Topo

Conheça os games de corrida que vão queimar o asfalto virtual em 2014

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

30/06/2014 17h27

Queimar o asfalto, fazer curvas a mais de 100 km/h, chegar ao pódio e estourar uma champanhe. Corridas de carros, além de trazerem bólidos que povoam os sonhos de fãs do automobilismo, realizam o desejo de superar os limites e o controle de um monstro de metal nas condições mais adversas – e os videogames buscam trazer essas emoções no conforto de seu lar.

Para esse ano esse sonho parece ser reduzido - entre julho e dezembro apenas quatro games do gênero estão programados para chegar aos consoles e computadores – mas isso não significa que são opções fracas.

Para ajudá-lo a ficar de olho nos games de corrida que chegam até o final do ano, UOL Jogos listou os games do gênero que chegam até o final do ano e alguns que já deram as caras que valem a pena ser relembrados.

A Slightly Mad Studios desenvolveu games como "Need For Speed: Shift" e "Shift 2: Unleased" e agora quer trazer o máximo do realismo para o mundo dos videogames. "Project CARS" é um game financiado por fãs, está em desenvolvimento desde 2012 e conta com opiniões diversas dos jogadores, que podem testar versões preliminares do game.

As categorias também prometem ser bastante variadas indo do turismo de "Forza Motorsport" e "Gran Turismo", até karts, máquinas clássicas e veículos de Fórmula-1 – inclusive com a Lotus 98T de Ayrton Senna. O mesmo pode ser dito sobre os modos de jogo, que contará com campanha solo, cooperativa e competitiva online.

De acordo com os detalhes vazados por fãs envolvidos no desenvolvimento do game "Project CARS" terá mais de 130 carros e 20 pistas reais, tudo isso em busca de fazer um dos simuladores mais bacanas. O jogo está programado para chegar às lojas em novembro em versões para PC, Wii U, Xbox One e PlayStation 4.

ASSISTA AO TRAILER DE "PROJECT CARS"

  •  

Se esse ano não vai ter "Need For Speed" não tem problema, pois "Forza Horizon 2" vai ser o substituto perfeito para os donos do Xbox One e Xbox 360– pelo menos é isso o que afirma o estúdio PlayGround Games.

Aqui a física e detalhes minuciosos ficam em segundo plano, pois o que realmente importa em "Forza Horizon 2" é a emoção de correr em um mundo aberto em altas velocidades e com o som no último volume. Para fazer o asfalto queimar, serão mais de 200 carros disponíveis para o jogador e o cenário agora é o mediterrâneo e sul da Europa, com direito até a mudanças climáticas, que ficaram de fora em "Forza 5".

Mesmo tendo uma versão para X360, "Horizon 2" é mais um game feito com atenção redobrada na nova geração e promete detalhes que nem em sonhos seriam possíveis. Mas o que mais empolga mesmo é o retorno do sistema Drivatar, que simula os hábitos e habilidades de seus amigos durante o jogo, dando mais realismo e dinâmica para quem joga sozinho na sala de casa.

O difícil mesmo vai ser esperar até o fim de setembro para colocar o cinto de segurança e correr como o vento.

A Ubisoft é conhecida por seu know-how dos mundos abertos. Jogos como "Assassin's Creed", "Far Cry" e "Watch Dogs" são repletos de coisas para serem feitas e lugares para serem visitados.

CORRENDO POR FORA

Se o final do ano promete, vale a pena lembrar que já estão disponíveis pelo menos dois jogaços de corrida: "Mario Kart 8" e "Grid: Autosport". De um lado o jogo magistral da Nintendo que acerta a mão trazendo diversão e nostalgia para os donos do Wii U. Do outro, um belo jogo de corrida que traz dezenas de carros e pistas, ciclo de dia e noite e o melhor: para PS3 e X360. Ambos os jogos são tão bons que valem a pena jogá-los enquanto você espera pelos novos competidores.

E a promessa da empresa é levar essa experiência para os jogos de corrida em "The Crew", que está programado para chegar às lojas em novembro.

Após oito anos em desenvolvimento, "The Crew" promete ser um game de proporções gigantescas que se passará numa versão reduzida dos EUA, com quase 12 mil quilômetros de estrada e 15 cidades (seis delas com tamanho comparável ao da Liberty City de "GTA IV"). A Ubisoft tem orgulho em dizer que para dirigir de uma costa a outra do país os jogadores terão de gastar uma hora e meia com o pé no acelerador.

Mas a pegada de "The Crew" é reunir amigos em uma 'gangue' para realizar tarefas em conjunto e vencer oponentes em vários pontos do enorme mapa do jogo. A lista de carros, por outro lado, pode parecer pequena (até agora foram revelados apenas 22 veículos), porém a Ubisoft promete centenas de milhares de configurações. Resta saber se isso será o suficiente para saciar as vontades dos fãs de velocidade.

ASSISTA AO TRAILER DE "THE CREW" NA E3 2014

  •  

Um dos jogos que era esperado para chegar ao lançamento do PlayStation 4, depois adiado para o primeiro trimestre e novamente adiado para o final do ano, parece que finalmente chegará às lojas - o lançamento está marcado para dia 7 de outubro. Talvez a demora valha a pena: segundo os desenvolvedores, "DriveClub" passou por diversas melhorias, indo da física aos controles e até mesmo os desafios para tornar o game mais social.

A verdade é que o game do estúdio da Evolution, o mesmo de "MotorStorm", tem um desafio enorme, já que a concorrência de "Forza Motorsport 5", "Gran Turismo 6" e "The Crew" é bem evidente. Os 55 carros e 50 traçados podem não ser números de saltar aos olhos, porém este é o game que promete trazer desafios a cada volta, a cada curva.

Em "Driveclub" não basta chegar em primeiro lugar após uma corrida: você tem desafios contra amigos que vão desde a volta mais rápida até a melhor tangência em uma curva ou melhor derrapagem. Assim como "The Crew", você poderá criar clubes para desafiar outros jogadores ao redor do globo – e essa pode ser a chance de mostrar para o mundo que os inúmeros atrasos realmente valeram a pena