Topo

Sangue novo: veja mais de 30 jogos que vão estrear em breve

Victor Ferreira

do Gamehall

22/07/2014 14h46

“Batman: Arkham Knight”, “The Witcher 3”, “Uncharted 4”... Estes são apenas alguns dos títulos de séries estabelecidas e populares que chegarão ao PC e consoles nos próximos meses.

Porém, agora que há novos consoles no mercado, não há melhor hora para produtoras - grandes ou pequenas - fazerem suas apostas em busca de novos sucessos e criadores de tendências como “Gears of War” e “Uncharted” foram para o Xbox 360 e PlayStation 3.

De projetos ambiciosos até jogos que apelam para sua nostalgia, aqui estão alguns exemplos do que pode - ou não - representar o que a indústria de games oferecerá daqui para frente:

Destiny
Lançamento:
9 de setembro
Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

Um dos maiores projetos na história da indústria de games, “Destiny” é o novo jogo do Bungie Studios (responsável por séries como “Myth” e “Halo”), em conjunto com a gigante Activision (“Call of Duty”).

Misturando elementos de shooters e RPGs online, o jogo se passa no futuro distante, em que a humanidade conquistou o Sistema Solar, formando uma civilização que foi subitamente destruída. Neste futuro pós-apocalíptico, jogadores controlarão os chamados Guardiões, guerreiros que vivem na última cidade da Terra.

“Destiny” terá diversos mundos a se explorar, com uma série de atividades a completar com outros usuários - seja cooperativa ou competitivamente. A Bungie tem um projeto de dez anos envolvendo a franquia, e segundo o CEO da Activision, Bobby Kotick, US$ 500 milhões foram investidos no projeto.

Assim como os títulos anteriores do estúdio, “Destiny” terá opção de menus e dublagem em português do Brasil.

Middle-Earth: Shadow of Mordor
Lançamento:
7 de outubro
Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

Com a promessa de ser um dos grandes novos jogos do ano, “Shadow of Mordor” é a mais nova franquia baseada no cultuado mundo criado por J.R.R. Tolkien, ocorrendo entre os eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Aneis”.

No jogo, o protagonista é Talion, um membro das forças de Gondor que protege o Portão Negro de Mordor. Após um ataque, o batalhão do herói é morto pelas forças de Sauron, e Talion, agora com poderes similares aos dos Nâzgul, começa uma jornada em busca de vingança.

Com um mundo aberto à sua disposição, o jogo combina a movimentação e verticalidade de “Assassin’s Creed” com o combate da série “Batman: Arkham”, com a adição de espadas e golpes mágicos. Mas a maior inovação de “Shadow of Mordor” parece ser o sistema Nemesis, que gera chefes Orcs diferentes, cada um com suas habilidades e fraquezas especiais.

O game oferece algumas opções de como lidar com este inimigos mais significativos: É possível matá-lo ou dominá-lo, dando a opção de usar suas forças como aliados. Também é possível que estes inimigos fujam da batalha. De acordo com a produtora Monolith, qualquer um destes resultados altera radicalmente a estrutura de poder do grupo.

De acordo com a Monolith, o sistema Nemesis estará presente nas versões Xbox 360 e PlayStation 3, mas com funcionalidade e alcance reduzidos.

VEJA O SISTEMA NEMESIS DE "SHADOW OF MORDOR"

  •  

The Evil Within
Lançamento:
14 de outubro
Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

Para quem achou os últimos títulos da franquia “Resident Evil” abaixo das expectativas, é possível nutrir esperanças pelo mais novo projeto do criador da série, Shinji Mikami: “The Evil Within”, desenvolvido pelo estúdio Tango Gameworks e distribuído pela Bethesda.

O game tem o detetive Sebastian Castellanos como personagem central, que após investigar o desaparecimento de policiais em um hospício, acaba acordando em um mundo tomado por criaturas monstruosas.

“The Evil Within” pretende balancear a sensação de insegurança e terror de antigos clássicos dos survival horror - como os primeiros “Resident Evil” e “Silent Hill” - com o combate similar ao de “Resident Evil 4”, com diferentes armas e upgrades, mas com um viés mais estratégico: Para eliminar os zumbis permanentemente, por exemplo, é preciso não apenas mandar bala nas criaturas, como também queimar seus restos mortais.

Ainda assim, como Sebastian pode reagir aos monstros fica a critério do jogador: De acordo com os desenvolvedores, é possível tentar evitar combate, ou ao menos derrotar inimigos de forma rápida e furtiva.

Evolve
Lançamento:
21 de outubro
Plataformas: PC, PS4, Xbox One

Novo projeto da Turtle Rock (“Left 4 Dead”) e querido dos críticos na E3 2014, “Evolve” é um game que promete criar uma versão diferenciada de multiplayer assimétrico e do conceito de caça e caçador

O game traz partidas entre cinco jogadores: Quatro controlam humanos ou máquinas de diferentes classes e habilidades especiais, com intenção de derrotar o quinto - uma criatura capaz de se tornar cada vez mais forte e resistente conforme devora a vida animal no mapa.

Os quatro jogadores podem escolher diversos personagens de diferentes classes, cada um com habilidades únicas e especiais - sejam dardos tranquilizantes ou animais de caça - que, em conjunto, podem servir como diferença entre vida ou morte.
Já os monstros também são diferentes e únicos, e ganham diferentes habilidades ao evoluir de forma. É preciso, porém, ter cuidado sobre o que e quando fazer, já que elementos como a vida selvagem presente no mapa podem reagir à sua presença e movimentação, e chamar a atenção dos caçadores. Além disso, é necessário de um tempo de hibernação para chegar à forma seguinte, deixando o bicho vulnerável à qualquer ameaça.

Como em “Left 4 Dead”, o jogo terá um sistema capaz de definir como tornar a partida mais tensa e engajante, dando oportunidade tanto aos caçadores quando ao caçado. E, caso a criatura atinja sua forma final, estes papéis provavelmente vão acabar se invertendo.

CONHEÇA O MONSTRÃO KRAKEN, DE "EVOLVE"

  •  

Sunset Overdrive
Lançamento:
28 de outubro:
Plataforma: Xbox One

Conhecida por séries como “Ratchet & Clank” e “Resistance”, é estranho a Insomniac Games criar um produto exclusivo para o Xbox One. Porém, este é o caso do vibrante “Sunset Overdrive”.

Ambientado na colorida Sunset City, local tomado por mutantes que beberam o enérgito Overdrive, o jogo tem como principal chamativo a movimentação rápida e fluida até as armas bizarras e diferentes, uma marca característica da Insomniac.

O protagonista é totalmente customizável, sendo possível escolher sexo, corte de cabelo, roupas e apetrechos, tudo com uma estética punk rock, o que o CEO do estúdio, Ted Price, definiu como “a temática de liberdade e auto-expressão” centrais ao jogo.

“Sunset Overdrive” também utilizará os servidores online para fazer atualizações constantes baseados em métricas recebidas pela Insomniac. Para completar, o componente online dará a oportunidade de juntar-se a mais sete jogadores para um modo multiplayer cooperativo.

  • Divulgação

    Ação colorida de "Sunset Overdrive" é uma das boas exclusividades previstas pro Xone

The Crew
Lançamento:
11 de novembro
Plataformas: PC, PS4, Xbox One

Tendo como palco uma versão miniatura do território continental dos Estados Unidos, “The Crew” é uma nova franquia automobilística, desta vez criada aos cuidados da Ubisoft.

O game terá uma campanha, cujas missões poderão ser completadas solo ou com ajuda de outros jogadores. Mas fica claro que o objetivo da Ubisoft é criar uma espécie de MMO de corrida, chegando até a declarar que “The Crew” será o “‘World of Warcraft’ de jogos de corrida” em uma reunião com investidores.

Tanto é o caso que o principal chamativo do jogo: A capacidade de criar “crews”, ou gangues, compostas por diversos jogadores capazes de completar diversas atividades em diferentes pontos dos mapas.

Project CARS
Lançamento:
Novembro
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Wii U

Desenvolvido pelo Slightly Mad Studios - de “Need for Speed: Shift” -, “Project CARS” é um novo e ambicioso projeto feito em conjunto com diversos membros da comunidade do jogo para criar o simulador de corrida mais autêntico da atualidade.

O jogo foi desenvolvido por meio de investimentos por parte dos próprios usuários, que puderam testar diversos carros e pistas, enviando impressões e críticas para tornar a experiência mais crível.

O jogo será distribuído pela Bandai Namco, e terá suporte a dispositivos de realidade virtual como o Oculus Rift para PC ou o Project Morpheus para o PS4. Infelizmente para donos do Wii U, a versão do jogo para o console da Nintendo foi adiada, e só será lançada em 2015.

ASSISTA AO TRAILER DO LINDO "PROJECT CARS"

  •  

Pillars of Eternity
Lançamento:
Fim de 2014
Plataforma: PC

Grande sucesso do Kickstarter, chegando a arrecadar mais de US$ 4 milhões, “Pillars of Eternity” é o novo jogo da Obsidian Entertainment (“Fallout: New Vegas”) que procura remeter ao estilo de RPGs de computador clássicos como “Baldur’s Gate” e “Icewind Dale”.

Ambientado em um mundo original, “Pillars of Eternity” terá um sistema de regras e classes próprio, embora com inspiração na quarta edição de “Dungeons & Dragons”.

O jogo tem participação de desenvolvedores como Chris Avellone, Josh Sawyer e Tim Cain, que trabalharam em alguns dos clássicos do gênero nos anos 90, além de games mais recentes como “Alpha Protocol” e “Fallout: New Vegas”.

The Order: 1886
Lançamento:
20 de fevereiro
Plataforma: PS4

Já para 2015, a grande aposta da Sony para o início do ano é “The Order: 1886”, um jogo de tiro em terceira pessoa com estética steampunk, misturando elementos atuais com a tecnologia do século XIX.

“The Order” segue um grupo de guerreiros que existe desde os tempos dos Cavaleiros da Távola Redonda, que lutam contra criaturas monstruosas com ajuda de uma substância conhecida apenas como “Água Negra”, capaz de aumentar a expectativa de vida e regeneração de uma pessoa.

Embora as mecânicas sejam bem similares a de shooters como “Gears of War”, “The Order” impressiona por seus gráficos e efeitos impressionantes, além de armas mirabolantes elaboradas pelo estúdio Ready at Dawn.

VEJA COMO FOI A DEMO DE "THE ORDER" NA E3 2014

  •  

Mighty No. 9
Lançamento:
Abril
Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, PS Vita, Nintendo 3DS

Outro jogo financiado por meio do site Kickstarter, “Mighty No. 9” é um sucessor espiritual de “Mega Man” desenvolvido por seu criador, Keiji Inafune, e o estúdio Comcept, formado por antigos membros da Capcom.

“Mighty No. 9” segue os moldes dos clássicos do robozinho azul: O protagonista, Beck, é uma máquina de combate capaz de absorver e utilizar o poder de robôs adversários. Após um vírus infectar os outros modelos da série Mighty Number, é dever de Beck salvar o mundo de seus antigos companheiros.

O jogo chegou a arrecadar cerca de US$ 4 milhões via doações por Kickstarter ou PayPal. Uma animação para TV está sendo desenvolvida pelo estúdio japonês Digital Frontier, com previsão de lançamento para 2016.

Os jogos acima são apenas alguns dos exemplos do que está por vir em termos de novos jogos e séries, mas dificilmente são os únicos (ou mesmo os melhores, dependendo da sua opinião). Para conhecer mais novos games que chegarão em breve ao mercado, confira o álbum abaixo: