Topo

Finais de "League of Legends" em São Paulo viram programa para a família

Pedro Henrique Lutti Lippe e Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

20/07/2014 10h22

Estão acontecendo neste fim de semana em São Paulo as finais do Circuito Brasileiro de "League of Legends", o game online mais jogado no mundo. E não se diverte apenas quem está jogando: como em um show, fãs pagam ingresso para assistir às competições, e vibram como fariam em uma partida de futebol.

Divididas em dois dias, as partidas de quartas-de-final e semifinal disputadas pelas 8 melhores equipes do país fizeram os fãs comparecerem em massa ao Espaço das Américas. Foram 2,4 mil espectadores pagantes ontem, e o número deve se repetir hoje (20), já que todos os ingressos disponíveis foram vendidos - e não necessariamente todos para o público esperado de um evento de games.

"A adrenalina é a mesma de um estádio de futebol, mas a galera é mais tranquila", explicou Wilson Bravo, 44, que veio da cidade de São Bernardo do Campo para acompanhar e conhecer o passatempo do filho mais velho. Ao lado do pai, sentada em um lugar privilegiado na plateia, Camila Bravo, 8, parecia divertir-se muito com as disputas. "Eu nunca joguei, mas depois de hoje vou começar", garantiu.

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Wilson diverte-se com seus filhos acompanhando as disputas de "LoL"

Todos participam

Dentre os jogadores dos melhores times de "LoL" do Brasil não há nenhuma garota - mas o mesmo não pode ser dito do público que veio acompanhá-los. "Acho que deveria ter alguma mulher entre os melhores. Mas, se não tem, é porque a proporção de mulheres para homens que jogam ainda é muito diferente", opina Kethelin Parra, 16, que visitou um evento de eSport pela primeira vez ao lado de um amiga - ambas jogadoras.

A GRANDE FINAL

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Após as disputas em São Paulo determinarem os dois melhores times de "League of Legends" no Brasil, a grande final do Circuito será disputada no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, dia 26 de julho.

De acordo com Roberto Iervolino, gerente geral da produtora Riot Games no Brasil, não há discriminação de gênero ou raça no regulamento de suas competições oficiais, mas ainda existem mais homens jogando do que mulheres. "Em números publicados há alguns anos, vimos que há 1 mulher para cada 9 homens jogando 'LoL' pelo mundo. Mas estamos tendo cada vez mais mulheres, e espero que tenhamos profissionais do gênero em breve", explicou.

"Mas não jogar não significa não participar do 'League'", disse o executivo. "Sei que existem pessoas que não jogam, mas mesmo assim fazem cosplay, vão para os eventos, postam nos fóruns - e acho isso tudo muito válido. Essas pessoas também fazem parte da comunidade".

Assim, não há dúvidas de que Diana Zambrozuski, 17, faz parte da comunidade. "Gosto muito de 'LoL', e esse não é o primeiro evento do jogo que visito", diz, vestida como Zyra, uma das personagens do game. Além de jogar em nível avançado, ela viaja para acompanhar os campeonatos, sendo da cidade de Osório, no Rio Grande do Sul.

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Fantasiada, Diana veio do Rio Grande do Sul para prestigiar seu game favorito

Espaço dos fãs

Outra 'cosplayer', Renata Melo, 23, elogiou bastante a estrutura do campeonato, dizendo que, como fã, sentia-se bem recebida no espaço. E isso garante que ela dedique ainda mais de seu tempo ao game. "No total, demorei uns seis meses para fazer essa fantasia que estou vestindo", revelou, com bom humor. "Meu namorado ajudou. Ele que fez a cauda, que precisa de uns arames para ficar certa. Mas como ele não joga, resolvi trazer meu irmão comigo ao invés dele".

Clara Ferreira, 16, foi mais piedosa. Ela fez questão de trazer o namorado, Laerte Neto, 17, que atua como seu suporte no "LoL". "Jogamos sempre com dois computadores lado a lado", disse ela. O casal de Campinas revelou ter o costume de assistir às partidas do cenário competitivo pela internet, mas que acompanhar ao vivo é mais envolvente por causa da energia do público. "O mais legal disso tudo é que aqui tem um monte de gente do nosso grupo - que joga, que conhece as coisas que conhecemos, com quem temos contato. São pessoas com quem compartilhamos algo que fazemos todos os dias", explicou Clara.

A fase semifinal do Circuito Brasileiro de "League of Legends" acontece hoje (20) também no Espaço das Américas, em São Paulo. Quem não tem ingresso mas quiser assistir pode fazê-lo pelo site oficial do torneio, que vai transmitir todas as partidas via streaming.

Finais Regionais do Campeonato Brasileiro de "LoL"
Quando: Dias 19 e 20 de julho.
Onde: Espaço das Américas. Rua Tagipurú, nº 795 - Barra Funda, São Paulo - SP.
Site oficial: aqui.