Topo

E3: "Sunset Overdrive" é aposta arriscada do Xbox One para o fim do ano

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

13/06/2014 19h10

Anunciado em 2013 junto com tantos outros games para Xbox One, “Sunset Overdrive” passou batido por muitos jogadores. Eis que, na E3 de 2014, o jogo é a principal atração do novo console da Microsoft, com muitas estações para jogar e publicidade pesada no evento californiano.

Criação mirabolante da Insomniac Games, “Sunset Overdrive” (“Resistance”, “Ratchet & Clank”), o game mistura elementos de tiroteio e ação. De forma rápida, as mecânicas de jogo parecem um cruzamento entre “Dead Rising”e “Jet Set Radio”.

A trama acontece em um futuro próximo, onde os jogadores precisam lidar com uma cidade infestada de mutantes viciados em bebidas energéticas. A cidade é grande e totalmente livre para exploração.

"Sunset Overdrive” conta com uma campanha solo e também com um modo multiplayer cooperativo para até oito jogadores. UOL Jogos testou ambas as modalidades na E3 2014.

Multiplas camadas

“Sunset Overdrive” é um jogo de tiro cheio de armas irreverentes (ursinhos de pelúcia explosivos e metralhadora de discos de vinil são alguns exemplos) e uma mecânica de movimento em trilhos onde o jogador se prende àsuperfície e desliza por ela (ou vai pendurado no melhor estilo “BioShock Infinite”).

É possível fazer várias manobras e ir saltando de uma linha ou plataforma para outra, se mantendo em movimento e longe do alcance dos mutantes. Se preferir, dá para brigar no chão, trocando golpes com os monstros, mas é uma estratégia arriscada: você vai acabar cercado por todos os lados e será destroçado pelos inimigos. “Overdrive" não foi feito para jogar assim.

Os mutantes se apresentam em várias formas e tamanhos, alguns com poderes especiais que fazem com que exploram antes de morrer, por exemplo. Outros, chefões, são enormes e dão bastante trabalho por serem imunes aos disparos exceto em pontos específicos.

A amostra da campanha solo deu a impressão de um jogo divertido e colorido, que vai agradar quem curte a pancadaria descerebrada de “Dead Rising 3”. Mas é no modo multiplayer que “Sunset Overdrive” brilha mais forte.

Ao entrar em uma cabine telefônica, você acessa os mapas multiplayer disponíveis. São sempre duas opções, que uma vez batidas, são trocadas pelas próximas duas, até chegar ao estágio final.

Você pode personalizar seu herói do modo multiplayer em vários detalhes, criando tipos únicos e engraçados.

As partidas para até oito pessoas envolvem defender toneis de drinks energéticos do ataque de hordas mutantes sedentas. É preciso lutar, atirar e permanecer em movimento, correndo para conter o avanço dos mutantes. Os heróis também contam com armadilhas que ajudam a segurar os monstros e manter alto o nível dos energéticos.

É como o modo Horda de “Gears of War”, mas com menos variedade de máquinas para suporte e mais jogadores em ação. E claro, armas insanas e um visual caricato.

ASSISTA AO TRAILER LEGENDADO DE "SUNSET OVERDRIVE"

  •  

Irreverente e arriscado

“Sunset Overdrive” parece um ótimo jogo. Divertido e irreverente, com um visual colorido que foge das convenções dos shooters atuais, éuma nova franquia de um estúdio competente. E também ébem diferente do que se imaginaria ser a principal aposta do Xbox One para o fim do ano.

Será que os jogadores que tanto reclamam das continuações e dos 'shooters genéricos’ e ‘mais do mesmo’ vão abraçar “Sunset Overdrive” quando chegar ao Xbox One?

Games ousados e diferentes da fórmula “Call of Duty”e dos cenários cinzentos e sóbrios dos jogos “maduros" costumam encontrar vendas fracas no lançamento. Tomara que não seja o caso com “Sunset”e que isso estimule os desenvolvedores a pensar a nova geração de forma distinta dos jogos do passado.