Topo

Lutador icônico de "Street Fighter", Ryu completa 50 anos

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 15h50

Para muitos, o carateca Ryu é o protagonista de "Street Fighter". Presente em todos os games da série principal, o lutador completa 50 anos hoje: de acordo com a Capcom, a data de nascimento de Ryu é 21 de julho de 1964.

O canceriano Ryu estreou no "Street Fighter" original em 1987. O jogo de fliperama fez sucesso apesar do estranho sistema de controle original: a força dos golpes era determinada pela pressão aplicada pelo jogador nos botões, o que resultou em muitos controles quebrados. Posteriormente, o game ganhou gabinetes com controles mais tradicionais.

O sucesso veio mesmo com "Street Fighter II", game que definiu o gênero de luta e iniciou uma febre de fliperamas no mundo inteiro em 1991. O jogo também foi um dos motores do sucesso do Super Nintendo. Ryu estava lá, na capa do game, sendo nocauteado pelo brasileiro Blanka.

  • Divulgação

    Mesmo aos 50 anos de idade, Ryu segue presente em cada novo "Street Fighter", sempre pronto para receber os lutadores calouros, como Decapre em "Ultra Street Fighter IV"

Disparando hadoukens e shoryukens, Ryu também marcou presença em alguns dos jogos derivados da série, como "Super Puzzle Fighters" e títulos como "Marvel vs. Capcom", "SNK vs. Capcom" e "Tatsunoko vs. Capcom".

Ryu aparece inclusive no infame filme de "Street Fighter" de 1994 estrelado por Jean Claude Van Damme. No filme, o carateca é representado mais como um malandro do que como um mestre das artes marciais e é interpretado pelo ator chinês Byron Mann (que apareceu na série "Arrow" como o herói oriental Yao Fei).