "Mortal Kombat X", conta criador do jogo
Mesmo após vários tropeços em um período de poucos anos, a série “Mortal Kombat” nunca perdeu o amor dos fãs. Em 2011, a NetherRealm conseguiu recapturar a mística que cercava a marca nos tempos dos fliperamas com um reboot - e agora, com “Mortal Kombat X”, a proposta é expandir o sucesso não apenas com nostalgia, mas também novas ideias.
“Esse ‘X’ significa tantas coisas”, comentou Ed Boon, criador da série e diretor do novo game em entrevista exclusiva ao UOL Jogos. “Ele é o numeral romano para 10, por ser o décimo ‘Mortal Kombat’... Mas ele também marca a estreia da série na nova geração de consoles e as primeiras aparições de uma nova geração de combatentes”.
Além dos já confirmados anteriormente Scorpion e Sub-Zero, a lista de personagens jogáveis de “X” incluirá novas faces, como a mulher-inseto D’vorah, o combo entre garota e bruto Ferra/Torr, o misterioso Kotal Kahn e Cassie Cage, filha de Johnny Cage com Sonya.
“A maior novidade representada pelo ‘X’, porém, é o sistema de variações. Acredito que ele trará uma nova camada de estratégia à fórmula dos combates”, disse o diretor. E foi exatamente isso que observamos em nosso teste.
VEJA O EMPOLGANTE TRAILER DE "MKX" NA E3 2014
O triplo de personagens
Ed Boon ainda não confirma quantos personagens “Mortal Kombat X” terá no total - apesar de garantir que alguns deles terão formas ‘menos humanas’ ao ser questionado sobre Motaro -, mas já sabemos que não faltarão opções aos jogadores por causa do sistema de variações.
SANGUE NOVO
Ed Boon não entrou em detalhes sobre quais lutadores estarão em “MKX”, mas garantiu que outras faces conhecidas aparecerão. “Ao mesmo tempo, porém, acho que esse será o jogo da série com mais personagens novos desde o ‘Mortal Kombat’ original”, afirmou.
Com ele, cada personagem tem três versões, e cada uma delas se especializa em habilidades diferentes. Sub-Zero, por exemplo, pode utilizar poderes defensivos, ou então criar clones de gelo.
“Antes, alguém diria que, por exemplo, o Scorpion é fraco contra o Sub-Zero. Hoje, dirão que Scorpion A é forte contra Sub-Zero C, e por aí vai. Acho que isso aumenta a quantidade de estratégias e opções disponíveis para os jogadores, e por isso renderá batalhas mais interessantes”, explicou Boon.
“Equilibrar o jogo com esse novo sistema é bem mais difícil, porque você tem três versões de cada personagem. Mas não estamos tendo problemas com isso”, garantiu. “Chamaremos os jogadores profissionais e contaremos com as opiniões deles na hora de decidir o equilíbrio do game”.
Influência interna
Na demo da E3, ainda mais evidente do que as diferenças estratégicas causadas pela existência de variações estava a influência de “Injustice” no jogo.
XYZ ...ALITY?
“Haverá um ‘ality’ diferente, além do ‘fatality’”, confirmou Ed Boon, sem entrar em maiores detalhes. Sobre a possibilidade de ‘animality’ e outros retornarem, o diretor afirmou: “Normalmente, acrescentamos essas funções ao game no fim do desenvolvimento - e ainda não estamos nesse ponto. Então não descarto a chance deles voltarem”.
“Sempre escrevemos o que deu certo e o que deu errado, e do que os fãs gostaram em um game nosso para aproveitarmos as mesmas ideias depois”, explicou Boon.
Por causa desse costume, a NetherRealm incluiu e expandiu em “Mortal Kombat X” ideias como a dos ‘momentos raio-x’ de seu predecessor direto e a dos cenários interativos. Como no jogo de luta de heróis e vilões da DC, é possível utilizar elementos do fundo de cada estágio para atacar ou escapar de investidas inimigas.
Da mesma forma, a campanha para um jogador, que Ed Boon reconhece como “um dos modos favoritos dos fãs”, será “ainda maior e melhor” que “Injustice”.
Por fim, o diretor garantiu: a NetherRealm está trabalhando apenas nas versões de PlayStation 4, Xbox One e PC do game, enquanto um outro estúdio cuidará das conversões para PlayStation 3 e Xbox 360. O resultado do desenvolvimento veremos em 2015, quando “Mortal Kombat X” deverá ser lançado.
QUEM NUNCA?
Ed Boon está ocupado com “Mortal Kombat X”, mas admite que “adoraria” trabalhar em um novo game de ação nos moldes do inesquecível “Shaolin Monks”. Esse deixou saudades...
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