Topo

Jogamos: "PES 2015" retorna às origens da série, mas segue abaixo de "FIFA"

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

25/06/2014 10h01

“Pro Evolution Soccer 2015” vai, literalmente, para o tudo ou nada: após uma versão que foi fracasso em crítica e vendas, a Konami aposta em um retorno às origens com o próximo “PES”, que promete ser uma experiência mais próxima às raízes da série, que remontam dos bons tempos do “Winning Eleven”.

UOL Jogos testou uma versão provisória de “Pro Evolution Soccer 2015” durante a E3, em Los Angeles, e aproveitou para conversar com Yoshikatsu Ogihara e Naoya Hatsumi, da PES Productions. Dentre os assuntos, desde o que deu errado na versão passada até as novidades de “PES 2015”.

Para a PES Productions, “PES 2014” deu um enfoque excessivo ao realismo, distanciando-se das origens da franquia. Por isso, o jogo vai retomar controles mais simples e um tom mais divertido, ainda que sem descuidar da fidelidade ao futebol real: “Queremos que uma partida de dez minutos reproduza todas as emoções de um jogo de verdade, de 90 minutos”, explica Ogihara.

A essa altura, PES Productions e Konami sabem que “FIFA” tomou de vez a dianteira: “Nós enxergamos o futebol sob uma perspectiva japonesa, enquanto a visão da EA Sports é diferente, mais ocidental”, teoriza Hatsumi.

Por conta disso, a PES Productions agora possui um braço na Inglaterra: o estúdio auxilia no desenvolvimento de diversos aspectos de “PES 2015”, do game design à localização. “Ter uma presença na Europa, onde o futebol é tão popular, não apenas nos ajuda no desenvolvimento, mas também a tornar ‘PES’ uma franquia global”, diz Hatsumi.

Dentre as novidades anunciadas até o momento, “Pro Evolution Soccer 2015” introduz o que a PES Productions chama de Team Concept, recurso cujo objetivo é tornar táticas e estratégias mais realistas na prática, sejam estas baseadas em lançamentos, ataque total, postura defensiva ou em jogar pelos lados do campo.

Mão na massa

O UOL Jogos experimentou pelo menos meia dúzia de partidas em uma versão que, segundo a Konami, em termos de gameplay, está 80% pronta. Em se tratando de um game de futebol é pouco para tirar conclusões, mas a primeira impressão é de um jogo bem melhor quando comparado a “PES 2014” – o que não é lá um feito tão grande assim, cá entre nós.

Infelizmente, em todas as partidas que joguei o goleiro falhou feio pelo menos uma vez, um problema crônico quando se trata de “PES” e que, entra ano sai ano, entre promessas de resolução da Konami, continua a atormentar os jogadores. Questionado sobre isso, Ogihara tentou se explicar: “Nas versões anteriores o goleiro reagia após um chute; no ‘PES 15’, o goleiro vai tentar prever o que vai acontecer antes mesmo do chute e agir de forma proativa. É algo no qual ainda estamos trabalhando, fazendo ajustes etc”.

ASSISTA AO PRIMEIRO TRAILER DE "PES 2015"

  •  

A versão que jogamos foi a de PS4, que mostra um upgrade visual muito bem-vindo para a série, mas lado a lado com “FIFA 15”, “PES” ainda segue bem abaixo. Pra falar a verdade, a distância entre ambas as séries, em todos os sentidos, é cada vez maior. Parece que, novamente, a EA Sports saiu na dianteira como referência em termos de futebol para uma nova geração de videogames.

Para quem ainda tem PS3 ou Xbox 360, PES Productions e Konami prometem uma experiência similar à das versões next gen. É uma promessa que teremos que ver na prática como vai se sair.

Perguntados sobre novidades em relação a Libertadores ou se a versão para PC será parelha às de PS4 e Xbox One, a PES Productions despistou, sinalizando futuros anúncios sobre tais assuntos.

Sem data definida para chegar em 2014, “Pro Evolution Soccer 2015” terá versões para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.