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Nintendo aposta em integração entre bonecos e games para fugir da crise

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

20/06/2014 19h30

Enquanto a Sony e Microsoft desfrutam de um bom momento de seus consoles recém-lançados, o mesmo não pode ser dito da Nintendo, que tem passado por uma crise.

Há três anos a Nintendo fecha o balancete no vermelho, mesmo com boas vendas do 3DS e seus jogos, mas amarga períodos complicados com o Wii U, o console de mesa mais recente da casa.

Mas a empresa de Mario e companhia parece estar de olho no mercado e pensando em formas de sair desse buraco, sendo a maior aposta o Amiibo, uma linha de bonecos com tecnologia NFC (Near Field Communication) que vai interagir com diversos games da empresa, como "Super Smash Bros." e "Mario Kart 8".

A aposta da Nintendo tem fundamento: tanto a Activision quanto a Disney lançaram games com a mesma proposta e os resultados são muito animadores.

Em janeiro passado a Disney revelou que "Disney Infinity" vendeu mais de 3 milhões de unidades em 2013. Já a série "Skylanders", pioneira nesse mercado, garantiu mais de US$ 2 bilhões em vendas para a Activision no mesmo período.

A ideia da Nintendo para os Amiibos, claro, é que esses bonecos tragam uma boa receita para seus cofres, mas será que a popularidade de seus personagens vai conseguir se sobressair à concorrência? Tanto a Disney quanto a Activision estão há mais tempo no mercado e já contam com um público fiel.

A Activision trouxe a série "Skylanders" em 2011 e já vendeu mais de 30 milhões de bonecos. Já "Disney Infinity" conta com o carisma de personagens de filmes como "Monstros S.A", "Os Incríveis" e "Piratas do Caribe" e no final do ano trará os personagens da Marvel para engrossar esse caldo.

As apostas são altas e os concorrentes estão espertos no movimento da Big N nesse mercado. Tanto que a equipe de UOL Jogos se reuniu e discutiu se a chegada da Nintendo no mercado dos bonecos eletrônicos para games é uma boa aposta e você pode acompanhar a discussão no vídeo logo abaixo:

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Como funciona?

A ideia dos Amiibos, não é muito diferente de seus concorrentes. Quando você aproxima o boneco da região NFC do GamePad do Wii U, logo abaixo do direcional digital, o videogame lê as informações guardadas nele. Essas informações podem ser o nível de poder daquele personagem ou simplesmente adicionar novas habilidades para serem usadas em jogo.

Na série "Skylanders", por exemplo, um bonequinho usado no primeiro jogo pode evoluir ficar ainda mais forte no jogo seguinte, " Skylanders Giants " e assim por diante, através das várias edições da série.

A proposta da Nintendo é levar os Amiibos para muitos outros jogos. Até agora a Big N confirmou que eles vão funcionar com os novos "Super Smash Bros." de Wii U e 3DS, "Mario Kart 8", " Yoshi's Woolly World", " Captain Toad: Treasure Tracker" e "Mario Party 10". E o melhor: a experiência acumulada em um jogo será levada para outro.

Com isso, a ideia da Nintendo parece ser mais interessante que seus concorrentes, já que os bonecos de "Skylanders" e "Disney Infinity" não podem ser usados em outros jogos das respectivas companhias.

Talvez os Amiibos sejam o coelho na cartola que a Nintendo precisa ter para alavancar as vendas do Wii U e, talvez, sair dessa maré de má sorte dos últimos anos.