Topo

Riot passará a banir jogadores 'tóxicos' de "League of Legends" nos EUA

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 15h00

A partir desta terça-feira (22), a Riot Games testará nos servidores americanos de "League of Legends" um novo sistema de moderação de usuários que poderá resultar em banimentos temporários ou permanentes para jogadores considerados 'tóxicos'.

O adjetivo, bastante usado em comunidades de MOBAs, descreve usuários que têm um comportamento negativo durante partidas. Ele engloba desde jogadores que prejudiquem seu time propositalmente até outros que abusem verbalmente de aliados ou oponentes.

No Twitter e no Reddit, Jeffrey "Lyte" Lin, responsável pelo design dos sistemas sociais de "LoL", revelou detalhes do sistema: "Jogadores que demonstrarem altos níveis de toxicidade serão instantaneamente banidos por 14 dias ou permanentemente".

Segundo Lin, todos os casos de banimentos permanentes serão revisados manualmente pela Riot. "No passado, evitamos nomear e acusar jogadores publicamente. Mas percebemos que ser transparante é importante para nossa comunidade. Assim, jogadores que contestarem seus banimentos terão os históricos de conversa que o levaram à punição publicados para revisão", explicou.

ASSISTA AO NOVO TRAILER DE "LEAGUE OF LEGENDS"

  •  

E no Brasil?

Por ora, as medidas serão aplicadas apenas nos servidores americanos. A Riot diz que existe a possibilidade de o sistema ser implementado também no Brasil, mas apenas após os testes iniciais serem realizados e estudados.

Falando ao UOL Jogos, Roberto Iervolino, gerente geral da Riot no Brasil, revelou que está contratando uma equipe para cuidar do comportamento da base de usuários. "Temos um time assim na Riot central, mas decidimos também ter um time brasileiro. Estamos procurando pessoas com um perfil complexo, que misturem psicologia com análise de dados. Enfim: estamos correndo atrás disso".

No início dos servidores brasileiros, jogadores podiam julgar outros através do sistema de tribunal - que foi desativado indefinidamente. "O tribunal foi um aprendizado para nós. Ela era uma boa solução, mas que não escalou tão bem quando o volume de jogadores aumentou. Mas estamos revendo o tribunal, e também implementando um sistema de suspensão automática de chat para jogadores 'tóxicos'", explicou Iervolino.