Topo

Com dificuldade para emplacar no Japão, PS4 fica atrás do Wii U

Do UOL, em São Paulo

08/07/2014 11h36

Lançado em fevereiro no Japão, o PlayStation 4 não teve a mesma recepção e popularidade dos consoles anteriores da família PlayStation na Terra do Sol Nascente.

De acordo com a editora nipônica Enterbrain (da tradicional revista Famitsu), o console da Sony teve um impacto mínimo no mercado japonês, ficando atrás em popularidade de plataformas como o Wii U, da Nintendo, e o portátil PS Vita.

A marca PlayStation sempre foi sucesso de vendas no Japão, tanto nas plataformas domésticas (PS1, PS2, PS3) quanto portáteis (PSP, PS Vita). O novo console, porém, ainda não emplacou por lá.

Lançado no Japão vários meses depois de chegar ao Ocidente (inclusive ao Brasil), o PS4 passa por um momento de vendas mornas: o instituto Media Create aponta que há mais de dois meses, o PlayStation 4 não conseguiu vender mais de 10 mil unidades por semana no Japão.

Sem crescimento

A Enterbrain informa que a venda de consoles no Japão passou de ¥ 663,9 milhões na primeira metade de 2013 para ¥ 706,3 milhões no mesmo período em 2014.

De forma geral, o mercado japonês de videogames não mostra sinais de crescimento, aponta o site Gamesindustry: foram arrecadados US$ 1,685 bilhões no primeiro semestre de 2014, apenas US$ 2 milhões a mais do que na mesma época no ano passado.