Topo

"Civilization: Beyond Earth" terá líder militar brasileiro

Théo Azevedo e Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

08/07/2014 12h01

Anunciado pouco antes da E3 desse ano, "Civilization: Beyond Earth" vai levar jogadores para novos planetas para criarem suas próprias civilizações. Assim como em outros games da série, o jogador terá que escolher um líder para essa tarefa e um deles será da América do Sul.

Rejinaldo Leonardo Pedro Bolivar de Alencar-Araripe, com esse nome longo e pomposo, é o líder de Brasilia, uma das oito facções que patrocinam a exploração espacial no jogo e também conhecida como "The Organization of South American States" (Organização dos Estados Sul-Americanos, em tradução livre).

Tido como um dos principais soldados do hemisfério oeste, o líder de de Brasilia é forte na área militar, saúde e produção, porém diplomacia e crescimento são áreas com os quais ele não tem muita familiaridade.

"Rejinaldo começou como um soldado, mas eventualmente cresceu e se tornou um oficial. Ao longo de sua carreira, ele se tornou ao mesmo tempo um líder militar de sucesso e um teórico profundo. Suas anotações que aparecem no jogo fazem parte de seu trabalho chamado 'Princípios da Guerra Moderna', que é o escrito militar mais abrangente desde von Clauswitz em 'On War'", explicam os designers do jogo, Will Miller e David McDonough em entrevista ao UOL Jogos.

De acordo eles, a Brasilia de "Beyond Earth" foi uma das nações mais envolvidas no processo de pacificação após os eventos do "Grande Erro".

"Brasilia foi gravemente afetada pelo aumento do nível do mar que alagou a Amazônia. Mas isso abriu o interior da região para o comércio e acabou se mostrando não tão grave quanto para outras facções" explicou a dupla de designers.

A região também é uma potência na exploração espacial, "por estar na região equatorial, Brasilia pode facilmente lançar foguetes e foi a primeira nação a enviar uma expedição de colonização a um planeta próximo", diz a dupla.

REJINALDO COM "J" MESMO

Não, não é um erro de ortografia. Rejinaldo Bolivar de Alencar-Araripe é escrito com jota mesmo. Segundo os produtores essa grafia é um dos traços hispânicos do líder de Brasilia, que foi formada com a união dos países sul-americanos, resultando num mix de culturas e línguas.

ASSISTA AO TRAILER DE ANÚNCIO DE "BEYOND EARTH"

  •  

Espaço: a fronteira final

Um novo começo para a humanidade. Essa é a premissa de "Civilization: Beyond Earth", novo jogo da clássica série de estratégia por turnos assinada por Sid Meier, que deve chegar às prateleiras (físicas e virtuais) em 24 de outubro, exclusivamente para PC.

Pela primeira vez na franquia o jogo não começará nos primórdios de uma civilização até chegar ao presente, mas partirá da atualidade e mergulhará no futuro da humanidade, forçada a abandonar a Terra e buscar abrigo em um novo mundo, em consequência a uma série de eventos catastróficos.

No novo mundo, as facções poderão seguir três caminhos principais, baseados em suas ideologias e crenças: abraçar o novo planeta e suas características, aprimorar a sociedade baseada em máquinas e robôs, ou espelhar-se nas sociedades passadas da Terra original.