Topo

Satoru Iwata é reeleito presidente da Nintendo

do Gamehall

27/06/2014 12h52

Mesmo com o terceiro ano seguido de prejuízo da empresa, Satoru Iwata foi reeleito presidente da Nintendo por seus acionistas. O executivo está na posição desde 2002.

Nos últimos meses, Iwata tem sofrido muitas críticas em relação ao desempenho dos novos consoles da empresa, em especial o Wii U, que de novembro de 2012 a março deste ano havia vendido apenas 6 milhões de unidades. Na época, Iwata se desculpou pela fraca performance da empresa.

Ainda assim, os últimos 12 anos sob a liderança de Iwata também trouxeram o maior lucro para a Nintendo, com as vendas do Wii e as versões do portátil Nintendo DS - que por pouco não alcançou o PlayStation 2 como console mais vendido de todos os tempos. As marés também parecem estar mudando em relação ao Wii U, cujas vendas quadruplicaram após o lançamento de "Mario Kart 8".

A reeleição ocorreu durante o encontro anual de acionistas da Nintendo, evento do qual Iwata não pôde participar por motivos de saúde: O executivo está se recuperando de uma cirurgia, razão pela qual ele não esteve presente na edição deste ano da feira E3.

Mesmo com um histórico centenário - a companhia foi fundada em 1889 -, Iwata é apenas o quarto presidente da Nintendo e sucedeu Hiroshi Yamauchi, que comandou a empresa entre 1949 e 2002 e foi responsável por fazê-la entrar no mercado de videogames.

  • Satoru Iwata segue como presidente da Nintendo e investe nos bonequinhos Amiibos como uma das ideias para ajudar a empresa a voltar a lucrar